
FSY-Love-Share-Invite
Jovens posam para uma foto durante a Conferência Força dos Jovens (FSY) perto de Vina del Mar, Chile, em fevereiro de 2025. Fotografia de Niko Serey, cortesia do Church News.All rights reserved.Os jovens de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que participam das conferências Força dos Jovens (FSY) estão aprendendo a “amar, compartilhar e convidar” seus amigos agora, enquanto também se preparam para o futuro serviço missionário e para oportunidades de compartilhar o evangelho de Jesus Cristo.
Em várias conferências FSY em todo o mundo, os jovens estão participando de atividades sobre compartilhar o evangelho, debates com um grupo de missionários de tempo integral e devocionais centralizados no trabalho missionário.
Essas atividades ajudam os jovens a entender o que significa “se juntar ao exército de jovens do Senhor” e “ajudar na coligação de Israel”, como o presidente Russell M. Nelson convidou. Ele ensinou: “Meus queridos e extraordinários jovens, vocês foram enviados à Terra nesta época específica, a época mais importante da história do mundo a fim de ajudarem na coligação de Israel. Não há nada acontecendo neste momento na Terra que seja mais importante do que isso. Não há nada que tenha maior consequência. Absolutamente nada” (“Juventude da promessa”, Devocional Mundial para os Jovens, junho de 2018).
‘Amar, compartilhar e convidar’ agora
Uma das atividades relacionada ao tema amar, compartilhar e convidar que acontece em algumas conferências FSY é um grupo de missionários que responde a perguntas sobre compartilhar o evangelho. “Isso ajuda os jovens a entender que eles têm, agora mesmo, a oportunidade de compartilhar seu testemunho e suas experiências com o evangelho com outras pessoas”, disse o presidente Peter H. Barth, da Missão Canadá Calgary, que, junto com sua esposa, Heather, foi o facilitador de uma dessas atividades no FSY deste ano. “Eles não precisam esperar até que estejam servindo missão”, ele disse.
“Os jovens de Sião estão cheios de testemunho e luz”, disse Clark B. Maxwell, ex-presidente de missão da Missão Idaho Boise, que, junto com sua esposa, Kari, coordenou um grupo de missionários no FSY em 2024. “Amamos o entusiasmo e a empolgação que sentimos dos jovens ao debatermos como amar, compartilhar e convidar.”
Ele acrescentou: “Observamos que os jovens são muito naturais ao compartilhar o evangelho. Eles realmente entendem como convidar seus amigos de maneiras normais e naturais”.
Durante um devocional, o casal Maxwell reservou de 2 a 3 minutos para que cada jovem tivesse a oportunidade de usar o celular para compartilhar uma mensagem do evangelho com um amigo ou convidá-lo para uma futura atividade da Igreja. “Eles responderam imediatamente”, disse Maxwell. “Muitos dos jovens comentaram depois da reunião como foi divertido e fácil compartilhar o evangelho, e isso os deixou animados para servir um dia como missionários de tempo integral.”

FSY-love-share-invite
Clark B. Maxwell, ex-presidente de missão da Missão Idaho Boise, e sua esposa, Kari (no canto direito), posam com o grupo de missionários na conferência FSY que organizaram em 2024. Foto fornecida por Clark B. Maxwell. Todos os direitos reservados. All rights reserved.Enquanto serviam na Missão Idaho Boise, o élder Isaac Wilkins e o élder Davin Avery, participaram dos grupos missionários no FSY nos últimos dois anos. Este ano, eles convidaram os jovens a listar o nome de pelo menos cinco amigos não membros. “Durante os dois ou três minutos de silêncio, foi comovente ver mais de 600 jovens valorosos escreverem o nome de seus amigos e refletirem sobre maneiras únicas de compartilhar o evangelho com eles”, escreveram o élder Wilkins e o élder Avery em um e-mail.
“Ali sentados, nos demos conta de que havia milhares de nomes de pessoas naquele local. Foi um sentimento impressionante. Em seguida, testificamos que, assim como cada um deles conhece essas pessoas, o Salvador as conhece perfeitamente, e Ele ajudaria os jovens a saber como compartilhar Seu evangelho com cada uma delas. Podemos apenas imaginar o alcance do impacto que os jovens tiveram desde então”.

FSY-Love-Share-Invite
Da esquerda para a direita estão o élder Isaac Wilkins, o élder Davin Avery, a síster Brittany Bylund, a síster Emma Benson e o élder Hyatt Watson, da Missão Idaho Boise, depois de participarem de um grupo de debate em uma conferência FSY de 2025 com jovens santos dos últimos dias. Foto fornecida por Isaac Wilkins. Todos os direitos reservados. All rights reserved.Convide amigos para participar do FSY
Alguns jovens santos dos últimos dias não esperaram a conferência FSY para aprender e praticar suas habilidades de amar, compartilhar e convidar; eles convidaram seus amigos para participar do FSY com eles.

