Comunicado de Imprensa

A Igreja no Mundo: Sites locais de notícias da Igreja, 25 de junho de 2021

Apresenta serviços prestados nos Estados Unidos, Chile, Bolívia, Guatemala e Nova Zelândia

O site Notícias da Igreja apresenta notícias de dezenas de sites em todo o mundo para mostrar o que os membros e os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão fazendo para servir melhor à sua comunidade. Hoje, temos notícias dos Estados Unidos, do Chile, da Bolívia, da Guatemala e da Nova Zelândia.

Estados Unidos: Feriado nacional “Juneteenth” é celebrado com histórias de resiliência de mineiros negros durante a era da corrida do ouro na Califórnia

O Grupo Parlamentar Negro da Califórnia comemorou o “Juneteenth” (feriado nacional em comemoração à emancipação dos escravos, celebrado no dia 19 de junho) com a ajuda do FamilySearch, uma organização sem fins lucrativos operada por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que oferece registros e software genealógicos. Especialistas e técnicos de história da família se uniram aos membros do Grupo parlamentar no Museu da Califórnia no dia 22 de junho para ajudar os participantes a pesquisar seus antepassados.

Este ano, os oradores e os palestrantes se concentraram nos mineiros negros e em sua parte na corrida do ouro na Califórnia. “[Meu] trisavô, Rufus Burgess, foi trazido para a Califórnia como escravo. Ele estava com James Marshall quando o ouro foi descoberto”, disse Jon Burgess, presidente da Associação Afro-Americana da Corrida do Ouro da Califórnia. “Rufus ficou em Coloma e ganhou dinheiro suficiente para pagar por sua própria liberdade e trazer sua família para a Califórnia. Ele também enviou partes de suas ‘escavações’ para a Convenção de Cidadãos De Cor para lutar pelos direitos e pela liberdade daqueles que ainda eram escravos no Sul.”

O legado dos mineiros negros e dos primeiros santos dos últimos dias que viajaram rumo ao Oeste para a Califórnia está interligado, uma vez que ambos os grupos tiveram um impacto significativo no crescimento do estado e um desejo em comum de escapar da opressão.

“A descoberta de ouro pelos membros do Batalhão Mórmon na Califórnia criou uma das maiores migrações da história do mundo. A conexão da história afro-americana com a corrida do ouro, principalmente dos escravos libertos que buscaram uma nova vida e segurança no Oeste, relaciona-se com todos os californianos e membros da Igreja”, disse o deputado estadual da Califórnia, Tom Lackey.

O evento, patrocinado pelo Grupo Parlamentar Negro da Califórnia, pela Biblioteca do Estado da Califórnia, pelo Secretário de Estado da Califórnia, pela Sociedade Genealógica Afro-Americana de Sacramento, pelo FamilySearch Internacional e pela Associação Afro-Americana da Corrida do Ouro da Califórnia, trouxe à luz muitos outros legados e um sentimento de afinidade entre os participantes. “Histórias como essas nos inspiram e nos dão forças em momentos difíceis”, disse Burgess.

Chile: Equipamentos médicos doados para apoiar pacientes com câncer

O Grupo de Auxílio ao Câncer (Adaec) localizado em Tocopilla, Chile, recebeu uma doação de suprimentos médicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no mês de junho. Os itens doados incluíam camas, cadeiras de rodas, andadores, aferidores de pressão sanguínea de pulso, reguladores de oxigênio, fraldas para adultos, máscaras, cobertores, luvas e outros itens essenciais.

Um artigo do site Notícias da Igreja no Chile diz que os equipamentos darão suporte aos pacientes “que enfrentam diagnósticos complexos e cujas necessidades e exigências aumentaram nessa pandemia”. Jaime Maldonado, presidente da Adaec, expressou gratidão pelo apoio. “Essa doação veio em um momento muito importante, porque hoje [a ajuda e o apoio a nossos pacientes estão comprometidos]”, disse ele. “[Durante a pandemia,] todas as atividades que fazíamos para angariar fundos foram interrompidas, por isso já não conseguimos gerar recursos para nosso próprio trabalho e esforço há mais de um ano. Então, essa ajuda vem em um momento muito preciso, permitindo que continuemos a cumprir nosso papel como grupo.”

Bolivia-Children-with-Disabilities
Bolivia-Children-with-Disabilities
Crianças com necessidades especiais da Fundación Hogar San José se beneficiam com 200 kits de alimentos doados por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Bolívia, em maio de 2021.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Bolívia: A Igreja doa alimentos para Fundação para Crianças com Necessidades Especiais

Na terça-feira, dia 25 de maio, representantes da Igreja entregaram 200 kits de alimentos para a Fundación Hogar San José, localizada na província de Warnes, na Bolívia.

O site de Notícias da Igreja na Bolívia descreve a fundação como uma instituição que recebe bebês, crianças e adolescentes de até 15 anos com deficiências físicas, mentais ou sensoriais que vêm de lares com recursos limitados ou que foram abandonadas. A fundação procura proporcionar cuidados médicos, educação e treinamento para ajudar as crianças a adquirir habilidades que melhorem sua qualidade de vida.

