Comunicado de Imprensa

FamilySearch marca história e une gerações durante Bienal do Livro no Brasil

Palestras sobre ancestralidade, genealogia, processos de cidadania portuguesa e italiana fizeram parte das novidades trazidas pelo FamilySearch à 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Toda família tem uma história, registrada ao longo dos anos em documentos públicos como certidões (de nascimento, casamento e óbito), cartões de imigração, livros genealógicos, acervos familiares, fotografias e a memória de patriarcas e matriarcas. Muitos brasileiros desconheciam sua história familiar até participarem da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e passarem pelo estande do FamilySearch.

Pela primeira vez na maior feira de livros do país, o FamilySearch apresentou uma variedade de recursos e experiências de descobertas que possibilitaram aos visitantes avançarem em suas respectivas genealogias e iniciarem seus próprios livros virtuais de história familiar. "A proposta inicial da participação do FamilySearch na 26ª Bienal Internacional do Livro foi ajudar os participantes a escreverem o livro da sua vida, por meio dos recursos e ferramentas gratuitos de que dispomos. Unimos esse propósito à missão do FamilySearch que é criar experiências inspiradoras, que trazem alegria a todas as pessoas, à medida em que descobrem, reúnem e conectam-se à sua família – passada, presente e futura. Buscamos, desse modo, promover uma atmosfera propícia à participação do Espírito de Elias na experiência dos visitantes”, explicou Fábio Falcão Lucas, Gerente Geral do FamilySearch para o Brasil.

Ao longo dos nove dias do evento (de 02 a 10 de julho de 2022) o estande foi palco de 54 palestras envolvendo vários temas ligados à ancestralidade, como “A origem dos sobrenomes”, “Processos para cidadanias portuguesa e italiana” e “Dicas de recursos tecnológicos para pesquisa”. A jornalista e famosa correspondente internacional Ilze Scamparini, da TV Globo, fez uma participação especial, contando sobre a relação entre a Itália e seus descendentes na atualidade. Ela ficou entusiasmada e grata ao receber parte de sua genealogia, com diversos registros genealógicos, como um presente da equipe do FamilySearch Brasil.

Após visitar as instalações do FamilySearch, o élder Joni L. Koch, primeiro conselheiro na presidência da Área Brasil de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, destacou: “Foi um privilégio experimentar a excelência do estande, profissionalismo da equipe e voluntários, assim como os recursos preciosos oferecidos”

Outro ponto alto da participação do FamilySearch foi o auxílio de aproximadamente 500 voluntários que se revezaram para ajudar as pessoas a iniciarem suas próprias genealogias. “Treinamos nossos voluntários na metodologia Disney de excelência no atendimento ao cliente”, explicou Fábio. “Além de ajudá-los a obter o conhecimento técnico que lhes permitiu fazer com que os que visitaram o estande se sentissem bem-vindos e acolhidos e pudessem encontrar informações sobre a origem de seus sobrenomes, adicionar nomes à Árvore Familiar e encontrar documentos sobre seus antepassados”, disse.

FamilySearch-na-Bienal-do-Livro
FamilySearch-na-Bienal-do-Livro
Cerca de 500 voluntários se revezaram para ajudar as pessoas a criarem suas contas e iniciarem suas árvores familiares no estande do FamilySearch durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em julho de 2022.© 2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Fábio testemunhou muitas pessoas serem tocadas e levadas às lagrimas ao desvendarem informações que lhes eram desconhecidas. Com isso, muitas histórias foram compartilhadas, como a de Geovana Lopes, de 24 anos, que começou a se interessar pela história da família por causa do tio, que era apaixonado por biografias familiares. Quando chegou ao estande do FamilySearch e começou a montar sua árvore ficou encantada com os recursos documentais do site. "Quando eu chegar em casa vou continuar incluindo registros e incentivar meu esposo a montar a árvore dele também", disse Geovana, que passou cerca de 45 minutos navegando no site e sendo instruída por um monitor voluntário.