FSY-Love-Share-Invite
Jovens e seus conselheiros posam para uma foto durante a conferência Força dos Jovens (FSY) na República Dominicana, em julho de 2025. Todos os direitos reservados. All rights reserved.Laura Mirabal, da cidade de La Vega, República Dominicana, foi batizada depois que uma boa amiga a convidou para participar do FSY com ela. No começo, Mirabal só queria passar mais tempo com sua melhor amiga, mas quando chegou ao FSY, tudo mudou. “Senti algo diferente, uma energia positiva que me fez abrir meu coração para coisas que eu não sabia”, disse Mirabal.
Durante um devocional, Mirabal ouviu testemunhos sobre o amor do Salvador. “Senti uma paz muito forte, algo que não sei explicar com palavras. Senti-me amada, compreendida e tive um desejo sincero de me aproximar de Deus. Foi lá que comecei a ler o Livro de Mórmon e sentir que queria algo mais para minha vida. Esse foi o momento em que comecei a pensar seriamente em ser batizada.”
Outro jovem de La Vega, Alexandar (Ale) Ynfante, também se batizou depois que um amigo o convidou para participar da conferência FSY. “Desde o primeiro dia, percebi um ambiente muito espiritual e bonito que, com o passar do tempo, foi me ajudando a conhecer mais sobre Jesus e a Igreja. Conheci pessoas incríveis, dei muitas risadas, vivi momentos maravilhosos e conheci pessoas que nos ensinam a crescer pessoal e espiritualmente”, disse ele.
Ynfante sempre será grato a seu amigo pelo convite para participar do FSY. “Graças a ele, pude conhecer a Igreja, mudar e transformar minha vida, desejando seguir fielmente o propósito de Jesus Cristo.”
‘Convidar com o coração’
“Você nunca sabe o impacto que pode ter apenas falando com amor e entusiasmo sobre o que acredita.” — Laura Mirabal, República Dominicana
O conselho de Mirabal para os jovens que querem convidar seus amigos e compartilhar o evangelho com eles é “convidar com o coração, sem pressão. Às vezes, basta apenas compartilhar como você se sente bem ao viver o evangelho e falar sobre sua experiência com alegria”, disse ela. “Um convite sincero pode mudar a vida de alguém, como aconteceu comigo. Você nunca sabe o impacto que pode ter apenas falando com amor e entusiasmo sobre o que acredita.”
Preparar-se para o futuro serviço missionário
Para o grupo de debate com missionários no FSY em Calgary, Canadá, no ano passado, o presidente Barth disse que cada missionário recebeu uma pergunta com antecedência. As perguntas foram sobre a decisão de servir uma missão, o processo de preparação e o que aprenderam com a missão. Os missionários puderam compartilhar algumas de suas próprias experiências, os sacrifícios que fizeram para servir missão e o que fizeram para se preparar para uma missão quando tinham entre 14 e 17 anos de idade.
“Recebemos um feedback maravilhoso dos jovens do FSY sobre o testemunho dos missionários”, disse o presidente Barth.
“Para muitos [jovens], servir missão é uma decisão que estão considerando neste momento”, disseram o élder Wilkins e o élder Avery. “Ao compartilhar nossas experiências e ajudar [os jovens] a entender como chegamos a essa decisão, esperamos que tenha tocado várias pessoas. Também deu a eles a oportunidade de fazer perguntas e pensar sobre como podem compartilhar o evangelho.”

FSY-Love-Share-Invite
Da esquerda para a direita: síster Emma Benson, a síster Brittany Bylund, o élder Isaac Wilkins, o élder Davin Avery, o élder Hyatt Watson e o élder Scott McKee, da Missão Idaho Boise, depois de participarem de um grupo de debate com missionários em uma conferência FSY de 2025 com jovens santos dos últimos dias em Boise, Utah. Foto fornecida por Isaac Wilkins. todos os direitos reservados. All rights reserved.Depois que a síster Emma Benson e a síster Brittany Bylund participaram de um grupo de debate com missionários na conferência FSY deste ano em Boise, Idaho, elas foram apresentadas a uma moça não membro que estava participando do FSY e desejava ser batizada, mas estava com muito medo de falar com os élderes. “Como sísteres, pudemos conversar e ajudá-la a perceber a importância de se reunir com os missionários a fim de se preparar para o batismo”, relataram elas em um e-mail. “Ela se sentiu à vontade conosco e marcamos algumas lições pelo Zoom.” Depois, elas a conectaram com as missionárias de sua cidade natal, que agora estão ensinando não apenas essa jovem, mas também sua irmã.
Três maneiras pelas quais os pais podem ajudar os jovens
1. Incentivar os jovens a participar do FSY. O élder Sean Douglas, setenta autoridade geral e primeiro conselheiro na Presidência da Área México, disse: “A conferência FSY não foi feita para ser um evento; (…) é o início de bons hábitos, normas, padrões, para que, quando [os jovens] voltarem para casa, [e para suas famílias] sintam o poder que trazem consigo e os ajudem a continuar assim: lembrando-se de que são filhos de Deus, filhos do convênio e discípulos de Cristo.”
“A conferência [FSY] não é apenas um acampamento”, disse Ynfante. “É um lugar onde podemos crescer espiritualmente, que nos ajuda a lembrar mais de nosso Pai [e de] Jesus Cristo.”
2. Simplificar o processo de inscrição para o FSY. Os pais podem preparar a conta da Igreja do filho e a senha com antecedência. Para obter ajuda, eles podem ligar para o Centro Global de Serviços no telefone 801-240-4357 e, em seguida, selecionar a opção 1 para suporte à conta da Igreja e ao login.
3. Ajudar os jovens a lembrar e aplicar o que aprenderam na conferência FSY. Após o FSY, os pais podem ajudar os jovens a lembrar e praticar o que aprenderam lá, perguntando sobre suas experiências, acolhendo seus amigos e ajudando-os a reconhecer oportunidades de amar, compartilhar e convidar. Além disso, podem incentivá-los a estabelecer metas e se preparar para servir uma missão ou outras experiências em que possam compartilhar o evangelho.