Comunicado de Imprensa

Élder e irmã Bednar refletem sobre a ministração no Oriente Médio 

O élder David A. Bednar e sua esposa, Susan, concluíram uma semana de ministração no Oriente Médio, onde se conectaram com os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Jordânia, nos Emirados Árabes Unidos, e no Bahrein. Eles também visitaram a área onde o anunciado Templo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, será construído.

Valores comuns

Seguindo um tema que o élder Bednar e o élder Gong debateram recentemente em uma conferência de dois dias na Universidade de Brigham Young intitulada “O Mundo Islâmico Hoje: Questões e Perspectivas”, tanto o élder Bednar quanto a irmã Bednar compartilharam o quanto os membros da Igreja têm em comum com os muçulmanos.

“Acreditamos que a família é um aspecto central de nossa fé; os muçulmanos também acreditam nisso. Não pelas mesmas razões doutrinárias, mas os valores são idênticos”, disse o élder Bednar.

“Eles são muito devotos. De manhã e várias vezes durante o dia você ouve o chamado para orar, e eles oram com frequência”, acrescentou a irmã Bednar.

O élder Bednar também falou sobre a perseguição religiosa. “Temos muito mais em comum com os muçulmanos do que talvez muitas pessoas possam imaginar. E, infelizmente, há alguns na Igreja que descaracterizaram e estereotiparam negativamente os muçulmanos. Somos um povo que conhece a perseguição, por isso não devemos perseguir pessoas de diferentes religiões.”

Santos dos últimos dias do Oriente Médio

“Fico mais impressionado com a simples fé no Senhor Jesus Cristo por parte dos santos dos últimos dias nesta área do mundo”, disse o élder Bednar. “Reconheço essa simples fé em todos os lugares que vou, mas esta é uma cultura diferente, e os membros da Igreja enfrentam dificuldades em muitos aspectos de sua vida aqui. Vê-los prosseguir com tanta fidelidade será uma lembrança duradoura para mim.”

“Fico admirado com o fortalecimento da Igreja nesta área. Numericamente, o crescimento é gradual, mas constante. O aumento e o fortalecimento de sua fé em Jesus Cristo é milagroso”, salientou ele.

A irmã Bednar disse: “As pessoas são incríveis. E muitos deles sacrificaram muito para serem membros da Igreja. É incrível ver a fé dos membros aqui nesta área.”

Ensinamentos da Igreja

O élder Bednar realizou reuniões tanto com os membros da Igreja em geral quanto com os líderes, compartilhando tópicos semelhantes em seus ensinamentos. Ele disse: “O nome da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É a Igreja de Jesus Cristo. Ele é a fonte de toda a verdade. E tentamos enfatizar esse princípio.”

“Estamos unidos com o Salvador por meio dos convênios e ordenanças de Seu evangelho”, continuou ele. “Para mim, esse é um conceito muito prático; não é etéreo ou abstrato. Em um mundo cada vez mais confuso, podemos ter clareza de direção quando estamos unidos a Ele e com Ele.”

Em várias reuniões, a irmã Bednar também falou aos santos. “É difícil olhar para o público, ver o rosto das pessoas e não se apaixonar por elas. Somos todos membros da Igreja de Jesus Cristo. Temos os mesmos valores. Estamos ligados uns aos outros e ao Senhor por meio de nossos convênios. Tenho um grande sentimento de amor e de admiração por todos esses membros maravilhosos”, disse ela.

Trabalho humanitário

Há dezenas de projetos humanitários acontecendo em todo o Oriente Médio, algo que foi notado pela irmã Bednar. “Fiquei impressionada com o trabalho que os Serviços Humanitários da Igreja estão realizando em toda a região. O trabalho está ajudando a abençoar a vida das pessoas”, continuou a irmã Bednar. “Há alguns anos, tive a oportunidade de visitar um campo de refugiados no Curdistão. A Igreja tem trabalhado de modo extraordinário para proporcionar melhores condições de vida para as pessoas que estão longe de seu país.”

“Há uma necessidade infinita”, disse o élder Bednar. “Não podemos atender a todas as necessidades, mas podemos atender a muitas delas. E vamos ajudar o maior número possível de pessoas.”

Templo de Dubai Emirados Árabes Unidos

Na conferência geral de abril de 2020, o Presidente Russell M. Nelson anunciou o primeiro templo a ser construído no Oriente Médio. Ele anunciou que o templo será construído em Dubai.

“Faz muito sentido que o templo esteja localizado aqui”, disse o élder Bednar. “Os sistemas de transporte foram orientados a trazer pessoas para cá. Ele proporcionará facilidade de acesso, e estará localizado em uma área muito dinâmica. Parece-me que o Senhor escolheu um local perfeito para Seu templo.”

Ele acrescentou: “Ele abençoará os santos aqui em Dubai, em países do Oriente Médio e os santos de toda a Europa Oriental. Dubai é um centro de transporte; será mais fácil para eles virem a este templo.”

Ele expressou gratidão pelos líderes governamentais. “Os Emirados Árabes Unidos têm sido os que mais apoiam”, disse ele. “Eles estão oferecendo a oportunidade de sinagogas, de catedrais, de várias igrejas cristãs, obviamente de mesquitas e de um templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”

“Acho que os Emirados Árabes Unidos estão desempenhando um papel fundamental na tentativa de demonstrar uma abertura e uma natureza convidativa”, disse o élder Bednar.

Recordações especiais

“Acho que uma de minhas recordações especiais foi a reunião aqui em Dubai”, disse a irmã Bednar. Os santos não estavam juntos havia um ano e meio. Você podia sentir o entusiasmo na sala. Era empolgante quando viam um ao outro. Quando nos reunimos, algo acontece que enche nosso coração e nossa alma de apreço.”

“Isso é algo extraordinário sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, disse a irmã Bednar. “Valorizamos uns aos outros, apreciamos o que todos estão fazendo para edificar o reino, e as pessoas com quem vocês se conectam tornam-se amigas por toda a vida.”

O élder Bednar disse: “Gosto de convidar os membros a fazer perguntas em situações adequadas. E por muito tempo me lembrarei da qualidade das perguntas; é assim que você sabe que há força cada vez maior e fé crescente no Salvador. As perguntas dos membros não eram relacionadas a coisas programáticas. Elas eram relacionadas à essência do evangelho. Eram simples. Eram focadas, e eram fundamentais.”

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.