Notícias em Destaque

Anunciadas mudanças de idade para os programas dos jovens

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias acaba de anunciar uma importante mudança no programa dos Jovens. A partir de janeiro de 2019 crianças de 11 serão avançadas às classes da ORM e serão ordenadas ao Sacerdócio Aarônico no início do ano em que completam 12 anos, e não mais após o aniversário.

 

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, nesta sexta-feira dia 14 de dezembro, uma mudança destinada a fortalecer as crianças e os jovens por meio do aumento da fé em Jesus Cristo, maior compreensão de Seu evangelho e maior união com Sua Igreja e seus membros.

Veja a carta completa da Primeira Presidência, bem como perguntas frequentes, abaixo. Uma versão em PDF da carta e das questões também estará disponível aos líderes.

14 de dezembro de 2018

Para: Autoridades Gerais; Presidências Gerais Auxiliares; Setenta da área; Presidentes de Estaca, Missão, Distrito e Templo; Bispos e Presidentes de Ramo; Conselhos de estaca, distrito, ala e ramo

(Para ser lido na reunião sacramental)

Caros irmãos e irmãs

Avançamento dos Grupos de Idade para Crianças e Jovens

Desejamos fortalecer nossos amados filhos e jovens através do aumento da fé em Jesus Cristo, da compreensão mais profunda de Seu evangelho e de maior união com Sua Igreja e seus membros. Para esse fim, temos o prazer de anunciar que em janeiro de 2019 as crianças completarão a Primária e começarão a frequentar as classes da Escola Dominical dos Jovens, das Moças ou os quóruns do Sacerdócio Aarônico no início de janeiro do ano em que completarem 12 anos. Igualmente, o avanço das jovens pelas classes das Moças ou dos rapazes pelos quóruns do Sacerdócio Aarônico se darão como grupos de idade no início de janeiro do ano em que completam 14 e 16 anos.

Os rapazes poderão ser ordenados ao ofício apropriado do sacerdócio em janeiro do ano em que completarem 12, 14 e 16 anos. Moças e rapazes ordenados serão elegíveis para receber recomendações para o templo de uso limitado a partir de janeiro do ano em que completam 12 anos. A ordenação a um ofício do sacerdócio para rapazes e a obtenção de uma recomendação para o templo de uso limitado para moças e rapazes continuarão a ser assuntos individuais, baseados em dignidade, prontidão e circunstâncias pessoais. As classificações e a obtenção de recomendações de uso limitado ocorrerão todo o mês de janeiro.

Encorajamos os líderes locais a implementarem essas mudanças ao longo de janeiro de 2019. Informações adicionais são fornecidas em anexo e também estão disponíveis em childrenandyouth.lds.org.

Atenciosamente,

Russel M. Nelson

Dallin H. Oaks

Henry B. Eyring

Perguntas Frequentes

Os líderes da Igreja desejam fortalecer as crianças e os jovens por meio do aumento da fé em Jesus Cristo, da compreensão mais profunda de Seu evangelho e de maior união com Sua Igreja e seus membros. A partir de janeiro de 2019, as crianças completarão a Primária e os jovens avançarão de classe ou de quórum como grupos de idade, em vez de em seus aniversários. A ordenação aos ofícios do Sacerdócio Aarônico e a obtenção de uma recomendação para o templo de uso limitado continuarão a ser baseadas em dignidade individual, prontidão e circunstâncias pessoais e geralmente ocorrerão em janeiro.

  1. Qual é o cronograma para o avanço do grupo etário?

As crianças completam a Primária e começam a frequentar a Escola Dominical dos Jovens, a classe abelhinhas ou diáconos no início do ano em que comemoram 12 anos. As moças avançam entre as classes das Moças e os rapazes entre os quóruns do Sacerdócio Aarônico em janeiro do ano em que completam 14 e 16. O avançamento ocorrerá como grupos etários, não nos aniversários individuais de crianças e jovens.

Algumas crianças ou jovens podem não serem avançadas entre organizações, classes ou quóruns de acordo com a programação devido a circunstâncias pessoais. O bispo e os pais se aconselham para decidir o que é melhor para cada criança ou jovem.

  1. Quando os rapazes podem ser ordenados a um ofício do Sacerdócio Aarônico? Quando é que moças e rapazes são elegíveis para obter uma recomendação para o templo de uso limitado?

