Amapá tem encontro inter-religioso histórico em capela mórmon

Um momento histórico, assim foi definido por todos os participantes o I Encontro de Liberdade Religiosa, organizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que ocorreu na quinta-feira, 26 de setembro, e reuniu lideranças religiosas e governamentais de Macapá.

“Solidariedade e respeito entre as entidades religiosas” foi o tema do evento. De acordo com a coordenação do encontro, liberdade religiosa é uma responsabilidade social de todos, ajudar as pessoas é fundamental.

O secretário municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Gilvano Moraes, que representou o prefeito Clécio Luís, ressaltou a importância do trabalho social das entidades religiosas no município, que contribui na melhoria da vida das famílias em situação de risco. “Ações e campanhas sociais realizadas pelas Igrejas e entidades religiosas ajudam no combate à pobreza, e sempre terão nosso apoio. A Semast conta com vários projetos e está de portas abertas para as entidades”, informou.

De acordo com a apresentação do diretor de Assuntos Públicos da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Fábio Nascimento, as restrições à liberdade religiosa cresceram de maneira geral, inclusive em países ocidentais que tradicionalmente impõem poucos limites à prática da fé. “Há estudos e pesquisas que apontam que com a liberdade religiosa respeitada e concedida a todos os cidadãos toda a sociedade ganha, com mais harmonia, paz, e inclusive, crescimento social e econômico. Por isso a importância de momentos como esse, onde junto podemos construir uma parceria de união, respeito e pensando no bem comum”, ressaltou Fábio.

O Pastor adventista Alan John falou sobre a parábola do Bom Samaritano, relato da Bíblia contado por Jesus Cristo para ensinar o respeito ao próximo que possui crenças diferentes, um exemplo de combate à intolerância religiosa. Já o Dr. João Carlos, advogado da Igreja Adventista que veio de Belém para o evento, falou da importância da Liberdade de crença, que “não há excesso de liberdade se as pessoas livres são responsáveis”.

Representando as religiões de matriz africana, Jorge Alberto (Poka) citou que “enquanto estamos aqui falando de respeito, templos estão sendo invadidos e depredados; que sejamos um exemplo de mudança; este evento é uma revolução”. Em seguida, o jornalista e radialista Ivo Cannuty, que é católico, elogiou muito a iniciativa de um evento inter-religioso na região, abrindo um diálogo importante entre as diferentes crenças e promovendo a paz.

Durante o encontro foi discutida uma campanha de arrecadação de donativos para o Natal, que será coordenada pela Prefeitura de Macapá, em parceria com as entidades que participaram do evento. Também foi definida uma nova reunião em outubro para iniciarem a campanha. Entidades religiosas que não participaram do encontro e vereadores do município foram convidados para integrarem a ação.

Participaram do encontro líderes religiosos dos Cultos Afros, Igreja Adventista do 7º Dia e Federação Espírita, o presidente da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Delzimar Ferreira, o ouvidor-geral do Estado do Amapá, Raimundo Lima e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Jorge Maciel. No total, 75 pessoas participaram do encontro.

Um coral de missionários mórmons, um cantor adventista e uma cantora mórmon apresentaram belas canções durante o evento. Um grupo de religiosos afros apresentou uma saudação chamada de Canto para Oxalá (Jesus Cristo), em yorubá.

O website da Prefeitura de Macapá destacou o evento: http://www.macapa.ap.gov.br/noticia.php?cod=743

Texto: Pérola Pedrosa, da Prefeitura Municipal de Macapá (com adaptações feitas pelo departamento de Assuntos Públicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias).
Fotos: Stephany Dantas e Fábio Nascimento.