Ajuda Humanitária faz doação de 115 cadeiras de rodas no Amapá

Com o propósito de reforçar a cidadania e o amor ao próximo, o Programa de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou durante a manhã de sábado, 26 de janeiro, a entrega de 115 cadeiras de rodas para portadores de necessidades especiais carentes do Estado do Amapá.

Foram contemplados moradores de Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão e Santana, em parceria com a ADFAP - Associação dos Deficientes Físicos do Amapá, Casa do Índio e Abrigo São José, entidades que darão todo o apoio aos cadeirantes e suas famílias.

A atitude da Igreja, que possui um departamento de Bem Estar com o objetivo de auxiliar àqueles que necessitam de ajuda, independente da religião que professem, comoveu a cidade. O evento foi amplamente divulgado em rádios, canais de tv e jornais impressos durante a semana anterior à cerimônia de doação.

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de entrega das cadeiras de rodas, realizada na capela da Igreja. Além dos cadeirantes e seus familiares, estavam presentes voluntários do Programa  Mãos que Ajudam (programa de ajuda comunitária da Igreja), líderes eclesiásticos e autoridades locais, entre elas: representando o governador do Amapá, Joelson Mira; a diretora do abrigo São José, Terezinha Cardoso; a representante dos cadeirantes, Irene Gomes; representante da secretaria de Saúde do município, Daniela Pinheiro; Diretor do Detran, Delegado Savio Pinto; Representante da prefeitura de Macapá, Besaliel Rodrigues e o prefeito de Laranjal do Jari, Zeca Madeireiro.

A entrega das cadeiras de rodas foi memorável e envolveu todos na alegria de dar e receber. Nos rostos dos que precisam delas podiam-se ver sorrisos e olhos marejados. Foi uma oportunidade única de seguir o exemplo do Salvador através do serviço ao próximo.

Para Neide Araújo, cadeirante, o sentimento está renovado: “Eu estava muito triste e agora isso é uma grande felicidade não só pra mim, mas para todos os deficientes”. Já Ismael Carlos, cadeirante, comentou: “É um dia muito bom para nós”.

Durante a cerimonia, Joel Mira, representando o Governador do Estado, afirmou: “Queremos parabenizar a Igreja de Jesus Cristo pelo evento de hoje e por tudo o que tem feito pelo povo do Amapá. O governo quer desenvolver parcerias em conjunto com a Igreja”.

O presidente da Estaca Macapá, Rodrigo Jansen, estendeu seus agradecimentos às pessoas presentes e em especial aos voluntários do projeto. Falou sobre a importância de ajudar ao próximo e explicou o papel da Igreja na sociedade. Disse que os membros da Igreja “são ensinados a não só ter fé, mas mostrar através das obras. As palavras convencem, mas o exemplo arrasta”. Falou, ainda, que “Não queremos oferecer somente cadeiras de rodas, temos muito mais a oferecer, principalmente no aspecto espiritual”.

O cadeirante José Adriano seguiu o conselho do Presidente Jansen e uniu-se à Igreja por meio do batismo naquele mesmo dia. Ele conheceu a Igreja em dezembro, em outro projeto de ajuda humanitária no qual  foi reformado o ônibus da ADFAP, quando começou a frequentar a Igreja e a receber os missionários em sua casa. Adriano vai sozinho à Igreja utilizando transporte público.

A entrega das cadeiras aconteceu de forma ordenada por voluntários que também abrilhantaram a cerimônia com apresentações musicais. Equipe da TV Tucuju fez imagens do evento e apresentou no fechamento de seu jornal do meio dia, Estado é Notícia. Após o evento, o Presidente Jansen foi entrevistado ao vivo no estúdio do Jornal Amazônia TV, da rede Globo, onde explicou sobre o desejo da Igreja de sempre ajudar a comunidade.

Notícias publicadas na internet pela mídia local:

•    Portal Extra: http://www.portalextra.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=5402
•    Diário do Amapá: http://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/principal/cidade/1219-acao-humanitaria-distribui-mais-de-cem-cadeiras-de-rodas-a-entidades-filantropicas

Texto: Michelle Sá e Fábio Nascimento
Fotos: Departamento de Assuntos Públicos