Comunicado de Imprensa

Conheça os atletas olímpicos santos dos últimos dias que estão competindo em Tóquio

Este artigo é publicado aqui como cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Por Christine Rappleye e Jon Ryan Jensen, Church News

Atualizado segunda-feira, 26 de julho

Com as cerimônias da abertura olímpica em Tóquio nesta sexta-feira, dia 23 de julho, os atletas estarão levantando, chutando, jogando, atirando, driblando, correndo e nadando enquanto competem no palco mundial.

Mais de uma dúzia de atletas, que têm conexões com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, farão parte das Olimpíadas. Eles estão listados, aproximadamente, na ordem em que irão competir. As competições vão até domingo, 8 de agosto.

Se você sabe de outros santos dos últimos dias competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, envie um e-mail com o nome do atleta (e apelido, se for o caso), país e esporte para churchnews@deseretnews.com.

Futebol Feminino

Esta é a terceira Olimpíada da zagueira brasileira Bruna Benites. A jogadora de futebol profissional de 35 anos foi capitã do time de 2012 que competiu na Grã-Bretanha. Ela ajudou a vencer a CONMEBOL, Copa América Feminina em 2014 e as brasileiras ficaram em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Bruna Benites, nº 3 do Brasil, domina a bola contra os Estados Unidos durante a Taça SheBelieves, no Estádio Exploria, em 21 de fevereiro de 2021, em Orlando, Flórida. Foto de Alex Menendez / Getty Images.All rights reserved.

Ela nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, e foi batizada como membro da Igreja com sua família aos 15 anos de idade. Ela falou na RootsTech no início deste ano e contou como confia no Senhor para ter força dentro e fora do campo.

Quando assistir: a Seleção Brasileira de Futebol Feminino está no Grupo F nas rodadas preliminares do sorteio. Elas jogaram contra a China na quarta-feira, 21 de julho, Holanda no sábado, 24 de julho e a Zâmbia na terça-feira, 27 de julho. As quartas-de-final são na sexta-feira, 30 de julho, e as semifinais na terça-feira, 3 de agosto. A partida pela medalha de bronze será na quinta-feira, 5 de agosto, e a disputa pela medalha de ouro na sexta-feira, 6 de agosto.

Tiro esportivo

Uma atleta olímpica estreante, Alexis “Lexi” Lagan, de 28 anos, está participando na equipe dos E.U.A. em competições com pistola esportiva feminina, pistola de ar feminina e pistola de ar mista. A nativa de Nevada começou o tiro olímpico enquanto estudava na Universidade de Utah e, após se formar, se mudou para o Centro de Treinamento Olímpico em Colorado Springs, Colorado. Ela ganhou os campeonatos nacionais de pistola esportiva em 2017 e 2019, e de pistola de ar em 2016, 2018 e 2019.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Alexis Lagan posa para foto em Salt Lake City, segunda-feira, 20 de agosto de 2012. Foto de Ravell Call, cortesia de Church News.Copyright © 2021 Deseret News Publishing Company.

Quando assistir: os eventos femininos de pistola de ar de 10m acontecem no sábado, 24 de julho, e domingo, 25 de julho. Os eventos de pistola de ar mista são na terça-feira, 27 de julho. Os eventos de tiro esportivo feminino de 25m são de quarta-feira, 28 de julho, até sexta-feira, 30 de julho.

Natação

Jarod Arroyo, de 20 anos, estabeleceu um recorde nacional porto-riquenho nos 400m medley no torneio Aberto Internacional de Porto Rico. Arroyo, de 20 anos, inicialmente adiou seu ingresso na Universidade de Arizona State para se concentrar em competir nas Olimpíadas. Ele é natural do Arizona e também morou em Utah. Seu pai é de Porto Rico.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Jared Arroyo compete na final individual de 400m medley no primeiro dia do TYR Pro Swim Series, no Skyline Aquatics Center em 12 de abril de 2018, em Mesa, Arizona. Foto de Chris Coduto / Getty Images.All rights reserved.

Quando assistir: As competições classificatórias individuais de 400m serão no sábado, dia 24 de julho, com as finais no domingo, 25 de julho. As competições medley individuais de 200m serão na quarta-feira, 28 de julho, com as semifinais na quinta-feira, 29 de julho, e as finais na sexta-feira, 30 de julho.

Josué Dominguez Ramos, 24, natural da República Dominicana, se qualificou para disputar as Olimpíadas de 2016 no Rio, mas não foi porque decidiu servir uma missão de tempo integral, designado para a Missão México Puebla Sul. Ele está no terceiro ano da Universidade Brigham Young estudando Bioquímica. Ele está competindo nos 100m e 200m peito masculino em Tóquio.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Josue Dominguez Ramos conquistou o segundo tempo mais rápido da história da BYU nas 200 jardas de peito masculino. Foto de Aislynn Edwards, BYU, cortesia de Church News.All rights reserved.

