Celebra-se hoje, os 171 anos, da chegada de Brigham Young, segundo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o primeiro grupo de pioneiros mórmons ao Vale do Lago Salgado. Aquele 24 julho de 1847 tornou-se um dia histórico. Os pioneiros mórmons, que deixaram suas casas em Nauvoo, Illinois, em busca de um local de refúgio das perseguições religiosas - viajaram através das planícies dos Estados Unidos e montanhas rochosas de Utah por meses e meses.
A peregrinação foi repleta de desafios diários, muitos deles ficaram doentes e morreram durante os meses de inverno. Todavia, com fé a cada passo, chegaram em Utah. Ao longo da dura jornada por vezes cantavam:“Vinde, ó santos, sem medo ou temor;
Mas alegres andai,
Rude é o caminho ao triste viajor,
Mas com fé caminhai.
É bem melhor encorajar
E o sofrimento amenizar;
Podeis agora em paz cantar:
Tudo bem! Tudo bem!”
Élder M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, nos ensina que os membros hoje são os “modernos pioneiros mórmons”:
“Precisamos crer como eles creram. Precisamos trabalhar como eles trabalharam. Precisamos servir como eles serviram. E precisamos vencer como eles venceram. (…)”
O Senhor não nos pede que coloquemos nossas posses em um carrinho de mão, mas nos pede que fortaleçamos nossa fé. Ele não nos pede que atravessemos o continente a pé; pede-nos que atravessemos a rua para visitar nosso vizinho. Ele não nos pede que doemos todas as nossas posses materiais para construir um templo; pede-nos que doemos parte de nossas posses e de nosso tempo, apesar das pressões da vida moderna, para continuarmos a erguer templos e depois frequentar regularmente os templos existentes. Ele não nos pede que sejamos mártires; pede-nos que vivamos como discípulos Seus.
Esta é uma excelente época para se viver, irmãos e irmãs, e depende de nós levarmos avante a rica tradição de compromisso devotado que foi a marca registrada das gerações passadas de santos dos últimos dias.”