588d3a27e2b911ec94adeeeeac1e0a0694f432a0.jpeg

O Templo de Belém será aberto para a visitação pública

Por tempo limitado, pessoas de todas as religiões são convidadas a vir e ver o templo

Entre os dias 22 de outubro e 5 de novembro, as portas do recém-construído Templo de Belém de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias serão abertas para a visitação pública. Todas as pessoas estão convidadas a desfrutar da paz existente nesse local, que é considerado a “Casa do Senhor – Santidade ao Senhor” pelos “santos dos últimos dias” (membros da Igreja). A visita guiada no templo, localizado na Avenida Centenário, 2200 (Mangueirão), pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados e feriados, das 9h às 22h.

Esse templo, que será o 174º templo da Igreja em funcionamento no mundo, é comparado a outras oito construções que têm a mesma finalidade e que já estão em funcionamento no Brasil nas seguintes regiões: São Paulo, Recife, Porto Alegre, Campinas, Curitiba, Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro. Com a dedicação do Templo de Belém, os membros da Igreja de Jesus Cristo que moram no Pará ou Macapá, por exemplo, não precisarão viajar várias horas para chegar em um templo e realizar cerimônias sagradas.

Após o dia 5 de novembro, o templo será fechado para uma rápida revisão e no domingo, dia 20 de novembro, o local será dedicado pelo élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, líder mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Saiba mais sobre a construção

Os planos para a construção foram anunciados em 3 de abril de 2016, no aniversário de 400 anos da fundação de Belém. O terreno do templo tem 2,71 hectares, com 2.664 metros quadrados construídos. A estrutura de concreto tem um andar revestido em granito, que é uma homenagem à região e às suas tradições. A decoração é personalizada com pedra e madeira, combinando elementos geométricos inspirados no artesanato local indígena marajoara e na delicada e típica vitória-régia.

A torre central é uma representação dos estilos locais, encontrados no centro histórico de Belém. Ela tem 27 metros de altura e pode ser vista da rodovia que passa ao lado do terreno do templo. O vitral retrata a bela vitória-régia, e as cores azul, verde, amarelo e rosa relembram a região da floresta tropical.

Como característica interior, o piso principal é de azulejo nacional de porcelanato com borda de pedra travertino, com revestimento de pedra brasileira marrom, Arezzo, e uma base de pedra espanhola. Os padrões do piso têm um desenho geométrico que está relacionado à decoração das obras em madeira. A composição dos carpetes foi pensada e feita com paletas personalizadas, a fim de combinar com o projeto geral do templo. De maneira semelhante, os carpetes da sala celestial, em especial, foram feitos por um artesão local. Os tapetes da entrada têm as cores azul e verde, com estampas de flores e folhas seguindo o modelo do vitral. A pintura decorativa do teto mostra um desenho simples com linhas, que é destacado com medalhões ornamentados e coloridos.

As sancas, os medalhões no teto e a pintura decorativa embelezam gradualmente os espaços nos quais as ordenanças são realizadas. Nas paredes, os visitantes podem ver obras de arte originais.

Para compor o jardim, um arquiteto paisagista trabalhou com um consultor de jardinagem de Belém para identificar as melhores espécies de plantas a serem incorporadas no projeto, que atenderiam às expectativas da Igreja quanto à aparência e à manutenção, usando plantas locais nativas da região e adaptadas ao clima local. Durante a visitação, é possível ver mais detalhes sobre a construção física e desfrutar de sentimentos de paz, tranquilidade e inspiração para a vida que emanam do ambiente do templo.

Templos

No Brasil, há mais nove templos que foram anunciados ou estão em construção: Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo Leste, Maceió, Santos, Londrina e Ribeirão Preto.

Os santos dos últimos dias consideram os templos a casa do Senhor e os locais de adoração mais sagrados da Terra. Os templos diferem das capelas da Igreja. Todas as pessoas são bem-vindas para assistir às reuniões dominicais e participar de outras atividades durante a semana nas capelas locais.

O propósito principal dos templos é que os membros fiéis da Igreja de Jesus Cristo participem de cerimônias sagradas, como o casamento, que une as famílias para sempre.

Os relacionamentos familiares são muito importantes no evangelho de Jesus Cristo. O documento “A Família: Proclamação ao Mundo”, publicado pela Primeira Presidência e pelo Quórum dos Doze Apóstolos, em 1995, declara que “o plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte. As ordenanças e os convênios sagrados dos templos santos permitem que as pessoas retornem à presença de Deus e que as famílias sejam unidas para sempre”. Por esse motivo, a Igreja constrói templos.

Mais informações sobre esses edifícios sagrados da Igreja de Jesus Cristo podem ser encontradas no site https://noticias-br.aigrejadejesuscristo.org/artigo/templos.