20240602_1810_CSmith_3665.jpg
Comunicado de Imprensa

Oferecer uma dádiva de amor: A Igreja de Jesus Cristo em 2024

Quando o presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aproximava-se de seu aniversário de 100 anos no início deste ano, ele convidou todos a oferecer uma dádiva de amor a alguém necessitado. O convite do profeta produziu frutos importantes e sintetizou o espírito de Cristo em qualquer época — incluindo o trabalho da Igreja de Jesus Cristo hoje.

Os santos dos últimos dias buscam ter uma vida semelhante à vida de Cristo, cuidando dos necessitados, convidando o mundo a receber os ensinamentos de Cristo e unindo as famílias para a eternidade.

Esta página é uma retrospectiva de como a Igreja de Jesus Cristo continuou a fazer isso em 2024.

https://youtu.be/buaBj9uhjlMCuidar dos necessitados

A Igreja expandiu seus esforços para ajudar mulheres e crianças menores de 5 anos de idade em todo o mundo. A Igreja, que gasta mais de 1 bilhão de dólares anualmente em projetos humanitários, doou 55,8 milhões de dólares para ajudar 12 milhões de crianças e 2,7 milhões de mulheres.

No início de 2024, visitamos a Libéria para ver alguns dos frutos do trabalho global que a Igreja ajuda a realizar no programa mundial de alimentos lidar com a insegurança alimentar.

Os santos dos últimos dias estenderam a mão com amor em suas comunidades após os desastres naturais. Por exemplo, mais de 21 mil voluntários se mobilizaram ao longo de seis semanas em cinco estados dos Estados Unidos para ajudar após os furacões Helen e Milton. A Igreja também mobilizou seus membros e recursos após as enchentes na Espanha. Outros projetos incluíram 8 milhões de dólares para merenda escolar no Haiti, vacinas para 5,2 milhões de crianças em Gana, 2 milhões de dólares para um banco de alimentos de Toronto, e ajuda em situações de catástrofes no Chile, Japão, Serra Leoa e Filipinas.

Este ano, as máquinas de doações da Igreja estão em mais locais do que nunca: 107 cidades em 13 países nos cinco continentes, incluindo a primeira na África e na Ásia. Milhões de itens já foram doados por meio das máquinas de doação desde 2017, avaliados em mais de 32 milhões de dólares.

Como sempre, parte do alcance da Igreja de Jesus Cristo incluiu o serviço inter-religioso. Por exemplo, uma conferência de jovens em Yuba City, Califórnia, transcendeu as fronteiras religiosas. Cerca de 200 jovens se reuniram no Templo Sikh Gurdwara para aprender sobre os valores e as práticas que o Sikhismo compartilha com a Igreja de Jesus Cristo — e para servir.

Unir as famílias para sempre

Os templos da Igreja de Jesus Cristo são o lugar no qual os santos dos últimos dias participam de cerimônias sagradas que unem as famílias para sempre. Os líderes dos santos dos últimos dias dedicaram 16 desses edifícios sagrados em 2024, e o presidente Nelson anunciou a construção de mais 32. Um símbolo precioso retorna ao topo do Templo de Salt Lake

Em abril, a estátua do anjo Morôni foi devolvida ao topo da torre centro-leste do Templo de Salt Lake. Desde o início de 2020, essa Casa do Senhor está passando por uma grande reforma para suportar abalos sísmicos e fortalecer seu alicerce.

Embora algumas áreas da Praça do Templo permaneçam fechadas, os visitantes podem aproveitar a recém-reformada praça do edifício de escritórios da Igreja e da Main Street Plaza, concluída no início deste ano.

Em novembro, o profeta que completou 100 anos de idade dedicou o templo de número 200 da Igreja.

