Presidente Ballard homenageia antepassados de Joseph Smith em ministração em Massachusetts

Cinco gerações dos antepassados de Joseph viveram em uma pequena cidade a 40 km ao norte de Boston

O presidente M. Russell Ballard, presidente em exercício do Quórum dos Doze Apóstolos e sobrinho-bisneto de Joseph Smith Jr. (o fundador da Igreja mundial de Jesus Cristo), reuniu-se em uma calorosa e ensolarada manhã de sábado com cerca de 350 pessoas no Cemitério de Pine Grove, em Topsfield, Massachusetts, para dedicar um novo monumento aos antepassados de Joseph.

Topsfield, uma vila fundada há cerca de 350 anos, foi o lar de cinco antepassados de Joseph: Robert Smith (1626–1693), Samuel Smith I (1666–1748), Samuel Smith II (1742–1785), Asael Smith (1744–1830) e Joseph Smith Sr. (1771–1840).

“É muito importante que nunca percamos de vista aqueles que edificaram os alicerces e construíram os caminhos que levaram à luz e à verdade que agora estão disponíveis para aqueles que estão dispostos a buscá-la, encontrá-la, aceitá-la e unir-se a ela”, disse o presidente Ballard.

Em 1873, o apóstolo George A. Smith construiu um monumento no cemitério para marcar os sepultamentos de Samuel I e Samuel II (ambos foram sepultados no cemitério em locais desconhecidos). O novo monumento foi financiado por doadores particulares santos dos últimos dias e instalado em setembro de 2020, mas a dedicação foi adiada devido à Covid-19.

Topsfield,-MA-President-Ballard
Presidente M. Russell Ballard ao lado de um poço onde foi o lar de quatro gerações de Smiths em Topsfield, Massachusetts. O poço foi cavado por Asael Smith em 1700. Uma foto foi tirada do bisavô do Presidente Ballard, o Presidente da Igreja Joseph F. Smith, próximo a este poço em 1905.
Download Photo

Em sua oração dedicatória, o presidente Ballard pediu ao Todo-Poderoso que abençoasse todos que visitam o cemitério para que sintam sua aura espiritual.

“Abençoa todas as nações, tribos, línguas e povos de todas as crenças religiosas, para que, ao visitarem este cemitério, ao terem a oportunidade de ver esse belo monumento novo, e ao lerem as palavras e contemplarem seu significado, que Teu espírito possa tocá-los, para que saibam que este é um lugar muito especial, que homenageia Teus profetas desta dispensação da plenitude dos tempos”, disse ele.

O monumento de Topsfield é uma lembrança do Cemitério da Família Smith em Nauvoo, onde Joseph Smith Jr. e seu irmão Hyrum estão sepultados. Esse cemitério foi reformado em 1991.

O élder LeGrand R. Curtis, historiador e registrador da Igreja, esteve com o presidente Ballard durante seu ministério naquele fim de semana. Antes e depois da dedicação do monumento, o presidente Ballard e o élder Curtis ministraram aos missionários e membros da Igreja na região.

Na sexta-feira, eles discursaram em um devocional para os missionários que servem nas missões Massachusetts Boston e New Hampshire Manchester.

Na noite de sábado, os líderes da Igreja realizaram um devocional para os jovens. O presidente Ballard convidou os adolescentes a refletirem sobre a palavra “desejo”.

“Se vocês têm o desejo de fazer as coisas certas pelos motivos certos, vão ficar bem”, disse o presidente Ballard. “Vocês vão conseguir permanecer no caminho do convênio, o qual vai levá-los de volta à presença do Pai e do Filho.”

O élder Curtis, que lidera a preservação da história pela Igreja, disse aos jovens que o estudo da história da Igreja pode aumentar a fé.

“Às vezes vocês ouvem as pessoas dizerem: ‘Joseph Smith isso, Brigham Young aquilo’”, disse o élder Curtis. “Vou lhes dizer o seguinte: quanto mais estudo a história da Igreja, mais profundo se torna meu testemunho da veracidade desse trabalho. (…) Há um poder que acompanhou o profeta Joseph Smith. Como alguém que tem se aprofundado em nossa história, presto-lhes meu testemunho sobre isso.”