Quando assistir: As classificatórias dos 100 m peito começam no sábado, dia 24 de julho, as semifinais são no domingo, 25 de julho, e as finais na segunda-feira, 26 de julho. As classificatórias de 200 m peito são na terça, 27 de julho, as semifinais na quarta-feira, 28 de julho, e as finais na quinta-feira, 29 de julho.

Rhyan White, da Universidade do Alabama, e natural de Herriman, Utah, competirá em sua primeira Olimpíada como nadadora nas provas de 100 e 200 metros costas. Enquanto estava no Alabama, White se tornou uma “All-American” por dez vezes, mas nunca competiu internacionalmente. Nas competições pré-olímpicas dos Estados Unidos, White surpreendeu outros competidores e fãs do esporte ao terminar em segundo lugar nos 100m costas. Então, quando chegou a hora da qualificação de 200m costas, White, de 21 anos, causou um choque ainda maior ao vencer a corrida e derrotar a recordista mundial do evento, Regan Smith.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Rhyan White, dos Estados Unidos, sorri após competir na final dos 200m costas femininao durante o Sétimo Dia das Provas de Natação da Equipe Olímpica dos Estados Unidos de 2021 no CHI Health Center em 19 de junho de 2021, em Omaha, Nebraska. Foto de Maddie Meyer / Getty Images.All rights reserved.

Quando assistir: As primeiras competições de qualificação para os 100m costas acontecerão no dia 25 de julho, com as semifinais no dia seguinte e as finais no dia 27 de julho. As eliminatórias dos 200m costas serão disputadas dois dias depois, no dia 29 de julho. As semifinais seguirão novamente no dia seguinte e a as finais em 31 de julho.

Voleibol

Após receber a medalha de bronze em 2016, Taylor Sander competirá novamente representando os E.U.A. no vôlei masculino. Sander, de 29 anos e originalmente de Corona, Califórnia, jogou vôlei universitário na BYU, onde recebeu todas as honras como jogador All-America em cada um de seus quatro anos.

Latter-day-Saint-Olmpians
Latter-day-Saint-Olmpians
Taylor Sander dos EUA lança a bola contra Julien Lyneel da França durante o jogo da FIVB Volleyball Nations League Finals Pool A em Chicago, Illinois, 10 de julho de 2019. Foto: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP via Getty Images.All rights reserved.

Aos 25 anos, Brenden Sander, irmão mais novo de Taylor, e Ben Patch de 27 anos (de Layton, Utah) serão reservas da equipe. Todos os três participaram da BYU em momentos diferentes entre 2011 e 2018. Cada um deles jogou vôlei profissional depois de se formarem.

Quando assistir: O jogo começa no sábado, 24 de julho, com as partidas valendo medalhas sendo disputadas no sábado, dia 7 de agosto.

Vôlei de praia

Jake Gibb, de 45 anos de Bountiful, Utah, competirá no vôlei de praia pela quarta vez nas Olimpíadas. O sobrevivente de câncer por duas vezes é o jogador de vôlei de praia mais velho das Olimpíadas deste ano. Gibb pretende se aposentar após este ano, então esta será sua última tentativa de ganhar uma medalha olímpica.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Jake Gibb (EUA) em ação durante o Beach Volley Rome World Tour Finals Main Draw Pool Uma partida no Foro Italico em Roma, Itália, em 5 de setembro de 2019. Foto de Matteo Ciambelli / NurPhoto via Getty Images.All rights reserved.

Quando assistir: O jogo sorteado para Gibb e seu companheiro de equipe, Taylor Crabb, começará no domingo, dia 25 de julho, contra uma das duas equipes que representam a Itália. Seus segundo e terceiro jogos acontecerão nos dias 28 e 30 de julho, respectivamente. Os jogos do torneio serão disputados de 1 a 5 de agosto, com os jogos da rodada final acontecendo em 7 de agosto.

Basquete

A viagem a Tóquio é a segunda de Leilani Mitchell para as Olimpíadas — ela fez parte da seleção feminina australiana que competiu no Rio em 2016. Nascida em Washington, a jovem de 36 anos jogou pela Universidade de Utah onde recebeu o título de Jogadora do ano da Conferência Mountain West em 2007-08. Desde então, ela jogou na WNBA, na França e na Croácia, assim como na liga profissional feminina da Austrália, a WNBL. Ela está atualmente na lista do Washington Mystics. Sua mãe é australiana e ela tem cinco irmãos.

Quando assistir: os jogos da rodada preliminar da Austrália são contra a Bélgica na terça-feira, 27 de julho, a China na sexta-feira, 30 de julho e Porto Rico na segunda-feira, 2 de agosto. Os jogos das quartas de final são na quarta-feira, 4 de agosto, e as semifinais na sexta-feira, 6 de agosto. O jogo pela medalha de bronze será no sábado, 7 de agosto, e o jogo pela medalha de ouro no domingo, 8 de agosto.

