Com a atenção do mundo voltada para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Milão e Cortina, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou nesta terça-feira seu apoio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2034 em Utah durante um evento de mídia na sede da Associação de Imprensa Estrangeira de Milão. O compromisso inclui contribuições financeiras, apoio ao local, uso da terra e milhares de voluntários à medida que Salt Lake City se prepara para receber o mundo mais uma vez.
O anúncio foi feito no momento em que as atenções globais se voltam para o norte da Itália antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão Cortina de 2026, que começam em 6 de fevereiro.
Durante o evento, o bispo Sean Douglas, segundo conselheiro no Bispado Presidente da Igreja, delineou um amplo compromisso de apoiar o sucesso dos Jogos de 2034. Isso inclui uma doação financeira significativa, acesso a imóveis de propriedade da Igreja conhecidos em Salt Lake City como Block 85 para uso como instalação olímpica oficial e o uso de terrenos adicionais para estacionamento adjacentes aos locais olímpicos propostos.
O bispo Douglas também observou que os membros da Igreja serão incentivados a servir como voluntários, o que está de acordo com a ênfase de longa data da Igreja no serviço, na hospitalidade e no fortalecimento da família.
“Embora essa contribuição em dinheiro e imóveis seja importante”, disse o bispo Douglas, “além disso estão o coração e o compromisso extraordinário de nossos membros voluntários que fazem com que essa contribuição seja verdadeiramente completa e única”.
O envolvimento da Igreja dá continuidade a uma longa história de envolvimento significativo com o movimento olímpico. Na preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City, a Igreja forneceu apoio financeiro, instalações e ajuda de milhares de voluntários. A parceria anunciada para 2034 tem como base esse legado de serviço e colaboração.
Fraser Bullock, presidente executivo e presidente do comitê organizador dos jogos de Utah 2034, expressou gratidão pelas contribuições da Igreja, observando que as parcerias de organizações comunitárias como a Igreja são uma das principais razões pelas quais Utah está bem preparada para sediar outros jogos bem-sucedidos.
“A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é parte integrante da herança de Utah”, disse Bullock, “e foi um apoiador fundamental dos Jogos de Inverno de 2002. Nosso novo relacionamento fortalece a parceria que compartilhamos em 2002. Ele também estende um alcance mundial da Igreja, que carrega uma mensagem global de unidade e serviço ao próximo — muito alinhada com os ideais olímpicos e paralímpicos”.
Bullock também fez referência ao exemplo de 2002, quando Utah proporcionou uma experiência olímpica amplamente elogiada marcada pela união, pelo voluntariado e pela celebração cultural.
“A capital de Utah, Salt Lake City, será o coração dos Jogos”, disse Bullock sobre o local de destaque no centro da cidade. “Imagine agora milhares de pessoas se reunindo todas as noites na Praça das Medalhas e se emocionando com manobras de tirar o fôlego trazidas pela modalidade big air.”
Compromisso contínuo de acolher o mundo
Em um comunicado emitido em 2024, quando Salt Lake City foi nomeada a cidade-sede para 2034, a Primeira Presidência disse que a Igreja “está pronta para apoiar os Jogos Olímpicos de 2034 ao receber atletas, voluntários e visitantes de todo o mundo” e está comprometida em ajudar Salt Lake City a incorporar “valores de serviço, cooperação e respeito mútuo”.
O anúncio desta terça-feira em Milão reafirmou essa prontidão.