Centenas de voluntários unem-se para ajudar desabrigados das enchentes no RS

Ao longo dos últimos dois meses, centenas de voluntários, do Programa Mãos que Ajudam, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parceria com empresas privadas, Poder Público, Defesa Civil e outros, realizaram diversos mutirões para montar milhares de cestas básicas, kits de higiene e diversos itens para enviar às localidades que foram atingidas pelas enchentes do Rio Uruguai. Milhares de famílias perderam tudo e ficaram desabrigadas.

Numa iniciativa da liderança eclesiástica da Igreja de Jesus Cristo e numa coordenação com os conselhos de assuntos públicos – diversos voluntários de todas as idades foram convidados a participar e a resposta foi imediata, centenas apareceram e dispuseram-se a doar horas e horas a serviço do próximo, num exemplo prático do seguir o exemplo de Jesus Cristo.

Por exemplo, desde que aconteceu começou no estado, os voluntários estão em atividades constantes. Segundo a liderança local, faz um mês que que em alguns dias da semana, voluntários do Mãos que Ajudam de toda a Porto Alegre e região Metropolitana, como: Gravataí, Canoas, Canoas Norte, São Leopoldo e Novo Hamburgo estão atuando em numa parceria com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul na triagem das roupas que chegam diariamente na Defesa Civil. As roupas tem sido separadas e embaladas para serem enviadas para todos os municípios atingidos.

Além disso, as estacas Porto Alegre Norte, Porto Alegre, Porto Alegre Sul, Porto Alegre Moinhos de Vento, Porto Alegre Partenon e Canoas Norte, concluíram o projeto de arrecadação de alimentos para fornecer cestas básicas para os desabrigados. Ao todo foram  cinco toneladas de alimentos embalados e doados para a Defesa Civil que no mandou esses alimentos juntamente com as 10 toneladas que o Consulado Alemão doou, para a cidade de Uruguaiana que foi uma das mais afetadas. Cristiane Baptista, uma das coordenadores da ação, descreve seus sentimentos com as seguintes palavras: “Tem sido muito doce  servir nessa ação. Cada vez mais eu amo esse trabalho e agradeço muito ao Pai Celestial por ter chamado a meu esposo e a mim para essa Obra”.

Além dos projetos citados, Passo Fundo foi a primeira região a mobilizar voluntários e ajudar nas enchentes. Dois dias depois das chuvas, eles montaram uma equipe entre membros e missionários da Igreja de Jesus Cristo e junto com a Defesa Civil fizeram triagem das doações e ajudaram na distribuição de mantimentos para o norte do Estado.

Fonte - Cristiane Grahl Baptista – Diretora de Assuntos Públicos do Conselho de Coordenação Porto Alegre Norte