“Quando penso no privilégio que tive de dedicar o Templo de Deseret Peak Utah neste fim de semana, fico maravilhado com tudo o que o Senhor está fazendo por Seu povo”. “Quando nasci, havia oito templos na Igreja. O Templo de Deseret Peak será o templo de número 200 no mundo. Pensem nisto! A Igreja levou até o ano 2000 para dedicar os primeiros 100 templos, e agora, apenas vinte e quatro anos depois, dedicou mais 100. O Senhor está realmente acelerando Sua obra. Sinto-me cheio de gratidão pela misericórdia do Senhor em nos guiar para aproximar os templos dos membros da Igreja em todo o mundo”.

Convidar todos a receber os ensinamentos de Cristo

O presidente Nelson disse: “O melhor ainda está por vir (…) porque o Salvador está voltando. O melhor ainda está por vir porque o Senhor está acelerando sua obra. O melhor ainda está por vir quando voltarmos totalmente nosso coração e nossa vida a Jesus Cristo”.

Os conselheiros do profeta, o Quórum dos Doze Apóstolos e os líderes gerais viajaram pelo mundo, compartilhando sua mensagem por meio de palavras e ações.

Em um devocional no Arizona, o presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, disse que a vida, o ministério, o sacrifício expiatório e a Ressurreição de Jesus Cristo “merecem maior atenção”. Ele acrescentou: Jesus “fez tudo o que era essencial para nossa jornada pela mortalidade rumo ao destino determinado no plano de nosso Pai Celestial”. Na dedicação de um templo no sul de Utah, o presidente Henry B. Eyring ensinou: “Vocês encontrarão alegria em seu serviço [na casa do Senhor] que não está disponível de nenhuma outra maneira”.

O presidente Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, visitou a República Dominicana em sua primeira viagem internacional como presidente interino do quórum. Ele incentivou as pessoas a “acreditarem”. “O que A Igreja de Jesus Cristo [dos Santos dos Últimos Dias] precisa ter para começarmos nossa jornada e vermos a Igreja e o evangelho triunfarem é o nosso compromisso de termos fé, de acreditarmos”, disse ele.

Em uma mensagem para os adultos solteiros, o élder Dieter F. Uchtdorf disse que os ensinamentos de Jesus Cristo são a resposta para nossos medos. “Jesus Cristo é a força dos jovens. Ele é a força dos jovens adultos — Ele é a força de todos nós”. No Peru, o élder David A. Bednar incentivou os jovens profissionais santos dos últimos dias a permitir que seu compromisso com Jesus Cristo os ajude a abençoar outras pessoas. “Temos a responsabilidade de nos tornar a luz que brilha em um mundo que parece estar ficando cada vez mais sombrio”, disse o élder Bednar. “Deveríamos ser as pessoas mais felizes de todas por causa do que sabemos sobre quem somos e por que estamos aqui.”

Falando a um jornalista na Coreia do Sul, o élder Quentin L. Cook disse que o cerne de ser cristão é amar as pessoas. “Se olharmos para o exemplo do Salvador”, disse o élder Cook, “Ele não passou todo o seu tempo com aqueles que concordavam plenamente com ele. Ame seu próximo como você ama a si mesmo.”

Durante uma visita a um hospital na África do Sul que ajuda a cuidar de bebês prematuros, o élder D. Todd Christofferson sentiu o amor de Deus por cada criança.

“Ao visitarmos pacientes, mães, crianças pequenas e algumas crianças maiores em cuidado pediátrico, sentimos que cada vida realmente importa. Cada vida é sagrada. Cada indivíduo é um filho de Deus”, disse o élder Christofferson. “Houve, pelo menos para mim, um sentimento muito profundo de como esse princípio é real ao ver uma vida, uma criança delicada em situação grave, e o sensível cuidado prestado.”

Enquanto estava nas Filipinas, o élder Neil L. Andersen aconselhou sobre perdoar alguém: “No perdão, você não permite que o problema afete seu próprio coração. Você tenta fazer com que sua mente pense como o Salvador pensa. Tantas coisas foram feitas contra Ele. Mas, quando estava na cruz, o que Ele disse? ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem’. É isso que você deve dizer”.

O élder Ronald A. Rasband lembrou àqueles que foram afetados pelos terríveis incêndios florestais em Maui que Deus estará com eles.

