ab0d337b12b4c0482de3e63e821583a2baa8870f.jpg
Comunicado de Imprensa

Templo do Rio de Janeiro é dedicado e santos brasileiros recebem promessa apostólica

Élder Gary E. Stevenson proferiu a oração dedicatória e deixou uma benção para os membros da Igreja no Rio de Janeiro

O Templo do Rio de Janeiro é oficialmente o 8º templo em funcionamento no Brasil e o 171º templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no mundo. A Casa do Senhor construída sob os braços abertos do Cristo Redentor foi dedicada pelo Élder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos, na manhã de clima ameno deste domingo, dia 08 de maio de 2022.

Ao todo, três sessões dedicatórias foram transmitidas para membros da Igreja do distrito do Templo, que compreende todo o Estado do Rio de Janeiro e uma parte de Minas Gerais, o que corresponde a 45 mil membros da Igreja.

Em sua oração dedicatória, o Élder Stevenson rogou por bençãos aos santos que entrarem no templo para realizar convênios sagrados. “Que as ordenanças realizadas neste templo sirvam de defesa e refúgio contra a tempestade e contra a ira quando for derramada sobre toda a Terra. Que teus santos sejam investidos de bençãos espirituais”, rogou o apóstolo.

“Que todos os esforços de quem trabalhar no templo sejam consagrados ao trabalho de salvação e coligação de Israel em ambos os lados do véu. Que os frequentadores recebam um testemunho do Espírito Santo”.

O Élder Stevenson também rogou pelos líderes políticos e religiosos do Brasil ao citar essas palavras: “Oramos pelos líderes dessa região e dessa nação. Que seu coração esteja determinado em permitir com que os princípios da liberdade e dignidade humana floresçam em sua liderança inspirada. Que esse país prospere em retidão e se abstenha da iniquidade. Que os membros sejam uma luz para essa grande nação”.

Acompanhando o Élder Stevenson em sua missão para dedicar o templo, o Élder Carlos A. Godoy, da presidência dos Setenta expressou sua gratidão aos pioneiros da Igreja no Rio de Janeiro: “Sem eles, nada do que temos na Igreja hoje seria possível. Eles pagaram o preço para que hoje recebêssemos essas bençãos, (...) para que agora pudéssemos ter esse templo dedicado hoje nesta bela cidade”.

A presidência da Área Brasil realizou um intenso trabalho para preparar os santos para receberem um templo na capital carioca. Desde que a construção do templo do Rio de Janeiro foi anunciada em abril de 2013, pelo então Presidente Thomas S. Monson, os líderes da Igreja no Brasil se empenharam para desenvolver a fé dos membros e fazer o Reino de Deus crescer na região.

O Élder Joni L. Koch, primeiro conselheiro na Presidência da Área, declarou: “O mundo coloca muitos prazeres e ensina muitas coisas que não traz felicidade eterna. Na Casa do Senhor, a felicidade é mantida através do compromisso e convênios que nos sela a Senhor”.

Após dedicado, o templo passa a realizar as cerimônias sagradas de batismo vicário, investidura e selamento. A princípio o templo funcionará de quintas à sábados, das 8 às 20h.

Assentamento da Pedra de Esquina

Como um ato que simboliza a conclusão do Templo, o Élder Stevenson assentou a pedra de esquina, selando uma cápsula do tempo instalada na parede do Templo do Rio de Janeiro. A cápsula é uma caixa metálica que foi preenchida com alguns materiais que remente à história da construção do edifício sagrado. Dentre alguns itens destacam-se: cópia das orações dedicatória e de abertura de terra, uma bandeira do Estado do Rio de Janeiro, fotografias e crachás dos membros do comitê de dedicação, partituras dos hinos cantados pelo coral durante a cerimônia, gravuras da Primeira Presidência, escrituras e outros materiais usados na casa aberta do templo.

“Tudo o que acontece no templo é profundamente simbólico. Esse lindo céu azul com o sol brilhante, e há poucos minutos chovia, talvez seja mais um símbolo para nós que o Senhor está sorrindo para nós nessa linda cidade por meio dessa luz”, declarou o Élder Gary E. Stevenson antes da cerimônia de assentamento da pedra de esquina.

“Cristo é a Pedra de Esquina e é sobre esse alicerce que tudo está edificado. Assim como Ele é o centro de cada um de nós, Jesus Cristo é o símbolo dessa linda cidade, a pedra de esquina de nossa vida e coração”, acrescentou o apóstolo.

Durante a visitação pública, o Templo do Rio de Janeiro recebeu visitantes ilustres

Aberto para visitação pública desde o dia 21 de março de 2022, o Templo do Rio de Janeiro recebeu quase 70 mil visitantes, entre eles os atores Nelson Freitas, Márcio Garcia, Murilo Rosa e Renato e Lívia Aragão; os ex-jogadores da seleção brasileira Zico, Júnior e Tita; além de membros e amigos da Igreja de todo o sudeste do Brasil.

Líderes religiosos como Dom Orani Tempesta, cardeal da Igreja Católica e Stanley Arco, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul e o babalaô Ivanir do Santos também marcaram presença. O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, a ex-ministra Damares Alves, além de deputados, prefeitos de diferentes cidades, músicos, esportistas e outros influenciadores digitais aproveitaram a ocasião para fazerem um tour guiado por todos os ambientes do Templo.

Sobre o Templo do Rio de Janeiro

Construído em uma área total de mais 38 mil m² na Barra da Tijuca, o edifício tem 2.784 m² de área construída e impressionantes 47,4 metros de altura, o que o faz ser a segunda mais alta edificação religiosa da capital carioca, ficando atrás apenas da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro. Como a cidade é considerada a capital sul-americana do Art Déco, todo seu projeto foi inspirado no movimento, além de contar com detalhes que remetem às belezas naturais do Rio, como os painéis das janelas que tiveram a seleção das cores inspirada no oceano que banha a região.

Outros templos no Brasil

O Templo do Rio de Janeiro Brasil é o oitavo templo da Igreja em operação no Brasil. Atualmente, há templos em Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Há também templos em construção ou anunciados nas seguintes cidades: Belém, Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Salvador, Santos, Vitória e um segundo templo na região leste da cidade de São Paulo.

A santidade dos templos

Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias diferem das capelas, onde os membros ser reúnem aos domingos para adoração. Cada templo é considerado uma “Casa do Senhor”, onde os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados por meio de cerimônias sagradas que unem as famílias para sempre.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.