Élder Neil L. Andersen participa de evento Inter-Religioso na capital federal

No dia 19 de maio, Élder Neil L. Andersen, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – participou do “I Fórum Sul-Americano de Liberdade Religiosa e Cidadania”, realizado em Brasília.  O encontro contou com a presença de personaliddades mundiais e nacionais tais como: Élder Neil L. Andersen, dos Doze Apóstolos; Élder Jairo Mazzagardi, 1º conselheiro na Presidência da Área Brasil; Pastor Erton Köhler, Presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para toda a América do Sul; Brian Grim, pesquisador e presidente da Fundação Liberdade Religiosa e Negócios; Desembargador Flávio Cooper, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), Dra. Damaris Kuo, Presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, (Ordem dos Advogados do Brasil), Pastor Rafael Rossi, secretário geral da IRLA (Associação Internacional de Liberdade Religiosa), para toda a América do Sul e Samuel Luz, Presidente da ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania.

A reunião aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados e contou com a presença de mais de 300 pessoas entre líderes eclesiásticos, mídia, religiosos,  representantes do poder público e comunidade em geral. Na ocasião, alguns dos representantes de entidades religiosas e instituições discutiram ideias de ações em Defesa da Liberdade Religiosa – isso significa, liberdade de crença ou a liberdade de não crer. A Igreja de Jesus Cristo tem participado ativamente de eventos que defendem a Liberdade Religiosa em todo o Brasil. Vale ressaltar que não são eventos ecumênicos ou políticos. A Igreja de Jesus Cristo é neutra politicamente e não tem participado de eventos – encontros religiosos - para discutir dogmas ou princípios.

Élder Andersen estava acompanhado de sua esposa, Sister Kathy Andersen e de Élder e Sister Mazzagardi. Ele começou seu discurso da seguinte maneira: “Eu tenho algumas anotações aqui. Mas eu posso ver que a maneira de falar hoje é do coração. E assim eu farei. Quero expressar a admiração que a Igreja de Jesus Crsito tem pela Igreja Adventista. Não somente pelo trabalho em Defesa da Liberdade Religiosa, mas também pelos esforços nas áreas educacionais e de saúde, com escolas e hospitais”. Ao citar o pastor Köhler, líder dos adventistas, comentou: “Quero agradecer ao pastor Erton. Aprendi muito com sua fala  sobre Liberdade de Expressão e Religião. Obrigado”. Ao seguir com sua participação, percebia-se que todos estavam muito atentos. Assim, Élder Andersen enfatizou o poder da Fé e a diferença que todos podem fazer no mundo. Ao finalizar enfatizou: “Sei que devemos trabalhar lado a lado, independente de nossa religião, para defender a Liberdade Religiosa".

Na sequência da noite, o pesquisador Brian Grim ampliou a visão de todos, com uma apresentação que mostrou um panorama mundial e atual das restrições religiosas. Segundo ele, hoje, mais de 70% da população mundial vive em áreas com restrições religiosas: hostilidades sociais e governamentais contra religiosos. Enfatizou que o Brasil, entre os 25 países mais populosos do mundo é a nação com menor restrição religiosa: “O Brasil é campeão em Liberdade Religiosa”, disse ele. Mas completou “Os brasileiros precisam defender essa posição e a liberdade religiosa hoje, para seguir com esse título mundial amanhã”.

Élder Andersen, no final, conversou um pouco com Dr. Grim e também agradeceu ao Pastor Köhler a oportunidade. Após, tirou fotos com várias pessoas. O Fórum foi organizado com apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-SP, da ABLIRC e de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Fonte – Departamento de Assuntos Públicos Brasil