O élder Gérald Caussé disse na sexta-feira que preservar e cuidar da Terra e dos filhos de Deus é “uma expressão de amor por nosso Criador e um reflexo de nossa sincera gratidão a Ele”.
O mais novo membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias falou sobre cuidar das criações de Deus no campus da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah, para centenas de pessoas reunidas em duas conferências — uma sobre responsabilidade ambiental e outra sobre a mordomia de cuidar dos necessitados.
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
O convite do Élder Caussé aos presentes foi simples.
“É um convite à ação”, disse o apóstolo de Bordeaux, França. Como discípulos de Jesus Cristo, temos o dever sagrado de manter acesa a chama do amor de Deus em nosso coração e deixar sua luz brilhar em nossas comunidades. O Senhor nos pede que tenhamos consciência do mundo ao nosso redor ― algo mais possível do que nunca em nossa era conectada ― à medida em que permanecemos alicerçados e engajados ativamente nos lugares onde vivemos e servimos.
Ele falou sobre algumas das prioridades de sustentabilidade ambiental da Igreja. Por exemplo, no campo da energia renovável, a Igreja tem mais de 800 instalações que produzem energia solar localmente. Esses projetos estão em 45 países, e pelo menos mais 100 projetos foram aprovados para construção. Ele também observou que a BYU–Havaí está quase terminando uma micro rede solar que abastecerá todo o campus, o Templo de Laie e o Centro Cultural Polinésio.
Além de reduzir o desperdício e economizar fundos sagrados do dízimo, esse enfoque em energia renovável melhora o acesso à educação e a uma vida saudável para muitas pessoas, disse o apóstolo.
“Por exemplo, em muitos países em desenvolvimento, o uso crescente de energia solar pela Igreja, combinado com baterias de reserva e internet via satélite, permite que nossas capelas se transformem em salas de aula virtuais durante a semana”, disse ele. “A BYU–Pathway, que deve alcançar 100 mil alunos matriculados este ano, está crescendo rapidamente graças em parte a essa tecnologia, assim como as aulas de autossuficiência que ensinam coisas como educação financeira, como iniciar novos negócios, boas práticas de saúde e nutrição adequada.”
O élder Caussé também destacou o foco da Igreja em evitar o desperdício de materiais. Além da extensa reciclagem de papel que ocorre no principal centro de impressão de Salt Lake City, a Igreja opera dezenas de lojas de segunda mão das Indústrias Deseret, onde a reciclagem e a venda de produtos doados criam oportunidades de treinamento profissional para milhares de pessoas que enfrentam barreiras para o emprego.
Além disso, nos Estados Unidos e no Canadá, todo o lixo eletrônico da Igreja é desviado de aterros sanitários e é doado ou desmontado e reciclado.
“Na verdade”, disse ele, “muitos computadores usados acabam nas casas dos alunos da BYU–Pathway na África, ajudando assim a remover barreiras para obter educação”.
O apóstolo também falou sobre os esforços da Igreja para a conservação da água. Um exemplo disso é o anúncio feito no início deste ano de que a Igreja instalaria controladores inteligentes em mais de 3 mil capelas no que é conhecido como o "corredor pioneiro" do oeste dos Estados Unidos, que inclui Idaho, Utah, Arizona e partes de Nevada, Wyoming e Montana. A Igreja está acelerando a instalação desses sistemas com cerca de 1.800 unidades programadas para serem instaladas até o final deste ano.
Ele também mencionou os esforços da Igreja para proteger o Grande Lago Salgado. Em setembro, a Igreja anunciou outra parceria com o Great Salt Lake Watershed Enhancement Trust, que fornecerá mais água ao lago — um arrendamento de 10 anos de mais de 9,1 milhões de metros cúbicos de água anualmente.
“Somos gratos pelos esforços incansáveis de tantos que aplicam suas habilidades, seus talentos, sua engenhosidade, sua criatividade e outros meios para enfrentar um problema tão complexo — inclusive os que estão aqui na BYU e outros funcionários da Igreja”, disse o Élder Caussé. “Reconhecemos as inúmeras complexidades que cercam o futuro do Grande Lago Salgado e estamos prontos para fazer parte da solução ao lado de todas as nossas diversas partes interessadas da comunidade.”
Além de economizar água, a Igreja se concentra em ajudar as pessoas a ter acesso à água potável. Um exemplo é em Kiribati, onde, desde 2022, a Igreja e seus colaboradores humanitários construíram cinco usinas de dessalinização movidas a energia solar que fornecem sistemas sustentáveis de água para cerca de 6 mil moradores a fim de ajudar a reduzir a mortalidade infantil.
“A liderança da área pretende ajudar a construir mais dez em todo o país”, disse o élder Caussé. “Este é realmente um trabalho que salva vidas.”
O discurso, planejado com semanas de antecedência, não foi a primeira vez que o élder Caussé ou seus colegas autoridades gerais e líderes gerais falaram sobre esse importante assunto.
Em 2023, por exemplo, o élder Caussé e o presidente D. Todd Christofferson, da Primeira Presidência, falaram sobre cuidar da Terra em uma conferência no Brasil.
“Em todos os aspectos de nossas mordomias terrenas, nosso amor a Deus e nosso discipulado de Jesus Cristo serão um guia seguro, e certamente faremos um verdadeiro bem ao mundo”, disse o élder Christofferson. Ele também ensinou que devemos usar nossas bênçãos terrenas para ministrar às necessidades temporais e espirituais de outras pessoas, de uma forma que lhes permita conhecerem e servirem a Deus e, por fim, herdarem a vida eterna”.
Mais tarde, naquele mesmo ano, em Abu Dhabi, o élder Patrick Kearon, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse que cuidar da Terra exige que todos façam sua parte.
“Um esforço unificado — com governos, líderes religiosos e comunitários, mídia, indústria, estudiosos e famílias trabalhando juntos — é o caminho para alcançar o nobre objetivo de revitalizar o planeta e a grande família humana. Que possamos aceitar isso como um encargo sagrado”, declarou o élder Kearon.
No início deste ano, a presidente geral da Sociedade de Socorro, Camille N. Johnson, ensinou aos jovens adultos em todo o mundo a reconhecer a conexão entre cuidar da Terra e cuidar de nosso próximo. Ao cuidarmos da Terra, embelezarmos nosso ambiente e ajudarmos nossas comunidades a se tornarem mais sustentáveis, agimos como mordomos prudentes da Terra para abençoar a vida de nosso próximo”.
Ao concluir seu discurso na BYU na sexta-feira, o élder Caussé ensinou que os discípulos de Cristo são “chamados a honrar e cuidar de Suas criações e a abençoar nossa família, fortalecer nossa comunidade e elevar as pessoas ao nosso redor com amor”.
“Testifico”, continuou ele, “que Deus e Seu Filho, Jesus Cristo, vivem e nos amam perfeitamente”, disse ele. Eles criaram esta Terra como parte de um plano divino para nos abençoar eternamente. Ao segui-Los e servirmos fielmente, encontraremos alegria verdadeira e eterna.”
Leia o discurso completo do élder Caussé: “Cuidar das criações de Deus”.
Para saber mais, acesse Sustentabilidade ambiental nas operações da Igreja.