“O discipulado será repleto de aventuras!”, prometeu a presidente Emily Belle Freeman, presidente geral das Moças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Guam, na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025.
A mensagem, dada em uma reunião de jovens e jovens adultos solteiros, fez parte de seu ministério de 11 dias no Japão, Micronésia e Guam. A presidente Freeman enfatizou o grande potencial daqueles que seguem o Salvador. Citando o guia Força dos Jovens, ela lembrou aos rapazes e às moças que “Jesus Cristo pode [fortalecê-los, ajudá-los e consolá-los] (…) em todos os aspectos de sua vida”.
Em seu discurso, a presidente Freeman ilustrou respostas a três perguntas:
- O que significa acreditar?
- O que significa pertencer?
- O que significa se tornar?
A presidente geral das Moças, Emily Belle Freeman, conversa com uma moça após um devocional para jovens e jovens adultos solteiros em Barrigada, Guam, na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025. 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 10 |
Acreditar
Citando o apóstolo Pedro como um exemplo de crença em Cristo, ela disse: “Pedro provavelmente se via como um pescador comum, mas não era isso que Jesus Cristo via nele. O Senhor viu algo mais”.
Depois de uma noite de pesca malsucedida, Pedro venceu o cansaço, as dúvidas e o medo e, com relutância, lançou seu barco “ao mar alto”, conforme instruído por Jesus. Esse ato de fé foi recompensado com o grande milagre de suas redes ficarem tão cheias de peixes que se romperam. Mais tarde, Pedro andou sobre as águas com o Salvador. Por fim, sua fé cresceu muito e ele prestou um testemunho poderoso da divindade de Jesus Cristo a seus amigos.
“Pedro sabia o que era acreditar em Jesus Cristo, pertencer a Seu reino e tornar-se o melhor de si”, disse a presidente Freeman. “Chegará um dia em que Jesus dirá a vocês: ‘Faze-te ao mar alto’. Nós também seremos convidados pelo Salvador a exercer fé apesar de nossas dúvidas e medos”.
A presidente Freeman enfatizou o poder de “acreditar muito” e citou como exemplos frequentar o seminário diário matutino e servir missão.
Falando aos muitos missionários de tempo integral presentes, ela reconheceu que, em alguns dias, “[fazer]-te ao mar alto” pode exigir coragem extra, especialmente quando trabalhamos diligentemente como Pedro, mas nada parece acontecer. “Apesar das dificuldades, você sempre acorda às 6h30, lê as escrituras e coloca sua gravata ou vestido”, observou a presidente Freeman, “porque deseja encontrar Cristo”.
A presidente Freeman contou a história de Davi e Golias como um exemplo de “acreditar muito”. Usando os talentos e habilidades com os quais o Senhor o havia abençoado, o menino Davi pôde fazer o que nenhum outro israelita tinha a coragem ou fé para fazer — matar, com uma funda de pastor e uma pedra, o gigante Golias, que estava fortemente armado.
“Como David conseguiu esse tipo de crença?”, perguntou a presidente Freeman. “Ele fez exatamente o que o Pai Celestial nos mandou fazer desde o princípio dos tempos.”
Pertencer
A presidente geral das Moças, Emily Belle Freeman, é recebida no aeroporto de Pohnpei, na Micronésia, na quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025. 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 14 |
Ao responder à pergunta: “O que significa pertencer?”, a presidente Freeman contou a parábola descrita no livro de Lucas, no Novo Testamento, sobre o homem que planejou uma grande ceia para a qual ele chamou convidados. Aqueles que receberam o convite inicial inventaram desculpas e não compareceram. Assim, o anfitrião do jantar, que simboliza Deus, enviou seu servo para trazer “os pobres, e aleijados, e coxos e cegos” à festa e para ir aos “caminhos e valados, e [forçá-los] a entrar para que a minha casa se encha” (ver Lucas 14).
A presidente Freeman explicou que somos os servos que foram chamados por nosso Pai Celestial para sair e convidar outras pessoas a desfrutar da felicidade disponível na Igreja de Jesus Cristo. Ela citou o élder Patrick Kearon, do Quórum dos Doze Apóstolos, que disse: “Esta é a Igreja da alegria. Esta é a Igreja à qual pertencemos”.
A presidente Freeman acrescentou: “Esta é a Igreja de Jesus Cristo, e Ele nos convida para aventuras! Esta é a Igreja aonde as pessoas vêm para encontrar pertencimento, um lugar ao qual podem vir para encontrar pessoas que as receberão e mostrarão que elas pertencem”.
Tornar-se
Para responder à pergunta: “O que significa se tornar?”, a presidente Freeman ensinou extensivamente com base no guia Força dos Jovens.
Quando o guia Força dos Jovens foi apresentado pela primeira vez, o élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, prometeu que ele “mudaria nossa vida”. O livreto inspirado ajudará os jovens da Igreja a “viver de maneira elevada e sagrada”, explicou ela. Ela desafiou os jovens a ponderar e se perguntar se o livreto os tem ajudado a encontrar Cristo de uma maneira como nunca fizeram antes. “É nisso que gosto de pensar cada vez que olho para este livro”, disse ela.
A presidente geral das Moças, Emily Belle Freeman, visita alunos do seminário que frequentam a Escola Central da Ilha Pohnpei, em Pohnpei, Micronésia, na sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025. A presidente Freeman foi professora do seminário por oito anos. 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 8 |
A presidente Freeman observou como o ministério do Salvador começou com um convite a um pescador, mas agora a mensagem do evangelho está “enchendo o mundo inteiro, e nós podemos fazer parte dessa incrível aventura”.
Após o devocional, Lillie Martin, uma jovem que estava na congregação em Santa Rita, ficou impressionada com os ensinamentos da presidente Freeman sobre pertencimento. “Realmente não importa se todas as outras pessoas deixam você de lado”, disse ela. “Jesus tem um lugar para você. É maravilhoso!”
“Gostei da ênfase em ver a fé em Cristo como uma aventura”, disse Reid Fillmore, da congregação em Yigo. “Fé não é só crer. É sair e fazer!”
Capela do Ramo Mwan em Chuuk, Micronésia, onde a presidente geral das Moças, Emily Belle Freeman, ministrou no sábado, 15 de fevereiro de 2025. 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 23 |
De Guam, a presidente Freeman viajou para as ilhas de Pohnpei e Chuuk, no Pacífico ocidental, a fim de se reunir com jovens e jovens adultos, assistir a uma aula do seminário e ministrar a famílias e pessoas. Ela também viajou de barco para as pequenas ilhas de Romanum e Tonoas, onde se encontrou com santos dos últimos dias e amigos da Igreja.