Comunicado de Imprensa

Em visita à sua terra natal, Élder Soares compartilha mensagens de fé e amor e convida aos santos a centralizarem sua fé em Jesus Cristo

“Voltar nosso coração ao Salvador é a receita para vencer qualquer pandemia”

Cumprindo designações do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Élder Ulisses Soares e sua esposa, Rosana Soares, desembarcaram no Brasil, sua terra natal, no dia 22 de outubro, e cumpriram com uma extensa agenda de eventos. De reuniões com missionários, líderes locais, com o prefeito de São Paulo a diárias intensas de filmagens no Rio de Janeiro e em São Paulo, a passagem do apóstolo e de sua esposa pelo Brasil foi repleta de emoções.      

No domingo, dia 24 de outubro, ao entrar na capela da Ala Santana, Estaca São Paulo Norte Brasil, o Élder Soares foi tomado por uma onda de memórias de sua infância, pois foi naquela mesma capela que, aos 8 anos de idade, ele foi batizado e confirmado membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Aos membros das 11 estacas que assistiram a essa conferência (boa parte assistindo pela internet), o Élder Soares reconheceu muitas famílias de amigos que fazem parte de sua vida e expressou para os milhares que o assistiam o amor do presidente Russell M. Nelson, presidente da Igreja.

“O mundo vai num sentido contrário a Cristo. Parte da confusão que temos hoje é porque estamos deixando de colocar Cristo no lugar correto. Precisamos viver intensamente o evangelho e ser uma luz para as outras pessoas. Essa foi a instrução que Ele, nosso Salvador, deu a Seus discípulos e, como membros da Igreja, temos a responsabilidade de sermos discípulos Dele”, disse o Élder Soares.

Ao lembrar do momento que o mundo tem enfrentado em decorrência da pandemia da COVID-19, o Élder Soares fez um paralelo com nossa vida pessoal e com nossos próprios desafios. “Voltar nosso coração ao Salvador é a receita para vencer qualquer pandemia espiritual”, afirmou ele.

Seu discurso emocionou a congregação, incluindo a irmã Rachel Corrêa, que estava presente. “Ouvir de um apóstolo do Senhor que os céus tremem pelo nosso bem-estar, que as portas do inferno não terão forças sobre nós e receber uma benção de coragem, me fizeram sentir uma gratidão muito grande por saber que temos apóstolos, profetas e um plano para nós”, disse emocionada.

Já a jovem Caroline Bispo Santos, da ala Horto Florestal, reconheceu as palavras de amor do apóstolo: “A coisa mais legal foi ele ter pertencido a esta estaca e falar com tanto amor das pessoas que ele conhece aqui”.

Conferência de liderança do Conselho São Paulo Norte

No sábado, dia 23, o Élder Ulisses Soares já estava sentado ao púlpito, pronto para iniciar uma reunião com líderes do sacerdócio e organizações das estacas do Conselho de Coordenação da Missão São Paulo Norte, quando viu a irmã Marlene Mangas, que atualmente serve como presidente da Sociedade Socorro da Estaca Jaçanã. Amiga da família Soares de longa data, foi ela quem ministrou pessoalmente a mãe do apóstolo nos momentos finais de sua vida. E o abraço entre o Élder Soares e a irmã Mangas teve um significado difícil de expressar com palavras. Foi um momento especial.

“Ele sente uma gratidão muito grande”, disse a irmã Marlene. “Toda a vez que ele me vê, ele se lembra da mãe dele. Eu a acompanhei até o momento em que ela faleceu em meus braços.” Para o Élder Soares, a irmã Marlene Mangas é um exemplo de ministração e do puro amor de Cristo.

O Élder Joni L. Koch, primeiro conselheiro na Presidência da Área Brasil, estava acompanhando o apóstolo e destacou a importância dos líderes no fortalecimento da fé, da resiliência e do testemunho da juventude. “Nossos jovens têm muitos temores hoje em dia. Muitos desses temores fazem com que eles percam a fé ou não tenham interesse de criar uma família no futuro próximo a despeito dos desafios que virão.”

O presidente Paulo Henrique Sabino Ferreira, da Estaca São Paulo Jaraguá saiu do encontro inspirado: “O Élder Soares trouxe o amor do presidente Nelson e do Salvador de uma maneira tão pessoal que eu senti como se eles estivessem ao meu lado”.

Elder-Soares-in-Brazil
Elder-Soares-in-Brazil
O casal Soares cumprimenta antigos amigos durante agenda de devocionais, treinamentos e conferências no Brasil, sua terra natal.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Encontro com os missionários de tempo integral que servem em todo no Brasil

No dia 23 de outubro, cerca de 3 mil missionários das 36 missões do Brasil se reuniram de maneira híbrida em mais de 300 localidades para ouvir as palavras do Élder Ulisses Soares. No início do encontro, o Élder Adilson Parrella, presidente da Área Brasil, prestou um testemunho sobre o chamado sagrado do Élder Soares. “Ele é um dos 15 homens na Terra que possuem todas as chaves do sacerdócio. Ao ouvirmos seus ensinamentos, o Espírito vai testificar sobre o que precisamos saber e fazer”.

