Corais de todo o mundo se unem ao Coro do Tabernáculo em apresentação durante a Conferência Geral Virtual

A 190ª Conferência Geral Anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em abril de 2020, contou com a presença de santos dos últimos dias de todo o mundo praticamente se unindo ao Coro do Tabernáculo na Praça do Templo em uma apresentação pré-gravada.

A cada seis meses, em outubro e abril, os membros e amigos da Igreja são convidados a acompanhar as mensagens da liderança da Igreja sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo na Conferência Geral.

Durante a última sessão da conferência geral de outubro de 2019, o Presidente da Igreja Russell M. Nelson prometeu uma conferência de abril de 2020 memorável em suas considerações finais.

"Na primavera de 2020, serão exatamente 200 anos desde que Joseph Smith experimentou a teofania que conhecemos como a Primeira Visão", disse o Presidente Nelson. "A conferência geral em abril será diferente de qualquer conferência anterior."

Além do significado histórico, a conferência geral de abril é realizada no aniversário do bicentenário da Primeira Visão de Joseph Smith - um dos eventos fundamentais mais importantes da Igreja - os riscos associados à pandemia do COVID-19 significavam que o coro oficial da Igreja não podia cantar ao vivo, como normalmente seria feito.

Essas circunstâncias únicas deram ainda mais valor a uma compilação recentemente produzida de vídeos pré-gravados do icônico Coro do Tabernáculo da Praça do Templo e corais de santos dos últimos dias em congregações de todo o mundo.

No final da sessão de domingo à tarde, o vídeo pré-produzido de membros da Igreja em seis continentes cantando “Graças Damos, Ó Deus, Por Um Profeta”, juntamente com o icônico coral da Igreja, foi transmitido por satélite e pela Internet para milhões de pessoas em todo o mundo, que ouviram a conferência geral em canais públicos ou da Igreja.

Corais de santos dos últimos dias de Acra, Gana; Cidade do México, México; Seul, Coreia do Sul; São Paulo, Brasil; Frankfurt, Alemanha; e Auckland, Nova Zelândia, participaram da performance de quase cinco minutos do amado hino da Igreja.

"Cantar juntos cria sentimentos de união e proximidade, algo que todos precisamos, ainda mais quando estamos em nossas casas em isolamento", disse Natalie Martinez Pedersen, membro do coral da Nova Zelândia.

Os coros participantes cantaram o hino em seus idiomas nativos, incluindo inglês, alemão, coreano, português e espanhol.

“Antes de alguém saber quais seriam os efeitos do COVID-19 no mundo ou em nossa conferência geral , [o hino] serviu como um terno ato de misericórdia e ajudou a nos elevar e curar quando mais precisávamos”, disse Martinez Pedersen, de Salt Lake City, Utah.

Cada coro foi gravado em seu respectivo país. Perto de  Frankfurt, na Alemanha, os santos dos últimos dias cantaram em um cenário pitoresco na histórica praça do Mercado de Windecken, um distrito de Nidderau, e na Nova Zelândia, o coral foi gravado nas margens de Auckland.

"Procuramos um local especial em que a audiência internacional pudesse facilmente identificar a Alemanha", explicou Judith Genster, gerente de projetos da Igreja que ajudou com a gravação em fevereiro passado.

"Para nós, um local histórico combinava com o foco da nossa conferência", disse Genster.

“Que maneira única de participar de uma conferência geral histórica!” compartilhou Warren Gubler, que serve como missionário de serviço da Igreja com sua esposa, Alisa, em Auckland, Nova Zelândia.

Os Gublers, que se juntaram ao coral da Nova Zelândia, pegaram um ônibus com seus colegas do coral até uma das praias de Auckland no Parque Regional Wenderholm. Quando eles chegaram, o grupo de santos dos últimos dias foi gravado enquanto cantava junto com uma faixa de áudio pré-gravada do Coro do Tabernáculo, que foi editada posteriormente para coincidir com o tempo da música.

"Foi emocionante ver o produto final e fazer parte dessa experiência memorável", disse Alisa. "Eu tenho visto muitos comentários [nas mídias sociais] ... sobre como as pessoas foram levadas às lágrimas."

"Esta versão multicultural do coral de 'Graças Damos, Ó Deus,Por Um Profeta' foi um momento de destaque particularmente sensível da conferência do fim de semana passado para mim", disse Tracy Browning, membro do junta geral da Sociedade de Socorro, nas mídias sociais. "Fiquei profundamente impressionada com a beleza e a diversidade dos filhos de Deus. A diversidade é maravilhosamente harmonizada quando estamos focados na mesma direção."

"Me senti humilde ao adicionar minha pequena voz a algo que se tornou algo poderoso", compartilhou Martinez Pedersen. "Ela foi ampliada pela união dos coros, a participação global e o espírito que estava presente nas vozes, mentes e corações de todos que assistiram."