SALA DE IMPRENSA Blog

Deixando o Senhor presentear-lhe com uma união eterna

Tudo o que o Senhor fez é bom. E toda e qualquer coisa que Ele fez tem o propósito de revelar Sua Glória e demonstra Seu amor imensurável por nós.  Quando um homem e uma mulher se unem pelos laços do matrimônio, isso inclui a promessa de comprometimento e fidelidade aos convênios feitos por ocasião do casamento e selamento na Casa do Senhor para que o casal construa uma família em princípios que os levarão à eternidade.

Em “A Família: Proclamação ao Mundo”, declarada pela Primeira Presidência em setembro de 1995, é explicado que “O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares.” 1

Uma das mais sublimes e inspiradas definições de amor foi dada pelo Presidente Spencer W. Kimball, que diz: “Uma pessoa pode sentir-se imediatamente atraída por outra, mas o amor vai muito além da atração física. É algo profundo, inclusivo e abrangente. A atração física é apenas um de vários elementos; é preciso haver fé, confiança, compreensão e união. É preciso haver ideais e padrões comuns. Deve haver grande devoção um ao outro e companheirismo. O amor inclui pureza, progresso, sacrifício e altruísmo. Esse tipo de amor nunca se cansa ou se enfraquece, mas continua a viver em meio a enfermidades e pesares, pobreza e privações, triunfos e decepções, no tempo e na eternidade. Para que o amor continue a existir, deve haver um aumento constante de confiança e compreensão, de expressões sinceras e frequentes de gratidão e afeto. Cada um deve esquecer a si mesmo e preocupar-se constantemente com o outro. Os interesses, esperanças e objetivos devem convergir continuamente para o mesmo ponto." 2

family portrait bridge 1119105
O casamento é a primeira instituição para a formação de uma família. É necessário que seja valorizado, contemplado, priorizado, trabalhado, para que ambos estejam unidos e dispostos a construírem juntos uma família onde o Evangelho de Jesus Cristo seja ensinado e, principalmente, vivido por exemplo.

Elder Russell M. Nelson, num encontro com portadores do sacerdócio, explicou que “A autoridade do sacerdócio foi restaurada para que as famílias sejam seladas para a eternidade. Portanto, irmãos, a sua obrigação mais importante no sacerdócio é fortalecer seu casamento — cuidar, respeitar, honrar e amar sua esposa. Sejam uma bênção para ela e para seus filhos.” 3

Elder James E. Faust em um de seus livros disse que, “No casamento, nenhum é superior; cada um tem uma responsabilidade primordial e divina diferente. A principal dessas responsabilidades para as esposas é a vocação da maternidade. Acredito firmemente que o nossas queridas irmãs fiéis desfrutam de um enriquecimento espiritual especial que é inerente à sua natureza." 4

Alguns princípios básicos para desenvolver esses princípios como casal e posteriormente em família podem ser:

1.    Incluir o Senhor em todas as decisões, nas orações e atividades.
2.    Estabelecer suas ações em princípios do Evangelho.
3.    Colocar como prioridades o casamento e a família, como cônjuges e pais.
4.    Dedicar tempo de qualidade ao outro e ser atencioso com os filhos.
5.    Ler as escrituras sagradas em família e como casal.
6.    Trabalhar em conjunto e incansavelmente para atingir unidade.
7.    Aplicar os princípios básicos do Evangelho de fé, arrependimento e perdão no dia a dia.
8.    Aprender a comunicar-se com respeito, aceitação e humildade.
9.    Seguir o exemplo de amor do Salvador.
10.    Receber e reconhecer as diferenças inclusivamente.

Devido a diversas situações e motivos do dia a dia, muitas vezes sabemos que não estamos fazendo nossa parte, ou achamos que a responsabilidade de fortalecer a família é sempre do outro. O ideal é que todos contribuam e tomem a responsabilidade de ajudarem a fortalecer um ao outro.

Que cada cônjuge entenda a importância de exercer fé no Senhor e viver em retidão, contribuindo sinceramente para a alegria e o sucesso do casamento e da família. Que cada membro possa atingir a medida de sua criação sendo fiel aos convênios do casamento e selamento com honra. Que cada marido e esposa possa ser o melhor marido, a melhor esposa, e juntos, sempre com a ajuda divina, levarem sua família à eternidade.

Todas as famílias e casamentos podem ser eternos e celestiais. Nosso Pai deseja que cada um de nós possa contemplar todas estas bênçãos. Depende de nós fazermos nossa parte para conseguirmos estar junto de quem amamos para sempre.

1.    A Família: Proclamação ao Mundo,  23 de setembro de 1995
2.    Manual Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Spencer W. Kimball, “Capítulo 17: A Lei da Castidade” , 2006.
3.    Fortalecer o Casamento, Elder Russell M. Nelson, abril de 2006.
4.    Finding Light in a Dark World, James E. Faust, Salt Lake City, 1995, página 122.

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.