“Vocês são anjos da guarda que estão nos ajudando a continuar com esse trabalho e a seguir em frente”, disse José Alirio Henao, diretor da Fundación Hogar San José.

Estados Unidos: Santos dos últimos dias ajudam vizinhos atingidos por inundação no Texas

Os moradores da cidade de Hamlin, no Oeste do Texas, foram atingidos por uma inundação devastadora. Cerca de 50 santos dos últimos dias chegaram no dia 5 de junho para ajudar com grandes caminhões, trailers e outros suprimentos.

Fortes chuvas fizeram com que os riachos transbordassem e jogassem água lamacenta nas casas a uma altura de mais de 50 centímetros. Depois de identificar e priorizar as necessidades das vítimas da inundação com a Cruz Vermelha Americana e o chefe da polícia em Hamlin, os voluntários limparam a lama, removeram móveis danificados e distribuíram alimentos, água e sacos de lixo.

Natalee Bradshaw, presidente da Sociedade de Socorro (a organização de mulheres da Igreja) de West Texas, disse: “Eu havia sido informada da extensão dos danos, mas vê-la pessoalmente foi avassalador. Fiquei com o coração partido pelas vítimas da inundação. Sinto-me honrada por ter tido a oportunidade de conhecer alguns de nossos vizinhos necessitados e de fazer o pouco que pude para ajudar.”

Guatemala-School-Donations
Guatemala-School-Donations
Escolas públicas Domingo Faustino Sarmiento e Victor Monterroso recebem mobília e equipamentos novos dos representantes da Igreja, na Guatemala, em junho de 2021.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Guatemala: Escolas públicas melhoradas por meio de contribuições de móveis e equipamentos

A Igreja doou fogões, aparelhos de ar-condicionado, móveis e outros itens para Domingo Faustino Sarmiento e Victor Monterroso de Cuilapa, duas escolas públicas em Santa Rosa, na Guatemala. Os itens beneficiarão mais de mil alunos. O presidente Russell Granillo, conselheiro na presidência do Distrito da Igreja Cuilapa, entregou os materiais. As contribuições foram possíveis por meio de doações monetárias de santos dos últimos dias.

“As crianças poderão voltar à escola em melhores condições apesar dos desafios que a pandemia apresenta”, disse Julio Sánchez, diretor da Escola Domingo Faustino Sarmiento. “[Sabemos] que essa doação é uma grande bênção.”

Mais detalhes sobre a doação podem ser encontrados no site de Notícias da Igreja na Guatemala.

Estados Unidos: Depósitos de alimentos em Dakota do Sul repletos de doações da Igreja.

Mais de 30 membros e missionários da Igreja se ofereceram como voluntários no dia 10 de junho de 2021 para reunir doações de alimentos para 14 depósitos de alimentos na área de Black Hills, Dakota do Sul. Families Working Together [Famílias Que Trabalham Juntas], uma organização sem fins lucrativos que atende a Reserva Pine Ridge, em Wanblee, Dakota do Sul, também recebeu doações.

Richard Hemming, um missionário sênior de serviço, coordenou o projeto de serviço com sua esposa. “Testemunhamos alguns talentos, atitudes e trabalho em equipe extraordinários”, disse ele. “Todos os pedidos para os depósitos de alimentos foram recebidos e finalizados [em questão de horas], o que parecia impossível quando começamos a trabalhar.”

Lang-Ming-shows-some-of-the-shrubbery-to-be-planted-at-the-Wenderholm-Regional-Park-near-Auckland,-during-a-multi-day-.community-service-project-by-the-Pacific-Area-Office-staff.-New-Zealand,-June-2021
Lang-Ming-shows-some-of-the-shrubbery-to-be-planted-at-the-Wenderholm-Regional-Park-near-Auckland,-during-a-multi-day-.community-service-project-by-the-Pacific-Area-Office-staff.-New-Zealand,-June-2021
Voluntário planta árvores no Parque Regional Wenderholm, ajudando a diversificar a vegetação, que atrai aves nativas e retém a umidade no solo, na Nova Zelândia, em junho de 2021.2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Nova Zelândia: 600 árvores plantadas no Parque Regional Wenderholm

Vinte e cinco santos dos últimos dias em Auckland, Nova Zelândia, plantaram 600 árvores no Parque Regional Wenderholm em apenas quatro horas. O parque é usado para acampamentos, piqueniques e visitas à praia e abriga várias espécies de aves nativas. De acordo com o site de Notícias da Igreja na Nova Zelândia, as novas árvores “ajudarão a diversificar a vegetação, o que é importante para atrair aves nativas e conservar a umidade no solo”.

Mike Ramirez, um funcionário local da Igreja, disse que as “árvores viverão mais tempo do que qualquer um de nós e serão um monumento para que as gerações vejam e desfrutem”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.