“Coisas boas vêm de Jesus Cristo”, disse o élder Rasband. “Oro para que Ele transforme as cinzas em algo belo para vocês. Sei que o Senhor os ama. Sei que o Pai Celestial os ama. Ninguém aqui precisa se sentir sozinho. Somos todos filhos e filhas de amorosos Pais Celestiais, e Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor, o Sumo Sacerdote dos bens futuros”.

O élder Gary E. Stevenson ensinou aos jornalistas no Quênia o que os apóstolos fazem: “Se as pessoas estão familiarizadas com o cristianismo, elas estão familiarizadas com os apóstolos”, disse ele. “Nós também somos chamados para ir às nações do mundo e prestar testemunho da divina filiação de Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo.”

O élder Dale G. Renlund tornou-se o primeiro líder da Igreja a se reunir com o primeiro-ministro do Camboja. O apóstolo disse ao líder nacional que a Igreja de Jesus Cristo está doando quase 2,2 milhões de dólares para a construção de um hospital do coração em Siem Reap (318 quilômetros ao sul de Phnom Penh). O objetivo é levar melhor assistência médica às províncias do Camboja. Esse recurso vai abençoar pessoas como o próprio tio do primeiro-ministro, que morreu em outra província devido a uma síndrome coronariana aguda.

No Brasil, o élder Gerrit W. Gong consolou as pessoas afetadas pelas enchentes devastadoras em Porto Alegre. “Fomos recebidos por altos funcionários do governo que se sentem muito gratos pela maravilhosa cooperação como vizinhos, amigos e membros da comunidade, como irmãos e irmãs com nossos membros da Igreja e nossos líderes da Igreja”, disse o élder Gong. “É simplesmente comovente e sagrado ser lembrado de que, nos momentos mais difíceis, nunca estamos sozinhos. Nos momentos mais difíceis, o Senhor está conosco, nos ajuda e nos abençoa — e fazemos isso juntos. A inclusão é parte do convênio.”

Na Espanha, o élder Ulisses Soares incentivou os sobreviventes das enchentes em Valência a confiar em Jesus Cristo. “Meus queridos irmãos e irmãs, nós os amamos profundamente e queremos estar perto de vocês. É por isso que estamos aqui. Espero que vocês possam sentir o amor do nosso Pai Celestial por vocês, assim como o nosso amor”, disse ele.

O élder Patrick Kearon ministrou na Flórida, na Libéria, na Nigéria, nas Filipinas e em outros lugares. No início do ano, o mais novo apóstolo (chamado em dezembro de 2023) ficou por três horas conversando com membros da mídia. Ele compartilhou uma mensagem de amor e esperança.

“A todos os que sofrem, os que se sentem sós, esquecidos, negligenciados ou maltratados, oro para que encontrem a paz na fonte de toda a paz e no amor que o Pai Celestial tem por vocês, Ele vos ama, acreditem ou não”, compartilhou o élder Kearon. “Seu Filho, nosso Salvador, resolverá tudo isso para vocês; e espero que seja em breve. Mas, sem dúvida, Ele o fará. Esse é meu desejo. E é também minha promessa em nome Dele.”

Na Costa Rica, a presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, ofereceu almoço aos necessitados. “É difícil para mim descrever em palavras como me senti”, disse ela. “Realmente parecia que estávamos fazendo o que o Salvador queria que fizéssemos ao abençoarmos essas famílias com alimento.”

A presidente geral das Moças, Emily Belle Freeman, visitou locais humanitários no norte da Europa, incluindo uma casa Ronald McDonald em Dublin. “Parte do grande trabalho de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é prover socorro”, disse ela. “Cuidar de todos os filhos de Deus é algo extraordinário”.

A presidente geral da Primária, Susan H. Porter, ministrou no Caribe com uma mensagem de amor e união. Ela disse que Deus nos inspira a ajudar outras pessoas. Ela incentivou os santos a enfrentar seus fardos com um enfoque externo, lembrando-lhes que o Pai Celestial está sempre disposto a responder às orações.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.