BelemSun_SW_0303-copy.jpg
Comunicado de Imprensa

Corações cheios de alegria e gratidão se renovam ao acompanhar a dedicação do Templo de Belém

Com três sessões presididas pelo Élder Dale G. Renlund, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, foi dedicado neste domingo, dia 20 de novembro, o Templo de Belém – Brasil, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que é o 174º em funcionamento no mundo e o nono no Brasil, iniciando as atividades a partir do dia 1 de dezembro de 2022. Acompanhado por sua esposa, Sister Ruth Renlund, do Élder Carlos A. Godoy, membro da presidência dos Setentas, e sua esposa, Élder Arnulfo Valenzuela e esposa e Élder Adilson Parrella, presidente da área Brasil e sua esposa.

As sessões foram acompanhadas por um público de 850 pessoas dentro de espaços preparados no interior do templo e no alojamento. Além disso, milhares de outros membros assistiram a transmissão em 10 estacas e dois distritos no Estado do Pará e Amapá. Com a dedicação deste edifício sagrado na região Norte do Brasil, os santos destas localidades, não precisarão mais viajar longas horas, como faziam anteriormente, para chegar em um templo e realizar as ordenanças sagradas.

Para Élder Carlos A. Godoy, que foi presidente da missão em Belém, entre foi um momento especial e um sonho realizado participar deste momento solene e histórico. “Nunca imaginei que estaria vivo para ver isto acontecer,” disse Élder Godoy em relação ao templo e sua dedicação, “muito menos estar lá compartilhando uma mensagem. E tenho que agradecer a Élder Renlund, porque ele tornou possível que eu e Monica estivéssemos lá. Somos tão gratos.”

A solenidade iniciou com o assentamento da “pedra de esquina” (principal) do Templo. Élder Renlund expressou seus sentimentos: “este é um dia glorioso para todos no distrito desse templo. Estou seguro de que Deus está satisfeito com o que está acontecendo hoje. Templos não são apenas capelas comuns. Templos são dedicados como sendo a Casa do Senhor onde as mais sagradas ordenanças religiosas são realizadas [...]. Jesus Cristo é a principal pedra de esquina no qual todo o edifício bem ajustado cresce no Senhor. Devido ao sacrifício expiatório de Jesus Cristo este local sagrado abençoará a vida daqueles que vivem e dos que já morreram. Que Deus possa abençoar todos vocês ao participarem desta histórica ocasião”.

Cinco crianças participaram deste momento: Beatriz Gomes Costa, de cinco anos, Sara Sofia, de seis, Thiago Dourado, de 10, Rafael Lameira dos Santos, com oito e Thiago da Silva Cunha, de nove anos. Ao lado de Élder Renlund colocaram cimento na pedra principal. Sara, da Estaca Satélite contou que fez uma oração pedindo para ficar próxima do apóstolo. Ela chegou cedo com a família e brincava no jardim do Templo, quando foi convidada para participar da cerimônia. Desde a mais tenra idade experimentou o poder que provém de uma oração justa. Ao retornar para junto dos pais, expressou “senti muito amor”.

Dedicação

Na porta de entrada do templo, Élder Renlund recepcionou e fez questão de cumprimentar todos os santos apertando a mão de um a um. Durante a sessão, Élder Adilson Parrella lembrou dos primeiros grupos (pioneiros) da igreja em Belém e convidou todos os presentes a saírem do templo determinados a honrar os convênios. Enalteceu a presença da mídia cobrindo a visitação pública dedicação, além de outros formadores de opinião como: governantes, líderes religiosos e comunitários.

Falando em português, Élder Renlund enfatizou que “através dos convênios do templo, nos armamos do poder de Deus e temos a promessa que mesmo os eventos mais desastrosos podem ser sobrepujados pela alegria em Cristo”. Repetiu três vezes “Este é o seu dia” como forma de atender ao convite do Salvador de não procrastinar o dia do arrependimento, de guardar os mandamentos e seguir firme no evangelho.

Na oração dedicatória, o apóstolo pediu que o poder de Deus possa ser sentido em abundância nessa parte do País e que todos que frequentarem o Templo tenham sua fé e diligência renovadas; que o auxílio divino para encontrar e preservar os registros sagrados se faça presente no trabalho desenvolvido na Casa do Senhor e que o País e as liberdades sejam abençoadas e respeitadas.

A alegria tomou conta de todos os santos que participaram deste momento solene. O próximo templo a ser dedicado no Brasil será Brasília.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.