20200514_180543_Bell_CMB_5299.jpg

A Primeira Presidência apresenta diretrizes para um retorno cauteloso às reuniões e atividades da Igreja

Um retorno comedido e cuidadoso às reuniões de adoração e a outras reuniões e atividades deverá estar em conformidade com as determinações do governo local

A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias autorizaram o retorno gradual a algumas reuniões semanais de adoração e atividades. Um comunicado enviado hoje aos líderes gerais e locais em todo o mundo menciona que esse retorno só poderá acontecer quando estiver em conformidade com as determinações do governo local e após a Presidência da Área apresentar orientações adicionais aos líderes locais da Igreja.

Um retorno gradual de duas fases acontecerá, sempre de acordo com as determinações do governo local, a fim de assegurar a saúde e a segurança de todos os envolvidos. Os modelos a seguir podem ser adaptados pela Presidência da Área à medida que as condições locais exigirem e conforme aprovados pelo contato deles no Quórum dos Doze Apóstolos e na presidência dos setenta. Os presidentes de estaca, em conselho com os bispos, determinarão o momento preciso para que as reuniões e as atividades sejam retomadas.

Reuniões de adoração no Dia do Senhor: Fase 1

Reuniões mais breves com até 99 pessoas na capela, seguindo as determinações do governo local.

Outras reuniões e atividades (incluindo casamentos e funerais): Fase 1

Reuniões mais breves, seguindo as determinações do governo local, ou realizadas de modo remoto por meio da tecnologia.

Reuniões de adoração no Dia do Senhor: Fase 2

Reuniões contendo cem ou mais pessoas na capela, seguindo as determinações do governo local.

Outras reuniões e atividades: Fase 2

Reuniões na capela poderão ser realizadas, de acordo com as determinações do governo local.

“Somos gratos pela fé que nossos membros têm manifestado ao adorar em seu lar e somos gratos pelas bênçãos que advirão à medida que estivermos juntos para as reuniões de adoração e as atividades”, disse a Primeira Presidência.

Diretrizes gerais

Os líderes da Igreja são instruídos a consultar a carta da Primeira Presidência datada de 16 de abril de 2020 intitulada “Princípios administrativos em tempos difíceis” e seus dois anexos (clique aqui e aqui). Eles também são convidados a refletir sobre esses princípios e diretrizes adicionais a fim de continuar a se prevenir contra a disseminação da COVID-19:

• Sejam prudentes a fim de proteger a saúde e a segurança dos membros. Prestem atenção especial aos membros cuja saúde ou idade os coloque em um risco maior.
  • Aconselhem a não frequentar as reuniões as pessoas que não se sentem bem, ou que foram colocadas em quarentena, ou que apresentam qualquer um dos seguintes sintomas, como febre, tosse, falta de ar, dor de cabeça, coriza ou dor de garganta.
  • Sigam as diretrizes relacionadas ao distanciamento social, à higienização de mãos e a outras práticas descritas no documento “Medidas preventivas para os membros”.
  • Sigam as determinações do governo local quanto às reuniões públicas, incluindo a capacidade, a frequência e a duração delas. Por favor, obedeçam às determinações do governo.
  • Retornem às práticas regulares aos poucos, continuando a atuar de modo remoto por meio da tecnologia à medida que as reuniões presenciais passarem a acontecer de modo gradual, conforme descrito a seguir. No que diz respeito às reuniões presenciais, a prioridade deve ser dada às reuniões em que ordenanças são realizadas, como as reuniões batismais e as reuniões sacramentais.

O comunicado aos líderes fornece mais detalhes sobre o distanciamento social, sobre o que fazer quando mais membros da Igreja quiserem participar de uma reunião, como lidar com várias congregações em uma capela, procedimentos apropriados quanto à higiene, à administração cuidadosa do sacramento, entre outras coisas. Leia esses detalhes no comunicado completo.