20260130_105637_CPowell_CEP19826.jpg
Comunicado de Imprensa

A líder do Programa Mundial de Alimentos da ONU visita as instalações humanitárias da Igreja

“Estamos ansiosos para continuar esse trabalho vital, lado a lado”, diz a diretora executiva do PMA, Cindy McCain

A diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain, visitou Salt Lake City na sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, para ver em primeira mão os esforços humanitários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Sua visita a Utah ocorreu nove meses depois que o élder Gérald Caussé — na época servindo como bispo presidente da Igreja — visitou a sede do PMA em Roma.

“Valorizamos profundamente nossa colaboração de longa data com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, disse McCain, que visitou a Praça do Bem-Estar e o Armazém Central do Bispo. “Há 12 anos, trabalhamos juntos para ajudar milhões de pessoas que enfrentam fome e dificuldades em 49 países ao redor do mundo. A generosidade da Igreja não só salvou vidas; como também ajudou as famílias a desenvolver as habilidades, os recursos e a resiliência de que precisam para encontrar novas esperanças e oportunidades.”

McCain foi acompanhada pelo presidente e CEO do Programa Mundial de Alimentos dos EUA (PMA EUA), Barron Segar, e pela diretora regional do Programa Mundial de Alimentos da América Latina e do Caribe, Lena Savelli.

“O número de pessoas que foram ajudadas por meio dessa colaboração é verdadeiramente fenomenal”, disse Segar. “Seis milhões de pessoas. Seis milhões de seres humanos na Terra –– nossos próximos –– foram impactados pela colaboração de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e do Programa Mundial de Alimentos. E fizemos isso em 49 países diferentes.”

De acordo com o Programa Mundial de Alimentos, 318 milhões de pessoas em todo o mundo estão enfrentando níveis críticos de fome. Desde 2014, o PMA e a Igreja têm realizado um trabalho vital nas áreas de nutrição, alimentação escolar e logística. Os programas do PMA fornecem ajuda imediata e geram resiliência de longo prazo em comunidades vulneráveis.

O ano de 2024 foi um marco para a colaboração entre a Igreja, o PMA e o PMA dos EUA. Para marcar os dez anos de serviço conjunto, representantes de cada organização visitaram a Libéria para testemunhar os frutos do que o PMA está fazendo lá. No mês seguinte, eles se envolveram em vários projetos. Eles financiaram um centro de resposta a emergências em Barbados. Esse centro acelerou o tempo de resposta após o furacão Melissa no ano passado em Cuba, no Haiti e na Jamaica.

“O apoio da Igreja ao novo centro logístico de última geração do PMA em Barbados já salvou vidas”, disse McCain. “Quando o furacão Melissa atingiu Cuba, o Haiti e a Jamaica, enviamos juntos imediatamente ajuda de emergência para as famílias mais atingidas. Essa infraestrutura fundamental servirá à comunidade humanitária e às pessoas em todo o Caribe nos próximos anos.”

Também, em fevereiro de 2024, líderes da Igreja e do PMA dos EUA uniram-se a mais de 200 jovens adultos solteiros da região para montar mais de 4.300 caixas de alimentos para os bancos de alimento da região de Wasatch Front em Utah. E em setembro, a Igreja contribuiu com 8 milhões de dólares para apoiar o programa de alimentação escolar local do PMA no Haiti, onde metade da população luta para encontrar o suficiente para comer.

McCain visitou recentemente o Haiti, onde viu o impacto do programa de alimentação escolar em primeira mão.

“É maravilhoso ver o impacto que estamos obtendo juntos, ver as comunidades garantindo que a comida esteja lá, seja preparada e distribuída para as crianças”, disse ela.

Essas colaborações recentes se baseiam em anos de engajamento de alto nível. Além da visita do élder Caussé à sede do PMA no ano passado, o bispo L. Todd Budge, do bispado presidente, visitou Roma em 2022 para presentear o PMA com uma contribuição substancial em nome da Igreja — 32 milhões de dólares para atender ao que o PMA chamou de “crise sísmica da fome.”

Depois de visitar a Praça do Bem-Estar e o Armazém Central do Bispo, McCain e seus colegas do PMA participaram de um almoço no Joseph Smith Memorial Building com o Bispado Presidente e a presidência geral da Sociedade de Socorro.

“Somos gratos por servir junto com o Programa Mundial de Alimentos, para cuidar dos filhos de Deus e para seguir Seu exemplo de amor e serviço”, disse o bispo presidente W. Christopher Waddell. “Essa colaboração reflete um compromisso compartilhado de apoiar os mais vulneráveis e fortalecer indivíduos e famílias em todo o mundo.”

A presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, elogiou os vastos esforços globais do PMA para levar alívio e luz aos necessitados.

“Em todo o mundo, a fome afeta mães, filhos e famílias de maneira profundamente pessoal”, disse a presidente Johnson. “Somos inspirados pela dedicação do Programa Mundial de Alimentos em fortalecer famílias e comunidades, e somos gratos por colaborar com eles neste trabalho de compaixão, dignidade e esperança.”

Blaine Maxfield, diretor administrativo dos Serviços de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja, disse que a colaboração com o PMA é eficaz por causa de um “foco compartilhado no socorro imediato e na autossuficiência duradoura”.

“Seja por meio de assistência alimentar de emergência ou refeições escolares que ajudam as crianças a aprender e prosperar, nosso trabalho com o Programa Mundial de Alimentos é ajudar as pessoas a prosseguir com confiança e oportunidades”, disse Maxfield.

McCain agradeceu aos líderes da Igreja por seu apoio contínuo ao importante trabalho do PMA.

“Estamos ansiosos para continuar este trabalho vital, lado a lado, levando esperança, oportunidades e nutrição para comunidades em todo o mundo. Juntos, continuaremos nossa missão compartilhada de salvar e mudar vidas.”