Comunicado de Imprensa

Jovens da Igreja compartilham testemunhos e talentos no Festival de Música dos Jovens de 2020 para o mundo inteiro

Durante o primeiro Festival de Música dos Jovens de 2020, milhares de rapazes e moças da Igreja assistiram à transmissão mundial para ver seus amigos compartilharem seus talentos e testemunhos de Jesus Cristo.

“Todos estamos passando por momentos muito difíceis e estamos respondendo com as palavras: ‘Vamos reservar um tempo para comemorar as coisas boas!’”, disse Brad Wilcox, segundo conselheiro na presidência geral dos Rapazes da Igreja. “‘Vamos ouvir boas músicas juntos. Vamos nos unir em todo o mundo e sentir a união que existe entre os jovens da Igreja.’”

 

Devido à COVID-19, limitações aos serviços de adoração e uma reintegração gradual estão acontecendo aos poucos em várias partes do mundo, mas restrições de reuniões e atividades grandes continuam para membros da Igreja no mundo inteiro, inclusive para jovens entre 11 a 18 anos de idade.

Diante dessas circunstâncias, os líderes da Igreja organizaram uma transmissão de um show virtual pré-gravado para os jovens da Igreja e seus líderes. O show teve apresentações dos jovens e tinha como propósito unir esse grupo virtualmente.

A transmissão do show virtual diretamente do Centro de Conferências na Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, teve a participação de jovens que representaram mais de 20 países, incluindo Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Filipinas, Gana, Itália, Japão, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Tonga.

“É uma apresentação de 40 minutos. Queremos que seja rápida e agradável, mas também poderosa”, disse Bryce Anderson, um organizador do evento patrocinado pelo Departamento do Sacerdócio e da Família.

O tema do Festival de Música dos Jovens, que foi transmitido na quarta-feira, 29 de julho de 2020, foi “Ouvir a Voz do Senhor”, com base no convite do presidente Russell M. Nelson durante a Conferência Geral de Abril de 2020. Ele prometeu que aqueles que ouvirem o Senhor encontrarão “sucesso, felicidade e alegria nesta vida”.

À medida que os jovens procurarem ouvir o Senhor, estarão mais bem preparados para “ir e cumprir” (ver 1 Néfi 3:7). Essa escritura do Livro de Mórmon é o tema dos jovens de 2020.

“É maravilhoso ver os jovens unidos para seguirem o convite do profeta ao compartilharem sua fé e seus talentos por meio da música”, disse Bryce.

“Em um mundo com tanta incerteza, podemos encontrar esperança e confiança quando olhamos para nosso Salvador, Jesus Cristo”, disse Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, que estava acompanhado de sua esposa, Rosana, em sua mensagem para os jovens da Igreja.

“Ao nos concentrarmos no convite do presidente Russell M. Nelson de ouvir o Senhor, podemos acreditar que o Salvador está perto de nós, que Ele nos ouve e que Ele falará a nós”, ele disse.

Milhares de rapazes e moças da Igreja ouviram as mensagens dos líderes centralizadas em Cristo em 12 idiomas e assistiram ao festival para ver apresentações de números musicais de seus amigos.

“Apesar dessa pandemia existir, ela não limita o que pode acontecer em nossa vida e como podemos nos aproximar das pessoas e ajudá-las em uma situação de pandemia”, disse Bonnie H. Cordon, presidente na presidência geral das Moças. “Que oportunidade maravilhosa de nos reunirmos e de ouvirmos a voz do Senhor, especialmente por meio da música. É uma maneira muito poderosa de elevar nosso espírito e de sermos ensinados.”

Youth Fest 2020
Bonnie H. Cordon, presidente na Presidência Geral das Moças, é entrevistada pela Sala de Imprensa da Igreja no palco do Conference Center Theatre em Salt Lake City, Utah. Como parte do Festival de Música dos Jovens, pré-gravado e transmitido na quarta-feira, 29 de julho de 2020, a Presidente Cordon compartilhou uma mensagem com a juventude dos santos dos últimos dias e disse que: "Uma maneira poderosa de ouvir a voz do Senhor é através da música".2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
      

Os jovens que apresentaram músicas do álbum dos jovens de 2020 participaram de novos vídeos de música criados. Eles também enviaram mensagens pelas redes sociais.

