e.holland-5.jpg

Dom Sergio de Deus, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, encontra-se com Élder Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos

A manhã do dia 19 de maio, foi marcada por um momento singular entre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Igreja Católica. Na busca de fortalecer e estabelecer um Relacionamento Inter-Religioso e coordenar possíveis parcerias e atuações em conjunto, baseadas em crenças comuns tais como: Fortalecer a Família, Promover a Fé e Proteger o Direito à Liberdade Religiosa foi realizado um encontro entre Dom Sergio de Deus, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, que estava em visita ao Brasil.

Logo no início da conversa, Élder Marcos Aidukaitis, 2º Conselheiro da Presidência da Área Brasil, enfatizou: “É uma honra para nós recebê-lo aqui nos escritórios da Igreja de Jesus Cristo. Somos admiradores do trabalho grandioso que a Igreja Católica tem realizado com refugiados e com as crianças em nosso país”. A visita que foi coordenada com apoio do irmão Mario Silva, do Departamento de História da Família, contou ainda com a presença do Élder Richard J. Maynes, da Presidência dos Setenta, o irmão Douglas McAllister, Assessor Legal da Igreja e representantes do Departamento de Assuntos Públicos.

Durante a conversa, os participantes puderam expressar seus sentimentos e preocupações em torno de assuntos referentes à Liberdade Religiosa e o Fortalecimento Familiar em nosso país. Dom Sergio fez uma explanação impecável do atual momento do país e quas são suas impressões sobre o Brasil e os brasileiros no que refere-se aos temas apontados. Élder Holland mostrou-se muito interessado e também fez um relato, numa visão geral, de como os Estados Unidos estão com referência a esses assuntos. “Nosso desejo é que possamos atuar juntos em nossas crenças comuns, como a defesa da família” disse, Dom Sérgio de Deus.

Élder Aidukaitis comentou sobre a participação da Igreja de Jesus Cristo, no Colóquio sobre Família realizado no Vaticano em 2014. Dom Sérgio enfatizou: “ A família é o centro de tudo. Se temos um problema, nos voltamos para a família. A família é nosso refúgio. É interessante pensar que o primeiro milagre de Jesus foi num momento familiar, um casamento”. Élder Holland endossou suas palavras e mencionou: “Todo o Plano de Deus volta-se para as famílias”.

Ao longo da conversa, que foi muito amigável, Mario Silva, da História da Família, pode mencionar todo o trabalho realizado com a Igreja Católica com respeito a digitalização de registros. Douglas McAllister, do Departamento Legal, explicou sobre os trabalhos desenvolvidos no Brasil no que tange à Liberdade Religiosa e mencionou o Simpósio que a Universidade Brigham Young realiza anualmente sobre Direito e Liberdade Religiosa. Neste momento Élder Aidukaitis e Élder Holland esboçaram um convite inicial para que Dom Sergio possa pensar na possibilidade de participar desse evento mundial em 2017, na cidade de Provo, Utah. Foi comentado na ocasião que há algumas semanas, Dom Sérgio da Rocha - Presidente da Confederação Nacional de Bispos do Brasil – CNBB - recebeu integrantes da Igreja de Jesus Cristo em seus escritórios em Brasília.

Dom Sérgio de Deus mostrou-se muito desejoso em manter relacionamentos e desenvolver parcerias. Num momento especial, Dom Sérgio presenteou Elder Holland com um livro. Na sequência Elder Holland brincou: “Se é o momento dos presentes temos alguns para o senhor, bispo”. E entregou a ele alguns materiais da Igreja, Cd do Coro do Tabernáculo Mórmon, um livro de sua autoria - e ainda uma estatueta de Jesus Cristo. Ao despedirem-se, mais uma vez Elder Holland manifestou gratidão por Dom Sérgio ter vindo visitar a Igreja: “Muito obrigado por ter vindo nos visitar. Vamos manter contato”.

Fonte – Departamento de Assuntos Públicos Brasil

Fotos: Bruno Gomes – Dep. Publishing Services