A professora Silvia Miquelino, de 52 anos, chegou até o estande do FamilySearch a pedido do filho, Antônio, que está à procura de informações da sua bisavó paterna. Ele pretende descobrir a origem dos seus antepassados e preencher sua árvore genealógica dos dois lados da família. Através da tecnologia foi possível enviar um link com diversos documentos para facilitar sua pesquisa. O filho ficou muito feliz em saber que apesar da impossibilidade de estar presencialmente na Bienal, ele pode ir até um Centro de História da Família em sua cidade e receber instruções para o acesso aos canais do FamilySearch e seus arquivos.

Outra história curiosa é a de André Luiz da Conceição, que tem como terapia o estudo da história de sua família. Conheceu o site do FamilySearch há cinco anos durante um trabalho de pesquisa para localizar seus parentes oriundos de Portugal, Espanha e Itália, e desde então usa a ferramenta. André elogiou as mudanças e avanços do site ao longo dos anos e conta com brilho nos olhos sua experiência mais marcante: "Foi muito impactante quando localizei um documento de imigração com foto do meu avô". André ressaltou também a magnitude das instalações do estande e a presença do FamilySearch na 26ª Bienal de São Paulo.

E não foram só os visitantes que tiveram experiências positivas. O coordenador dos voluntários do estande, Matheus Emerick, compartilhou o que para ele foi sua experiência mais marcante durante todo o evento. Ele relata que atendeu a escritora Dani de Brito e a ajudou a inserir seus dados na Árvore Familiar. Neste momento a ferramenta apontou que havia registros documentais. Matheus acessou a certidão de nascimento da avó da escritora e ao começar a ler as informações do documento ela se emocionou profundamente, chorou e deu um abraço de gratidão no coordenador.

O trabalho de pesquisa prosseguiu com a inclusão dos nomes dos familiares encontrados na certidão. A partir daí, conseguiram chegar a dez gerações de familiares. Matheus identificou a semelhança de origem portuguesa entre os dois e descobriu que eles eram primos de 10° grau, o que foi um outro momento de muita emoção.

“Com o término de nossa primeira participação nesse importante e histórico evento temos o coração cheio de gratidão pelos muitos milagres de que fomos testemunhas”, expressou Fábio Falcão Lucas. “A exposição que tivemos com grandes meios de comunicação e a contribuição inigualável dos muitos palestrantes que generosamente aceitaram o convite para se apresentar em nosso estande, nos fez ver de forma clara e inequívoca a mão bondosa do nosso amoroso Pai Celestial”, completou. Para ele, as milhares de pessoas que foram ajudadas a criar uma conta gratuita, sem saber, tornaram-se a resposta direta às orações de seus antepassados, ao adicionarem os seus nomes na Árvore Familiar colaborativa do FamilySearch.

FamilySearch-na-Bienal-do-Livro
FamilySearch-na-Bienal-do-Livro
Crianças se divertiam no espaço kids, onde podiam desenhar, pintar e ouvir histórias da vovó Lela no estande do FamilySearch durante a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em julho de 2022.© 2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Sobre o FamilySearch

O FamilySearch detém o maior acervo histórico-genealógico do mundo, oferecendo acesso gratuito a registros, recursos de pesquisa, aplicativos de celular e ferramentas para criação de árvores familiares. Atualmente conta com mais de 15 bilhões de nomes e imagens pesquisáveis em registros históricos, mais de 530 mil livros digitalizados e uma árvore colaborativa de 1.4 bilhão de pessoas. O site do FamilySearch recebe mais de 20 bilhões de acessos mensalmente. Há 5.413 centros do FamilySearch no mundo, dos quais 442 só no Brasil. Neles, voluntários auxiliam muitas pessoas que buscam registros de seus ancestrais. Com o uso de IA (Inteligência Artificial) o sistema do FamilySearch encontra nomes em documentos antigos com mais de 90% de assertividade. Os dados então são revisados e corrigidos por voluntários, ampliando a precisão das informações disponíveis no site. O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos mantida por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Sobre a 26ª Bienal Internacional do Livro

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o evento cultural que mescla literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão. Os organizadores da Bienal Internacional do Livro de São Paulo divulgaram um público recorde de 660 mil visitantes na edição deste ano. Foram mais de 1.300 horas de programação cultural, mais de 500 atrações, 300 autores nacionais e internacionais, 185 expositores, 8 espaços culturais e mais de 3 milhões de livros vendidos.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.