Por meio de vídeos caseiros, eles compartilharam como buscam ouvir Deus em sua vida diária e compartilharam seus sentimentos como parte do festival mundial.

Após terem dedicado incontáveis horas para ensaiar, Liahona Olayan, de 16 anos de idade, e seu irmão Ammon, de 17 anos, de Oahu, Havaí, apresentaram três músicas.

Youth Fest 2020
Os irmãos Ammon e Liahona Olayan, originalmente de Oahu, Havaí, apresentam uma das três músicas durante o Festival de Música dos Jovens de 2020. Os Olayan estavam entre muitos jovens santos dos últimos dias de todo o mundo que compartilharam seus talentos e testemunhos musicais de Jesus Cristo como parte do festival musical.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
    

"Somos jovens e estamos cantando isso aos jovens. Sei que há muitas pessoas que estão passando por momentos difíceis”, disse Liahona.

“Essas músicas têm muitas mensagens, mas nosso propósito como jovens e o tema desse álbum é fazer com que as pessoas se aproximem de Cristo”, ela acrescentou.

Esses irmãos compartilharam que, quando eram crianças, aprenderam a tocar música e começaram a usar seus talentos na Igreja.

“Percebi que a música tem uma mensagem muito maior do que imaginamos”, disse Liahona.

Case Ritter, um rapaz de 17 anos de idade, de Orem, Utah, apresentou a música “What Does He Think?” [O que Deus espera de mim]. “Essa música explica que a coisa mais importante na qual podemos pensar ou buscar é o que o Senhor pensa de nós”, ele disse.

Case diz que, além de desenvolver fé em Jesus Cristo, as letras das músicas possuem mensagens centrais com as quais os jovens dessa faixa etária podem se identificar, inclusive mensagens sobre solidão e encontrar paz e força em Deus.

“Nos dias de hoje, muitos jovens sentem que estão sozinhos. Eles não sentem que têm pessoas ao seu redor. Tudo o que você sabe é que Deus sempre está ao seu lado”, Case acrescentou.

Um vídeo musical contou com uma compilação de coros de jovens da Igreja do mundo todo cantando a música tema dos jovens “Eu irei e cumprirei”. A música foi cantada em vários idiomas, inclusive em suaíli e maltês.

Steven J. Lund, presidente da presidência geral dos Rapazes, e a presidente Cordon também compartilharam mensagens durante a transmissão pré-gravada.

“Uma maneira poderosa pela qual podemos ouvir a voz do Senhor é por meio da música; ela convida o Espírito e sintoniza nosso coração para ouvir o Senhor”, disse a presidente Cordon.

“O presidente Nelson também prometeu que veríamos milagres em nossos relacionamentos e em nosso trabalho diário, e sentiríamos alegria mesmo em momentos difíceis”, disse o presidente Lund.

Yahosh Bonner, membro da talentosa família musical Bonner, apresentou a transmissão e cantou “Paz em Cristo” com seu irmão, Oba.

“Acho que é a época perfeita para compartilhar uma mensagem de encontrar paz em Cristo ao nos voltarmos para o Senhor. Por meio da música (…), podemos ajudar [os jovens] a permanecerem espiritualmente preparados e manterem o foco no que realmente importa”, disse Yahosh.

A transmissão está disponível para visualização no link YouTube.com/StrivetoBe, na coleção de música do aplicativo Biblioteca do Evangelho e no site ChurchofJesusChrist.org.

Uma lista de reprodução de vídeos musicais, apresentações e mensagens de jovens e líderes que não apareceram durante a transmissão também se encontra no link YouTube.com/StrivetoBe.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.