Noticias de Última Hora

A Igreja de Jesus Cristo responde ao Terremoto no Haiti

Foi organizado um comitê para emergências e reportado que os missionários estão seguros. A Igreja avalia o impacto e necessidades para prover auxílio.

Na manhã de sábado, 14 de agosto de 2021, às 8h30, um terremoto de magnitude 7.2 atingiu a região sul do Haiti. Líderes locais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias avaliaram a situação dos membros, missionários, edifícios da Igreja, e a comunidade após o devastador terremoto que até o momento já ceifou a vida de mais de 1200 pessoas (atualizado em 17 de agosto) e ocasionou um número ainda maior de feridos.

O Presidente Gethro Nerosil da Missão Haiti Porto Príncipe relatou que todos os missionários estão em segurança e que aqueles que estavam nas áreas mais afetadas foram realocados para ficarem com outros missionários em áreas seguras.

Centenas de lares, incluindo lares de membros da igreja inspecionados até aqui, estão seriamente danificados. Alguns membros receberam cuidados médicos para ferimentos leves e graves sofridos durante o desabamento de suas casas ou outras estruturas em que se encontravam à hora do terremoto. Muitos decidiram passar a noite fora de suas casas, devido aos numerosos tremores secundários que ocorreram nas últimas horas, e atingiram até 5.6 na escala Richter.

Os edifícios oficiais da Igreja foram reportados em boas condições. Contudo, o muro de uma das instalações alugada pela Igreja em Le Cayes desmoronou como consequência do terremoto, enquanto outras locações também sofreram danos estruturais significativos. O Templo de Porto Príncipe e seus prédios de apoio estão em perfeitas condições e continuarão a prover serviços conforme permitidos pelo estado de emergência de um mês declarado pelo governo haitiano.

É uma situação difícil para o Haiti, ainda que para o élder H. Jean Baptiste dos Setenta, haja esperança lá. “É algo muito difícil para todos, é claro, mas podemos prosseguir e nos achegarmos ao Senhor. O sofrimento gera humildade através da oração. A ideia é entender que existe um propósito. Ele conhece tudo o que nos acontece. Como o Presidente Russell M. Nelson declarou, “A fé nos capacita a fazer coisas que parecem impossíveis para nós”, declarou o élder.

Sob a direção da presidência de Área Caribenha, élderes Hubermann Bien-Aimé e Paul H. Jean Baptiste foi organizado um comitê de emergência composto de Gethro Nerosil, presidente da missão Haiti Porto-Príncipe; Mackenson Noel, gerente de Bem-estar e Autossuficiência; Evens Jeudy, gerente do Armazém do Bispo, e dois presidentes de distrito. Este comitê será encarregado de monitorar e gerenciar a situação e, através do departamento de Bem-estar e providenciar respostas às necessidades detectadas.

O gerente de Bem-estar e Autossuficiência, Mackenson Noel, disse que uma primeira parcela foi aprovada para prover auxílio aos membros da Igreja e comunidades afetadas, incluindo comida, água e tendas. A Cruz Vermelha, o Rotary Club Internacional e líderes da Igreja se encarregarão da distribuição do auxílio.

Os líderes da igreja continuarão a avaliar a situação dos membros, missionários, capelas e da comunidade para providenciar a ajuda necessária. A Presidência de Área Caribenha expressou sua solidariedade e convida todas as pessoas de boa vontade a orar e estarem atentos a oportunidades de servir às pessoas do Haiti.