Os rapazes poderão ser ordenados ao ofício apropriado do sacerdócio em janeiro do ano em que completarem 12, 14 e 16 anos. Geralmente, as ordenações ocorrerão durante o mês de janeiro. Moças e rapazes ordenados terão direito a uma recomendação para o templo de uso limitado a partir de janeiro do ano em que completarem 12 anos. No entanto, ser ordenados a um ofício do sacerdócio para rapazes e receber uma recomendação para templo de uso limitado para rapazes e moças continua a ser baseados em dignidade, prontidão e circunstâncias pessoais.

  1. A idade para ordenar os rapazes aos ofícios do sacerdócio é estabelecida doutrinariamente?

Não. As idades para a ordenação aos ofícios do Sacerdócio Aarônico variaram ao longo da história da Igreja. Veja a tabela a seguir:

Histórico da Idade para Ordenações

Antes de 1877: Nenhuma idade especificada; principalmente homens adultos e alguns meninos, com idades entre 8 e acima

1877: Nenhuma idade especificada; principalmente jovens, com idades entre 9 e 19 anos

1908: Diáconos: 12–14; Mestres: 15–17; Sacerdotes: 18–21

1934: Diáconos: 12–14; Mestres: 15–16; Sacerdotes: 17–18

1954: Diáconos: 12–13; Mestres: 14–15; Sacerdotes: 16-19

2012: Diáconos: 12–13; Mestres: 14–15; Sacerdotes: 16–18

  1. Quando esses ajustes devem ser implementados?

Os líderes locais devem implementar esses ajustes ao longo de janeiro de 2019. O avançamento entre as classes e as organizações geralmente ocorre no início de janeiro. No entanto, os apoios e as ordenações podem durar durante todo o mês para acomodar aos horários familiares e de entrevistas.

  1. Quando as entrevistas com jovens serão realizadas?

O bispo entrevista cada moça quando ela termina a Primária e inicia em uma classe da Organização das Moças. Ele entrevista cada rapaz quando o jovem completa a Primária e quando entra para um quórum e é ordenado a um ofício do sacerdócio. Os jovens de 12 a 15 anos devem se encontrar com o bispo anualmente e com um de seus conselheiros em outra ocasião durante o ano. Os jovens de 16 a 18 anos devem reunir-se com o bispo duas vezes por ano.

  1. Os bispados reconhecem na reunião sacramental aqueles que completam a Primária, aqueles que entram para uma nova classe ou quórum e os jovens que são ordenados a um ofício do sacerdócio?

Os bispados não reconhecem crianças e jovens na reunião sacramental quando avançam entre organizações, classes e quóruns. Os rapazes que estão sendo ordenados a um ofício do sacerdócio são apresentados na reunião sacramental para um voto de apoio. Eles não sobem ao púlpito, mas ficam na congregação à medida que seus nomes são apresentados e são apoiados.

  1. A data de transição para a avanço do grupo etário deve ser sempre em janeiro?

Não. Em áreas do mundo onde janeiro não é uma data de transição natural, as áreas podem implementar essas mudanças com base na data de transição local.

  1. O que muda nas aulas da Primária e da Escola Dominical dos Jovens?

Crianças de onze anos que completaram a Primária frequentam a Escola Dominical dos Jovens. Cada presidência da Escola Dominical organiza jovens de 11 a 18 anos em classes de acordo com a idade. As classes podem ser organizadas para cada faixa etária ou podem ser combinadas para mais de um grupo etário. A classe da Primária Valorosos 11 será descontinuada.

  1. Os jovens que ainda não tenham 12 anos podem frequentar acampamentos? Os jovens que ainda não tenham 14 anos podem participar de bailes e conferências de jovens?

Sim. Geralmente os jovens de uma classe ou quórum podem gozar dos privilégios apropriados para essa classe ou quórum. Com a aprovação dos pais, as abelhinhas e os diáconos podem participar dos acampamentos antes dos 12 anos de idade. Da mesma forma, meninas moças e mestres podem participar de bailes e conferências de jovens antes de seus 14 anos. No entanto, uma moça ou um rapaz deve ter pelo menos 16 anos de idade antes de começar a namorar (ver Para o Vigor da Juventude, 2011, p. 4).

  1. Os jovens que ainda não tenham 14 anos podem ter designações de ministradores?

Sim. Todas as meninas moças e mestres podem ser convidados a participar do programa de ministração e receber atribuições. Eles não precisam esperar por seus 14 anos completos.

  1. Como essas mudanças afetam os dias de atividades da Primária?

Onde for prático, a Primária continua a realizar dias de atividade para meninas e, fora dos Estados Unidos e Canadá, para meninos. As crianças podem começar a frequentar os dias de atividade em janeiro do ano em que completam 8 anos e continuam até completar a Primária.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.