Casa do Élder Faust se torna o primeiro marco histórico oficial da Igreja no Brasil

O marcador representa um símbolo do crescimento da Igreja e uma lembrança dos missionários e líderes que serviram no Brasil.

Durante a cerimônia de dedicação do novo Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, ocorrida dia 20 de janeiro, o presidente da Área Brasil, Marcos A. Aidukaitis, anunciou um importante fato para a história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil e também no mundo. O presidente Aidukaitis leu o seguinte documento preparado pelo departamento de História da Igreja:

Em 12 de dezembro de 2018, foi colocado um marcador na antiga casa onde morou o Élder James E. Faust, aqui no Brasil. Esta não é uma placa comemorativa, mas um marcador, pois representa um momento singular da Igreja. Significa que esta casa foi declarada pela Igreja oficialmente como um local histórico reconhecido pela Sede da Igreja aqui no Brasil. O primeiro na Área Brasil – Um Marco na História da Igreja.

Esta casa foi comprada pela Igreja em 1975. Élder Faust morou nela entre 1975 a 1977, época que trabalhou como Supervisor da Área (nesta época, ainda não havia Presidência de Área), neste período acompanhou a construção do Templo de São Paulo. Esta casa serviu como sede da Igreja no Brasil, onde foram feitas diversas reuniões de treinamento com a liderança das estacas. Também esta casa serviu como 1º Centro de Treinamento Missionário da Igreja aqui no Brasil, e atualmente serve como escritório da Missão Brasil São Paulo Oeste.

O título do marcador representa um símbolo do crescimento da Igreja e uma lembrança dos missionários e líderes que serviram neste país.

O processo para tornar esta casa um local histórico, levou um pouco mais de dois anos de preparação, entre a elaboração do texto final, a escolha da foto e a aprovação de dois Comitês Históricos na sede da Igreja. Agora a casa faz parte do patrimônio histórico da Igreja, não podendo ser vendida e sim preservada por conta de sua importância e valor histórico da Igreja aqui na Área Brasil.

Após o anúncio, o presidente Aidukaitis comentou que “o país todo se tornará melhor, mais justo, livre e com progresso para todos”, isso por conta do “do crescimento do Reino de Deus e da fidelidade dos membros, mais do que qualquer decisão de Brasília”.

Uma placa foi instalada em frente ao prédio com os seguintes dizeres:

Uma Casa Missionária

Esta casa é um símbolo do crescimento de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil e uma lembrança dos missionários e líderes que serviram neste país.

Um dos primeiros missionários da Igreja no Brasil foi o Élder James E. Faust. Quando ele chegou, em 1939, havia menos de duzentos membros no país inteiro. Ele voltou ao Brasil em 1975 e serviu como supervisor de Área até 1977. Durante essa designação, morou nesta casa, que ele ajudou a comprar em favor da Igreja. Por um tempo, esta casa foi a sede da Igreja no Brasil e, nos anos subsequentes, várias Autoridades Gerais da Igreja moraram aqui antes de ela passar a ser a casa e o escritório de uma missão.

Num período posterior de sua vida, o Élder Faust fez visitas frequentes ao Brasil como apóstolo e conselheiro na Primeira Presidência. Em reconhecimento por toda uma vida de serviço no Brasil, os membros afetuosamente o chamavam de “O Apóstolo Brasileiro”, e a Câmara Municipal de São Paulo lhe concedeu o título honorário de “Cidadão Paulistano”. Na época de seu falecimento, em 2007, o Élder Faust havia observado a Igreja crescer no Brasil até chegar a ter mais de um milhão de membros. Esse crescimento foi para ele “motivo de grande admiração e assombro” e um testemunho de que “esta é a obra de Deus”.

Homenagem de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 2018.