Rúgbi

Jordan Matyas ajudou a BYU a chegar ao campeonato nacional de rúgbi, em seu primeiro ano como esporte oficial na escola, em 2011. A partir daí, ela passou a jogar profissionalmente e foi nomeada MVP enquanto ajudava o time de San Diego Surfers a vencer o campeonato feminino da Premier League em 2015. O marido de Matyas, Ryan, também joga rúgbi profissional em San Diego, onde os dois moram e treinam juntos. Nascida em Las Vegas, Nevada, e criada em Alberta, Canadá, Matyas, de 28 anos, representará os E.U.A. em Tóquio.

Quando assistir: os dois primeiros jogos de Matyas acontecerão no dia 29 de julho. Os jogos terminarão no dia seguinte, as com partidas valendo medalhas no dia 1º de agosto.

Atletismo

Tóquio é a quinta Olimpíada de Valerie Adams, de 36 anos. Ela levou para casa medalhas de ouro no arremesso de peso em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012. No Rio, em 2016, ganhou a prata. Nativa da Nova Zelândia e mãe de dois filhos, ganhou uma variedade de medalhas em competições mundiais e da Diamond League.

Ela tem 18 irmãos e está treinando uma irmã mais nova, Lisa Adams, nos Jogos Paraolímpicos.

Quando assistir: as qualificações do arremesso do peso são na sexta-feira, 30 de julho, e as finais no domingo, 1º de agosto.

Nagmeldin “Peter” Bol, de 27 anos, competiu na corrida de 800m nas Olimpíadas de 2016. Sua família é originária do Sudão do Sul e emigrou para a Austrália quando ele era criança. Ele se interessou por basquete aos16 anos, quando um professor o convenceu a tentar correr. Ele ganhou o campeonato nacional australiano em 2019.

Quando assistir: as classificatórias masculinas de 800m ocorrerão no sábado, dia 31 de julho. As semifinais serão no domingo, 1º de agosto, e a disputa pela medalha de ouro será na quarta-feira, dia 4 de agosto.

Ginástica

Depois de quase perder a chance de competir nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, MyKayla Skinner, de 24 anos, passou de reserva na equipe dos E.U.A., a campeã universitária na Universidade de Utah — duas vezes. Este ano ela vai competir em Tóquio como ginasta individual.

MyKayla-Skinner
MyKayla-Skinner
MyKayla Skinner comemora após pousar a desmontagem da trave de equilíbrio durante a competição feminina das Provas de Ginástica Olímpica dos EUA de 2021 no America’s Center na sexta-feira, 25 de junho de 2021, em St Louis, Missouri. Foto de Jamie Squire, Getty Images.

Nativa de Gilbert, Arizona, ela ganhou uma medalha de prata no salto no campeonato de ginástica dos EUA em junho deste ano. Ela está entre as favoritas para ganhar uma medalha no salto de Tóquio.

Quando assistir: a competição de salto individual feminino acontecerá no dia 1º de agosto.

Halterofilismo

Sarah Robles, de 32 anos, conquistou o bronze em 2016 no Rio para a equipe dos E.U.A., na categoria de mais de 75 kg e foi a sexta colocada nos Jogos de Londres, em 2012. Ela também foi campeã mundial em 2017 e tetracampeã panamericana. Sua medalha de bronze é a primeira dos E.U.A. no levantamento de peso desde 2000.

Latter-day-Saint-Olympians
Latter-day-Saint-Olympians
Sarah Robles, uma santo dos últimos dias, que também competiu nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, participou dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. Foto cortesia de Sarah Robles, cortesia do Church News.All rights reserved.

Ela estará competindo nas categorias de mais de 87 kg representando os E.U.A. em Tóquio — no dia seguinte ao seu aniversário no dia 1º de agosto. A nativa da Califórnia tem treinado na área de Houston, Texas. No colégio, ela praticava o arremesso, mas mudou para o levantamento de peso depois de tentar em uma academia como parte de seu treinamento de arremesso na faculdade.

Quando assistir: a competição de levantamento de mais de 87 kg feminino ocorrerá na segunda-feira, dia 2 de agosto.

Kuinini “Nini” Manumua, de 20 anos, é a primeira mulher a representar Tonga no levantamento de peso, de acordo com sfist.com e ktvu.com. Nascida na Samoa Americana, sua família morou em Tonga, terra nativa de seus pais, e se mudou para San Francisco, Califórnia, quando ela tinha 10 anos. Ela começou a levantar pesos aos 13 anos, quando entrou no ensino médio.

Quando assistir: a competição de levantamento de mais de 87 kg feminino ocorrerá na segunda-feira, dia 2 de agosto.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.