6e5aaabda54c770508f87deed5c7b099f5b752c5.jpeg

Relatório anual de 2021: Como a Igreja de Jesus Cristo cuidou dos filhos de Deus em 2021

A Igreja doou 906 milhões de dólares e os santos dos últimos dias prestaram mais de 6,8 milhões de horas em serviço

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias envolveu-se em 3.909 projetos humanitários em 188 países em 2021. Essa assistência, que teve um aumento em 2020, inclui 906 milhões de dólares em despesas e mais de 6,8 milhões de horas de serviço voluntário.

Essas informações estão incluídas no relatório anual de 2021 (disponível em inglês) de A Igreja de Jesus Cristo sobre cuidar dos filhos de Deus em todo o mundo. Para um resumo das ações realizadas no Brasil, acesse este relatório.

“Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, comprometemo-nos a viver os dois grandes mandamentos: amar a Deus e amar ao próximo (ver Mateus 22:37–39)”, escreveu a Primeira Presidência na introdução do relatório. “Como Igreja, somos abençoados por ter a capacidade, as conexões globais e os recursos para seguir Sua admoestação. (…) Somos gratos pelas ofertas abnegadas e fiéis de membros e amigos da Igreja que tornam isso possível. Convidamos todos a estarem ‘[ocupados] zelosamente numa boa causa’ (Doutrina e Convênios 58:27) à medida que continuamos a fortalecer uns aos outros por meio do serviço.”

{Vídeo em Inglês}

Informações adicionais do relatório estão contidas abaixo.

Iniciativas humanitárias mundiais

• 1,74 milhão de pessoas ajudadas por meio de projetos de obtenção de água potável e saneamento.
  • Mais de 600 mil alunos serviram por meio de iniciativas educacionais.
  • 135 projetos de mobilidade em 57 países e territórios.
  • 104 projetos de segurança alimentar em todo o mundo.

Em todos os projetos, a colaboração foi fundamental. A Igreja trabalhou com muitas organizações para prover apoio aos necessitados. Essas organizações incluem a: Concern Worldwide, Catholic Relief Services, UNICEF USA, Water for People, WaterAid, CharityVision e a Lions Club International Foundation. As iniciativas melhoraram a precaução alimentar, a água potável e os sistemas de saneamento. Também possibilitaram maior acesso a cuidados oftalmológicos, vacinas, auxílio para cadeiras de rodas e mobilidade e o cuidado materno e de recém-nascidos para milhares de pessoas em todo o mundo.

Portas para uma educação de qualidade foram abertas pelo próprio Fundo Perpétuo de Educação da Igreja, pelo programa Benson Scholarship, pela BYU–Pathway Worldwide, pelo EnglishConnect e pelos programas destinados a refugiados e a pessoas desalojadas em todo o mundo.

{Vídeo em Inglês}

Resposta a situações de emergência

• 1 bilhão de doses de vacinas distribuídas.
  • Mais de 36 mil toneladas de alimentos doados.
  • Mais de 105 mil doadores de sangue em unidades de doação organizadas pela Igreja.
  • 199 projetos de resposta a emergências em 61 países e territórios.
  • 585 projetos envolvendo a Covid-19 em 76 países e territórios.

As doações de sangue foram um componente essencial da resposta a emergências da Igreja de Jesus Cristo em 2021. Nos Estados Unidos, a Igreja tem um relacionamento de longa data com a Cruz Vermelha Americana desde o final do século 19. Os santos dos últimos dias não apenas doam sangue frequentemente, mas também auxiliam no agendamento e na divulgação de doações, no recrutamento de pessoas e no auxílio com as necessidades logísticas no dia das doações.

“Muitos membros da Igreja partilham o dom da vida doando sangue”, disse Gail McGovern, CEO da Cruz Vermelha Americana: “Recebemos cem mil bolsas de sangue de doadores da Igreja todos os anos. Não há nenhuma organização ou instituição no mundo que participe tanto. Particularmente, fico admirado com o compromisso, com a fé e com o serviço dos membros da Igreja”.

Missionários, membros voluntários e o programa Servir Agora

• Mais de 26 mil toneladas de mercadorias recicladas pelas Indústrias Deseret.
  • 137.458 participantes em grupos de autossuficiência.
  • 62 mil novos voluntários locais da comunidade cadastrados no ServirAgora.
  • 21.500 novos projetos voluntários do ServirAgora foram criados.
  • 11.329 missionários de Bem-Estar e Autossuficiência e voluntários de longo prazo.
  • Participação de 9.054 funcionários das Indústrias Deseret.
  • 2.800 reuniões do Programa de Recuperação de Dependências por semana em 30 países e em 17 idiomas.
  • 2.500 novas organizações cadastradas no ServirAgora.

Além dos esforços humanitários organizados da Igreja, os santos dos últimos dias despenderam inúmeras horas ministrando em sua própria comunidade, envolvendo-se em projetos de serviço comunitário e muito mais.

“Expressamos nossa sincera gratidão a todos os que generosamente doaram ou ofereceram seu tempo e seus esforços a essas causas humanitárias”, conclui o relatório de 2021. “Seu serviço não passou despercebido. Muitos doam seus recursos por meio do Departamento de Filantropia da Igreja, de modo on-line ou por meio de seus bispos. Graças a suas contribuições de tempo, recursos, energia e compaixão, conseguimos fazer a diferença na vida de milhares de pessoas em todo o mundo e aprender com aqueles que foram atendidos”.

Confira o relatório anual de 2021 (disponível em inglês) e para um resumo das ações realizadas no Brasil, acesse este relatório.