A irmã Soares falou para os missionários servindo no Brasil sobre o quão maravilhoso é fazer parte da obra missionária. Ela, que também serviu missão de tempo integral quando jovem, pediu aos élderes e às sísteres que se dedicassem ao trabalho missionário com muito amor. “Quando servimos por obediência, aprendemos a amar; e nossos esforços no Reino de Deus nunca deixarão de ser notados pelo Senhor”, ensinou.

O Élder Ulisses Soares prestou testemunho do poder alentador da graça de Cristo. “A graça do Senhor está sempre disponível enquanto estamos nos esforçando”, disse ele. “Quando estamos dando o melhor de nós, Sua graça nos ajuda a vencer os desafios e obstáculos que temos”. De maneira humilde, ele reconheceu que sua missão de tempo integral quando ainda era jovem foi seu primeiro passo para adquirir uma maturidade espiritual. “Aprendi na missão que eu não poderia viver sem o Senhor. Minhas experiências missionárias me ajudaram a voltar o meu coração a Ele.”

O apóstolo também reconheceu os avanços tecnológicos no trabalho missionário como um grande privilégio e uma solução revelada por Deus para os desafios dos tempos modernos, especialmente durante a pandemia da Covid-19. “Não voltaremos mais aos métodos antigos, combinaremos os dois processos. Pegaremos o que era bom, acrescentaremos o que estamos fazendo agora e criaremos uma nova e melhor maneira de pregar o evangelho”, afirmou empolgado.

O Élder Thales Silva, de Canoas, RS, que está servindo na Missão Brasil São Paulo Norte, reconheceu ter recebido respostas a algumas perguntas pessoais. “As palavras do Élder Soares foram muito inspiradas. Agora sei como posso permanecer firme sem ter medo de me desviar do caminho”, disse o jovem missionário.

“Prometo a vocês, em nome de Jesus Cristo e como um de seus apóstolos na Terra, que se não deixarem de fazer as coisas básicas que aprenderam na missão, se não abrirem o coração para o inimigo e não permitirem que ele plante sementes de dúvida em seu coração, vocês serão fortalecidos. Vocês terão perguntas, mas dúvidas jamais. Sua fé será crescente”, concluiu o Élder Soares.

“Mesmo virtualmente eu pude sentir o Espírito testificar em meu coração sobre as verdades puras que foram ditas pelo Élder Soares”, disse a síster Isabella Morise, da Missão Brasil Manaus, que assistiu à transmissão de Boa Vista, RR. “Era como se ele estivesse na minha frente, me dando conselhos. Meu coração se aqueceu profundamente e senti o amor dele, dos líderes e do meu Salvador”, afirmou com alegria.

No domingo, 31 de outubro, o Élder Soares participou de uma reunião sacramental especial na Estaca Cotia, onde ele já serviu como presidente da estaca. Talita Gonçalves Silva, de 16 anos, vinha ensaiando com o coral de jovens para cantarem “Eu quero ser como Cristo” durante a reunião sacramental. E, ao final da reunião, ela prestou um testemunho emocionada: “O Élder Soares é uma testemunha especial de Jesus Cristo. Ouvi-lo me fez querer ser melhor e estar na presença do meu Pai Celestial com minha família”.

Guilherme de Paula, de 13 anos, compartilhou: “O Élder Soares foi designado por um profeta de Deus. Se realmente buscarmos conhecer a Cristo e permitirmos que ele esteja no centro de nossa vida, vamos ser felizes no Reino Celestial”.

A reunião sacramental foi presencial para três alas e transmitida para as demais alas da Estaca Cotia Brasil. Washington e sua esposa, Fabricia, chegaram na capela bem cedo com suas filhas, Luiza, de nove anos, e Laís, de cinco. “Estar mais próximo de um apóstolo nos faz sentir ainda mais próximos de nosso Pai Eterno. Sentimos Seu amor por nós”, disse Fabricia.

Amigos do casal Soares de muitos anos estavam presentes, como Alexsander Augusto Denyszczuk e sua esposa, Sônia Maria Estrada. “Eles sempre foram preparados para algo maior, mas isso em nenhum momento significou que eles não tivessem desafios e provações na vida. Isso me ajuda a entender que Deus é justo e que todos teremos aflições nesta vida, mas a forma de sobrepujá-las é igual para todos nós: o Salvador! E o Senhor muitas vezes respondeu minhas orações por meio do Élder Soares. Antes de ele ser um apóstolo e agora”.

A irmã Soares falou da importância de ler as escrituras para os filhos e de não permitir que nada impuro entre em nosso lar. Ela parafraseou o presidente Nelson lembrando que não é possível sobreviver sem revelação. “Quando o profeta e seus líderes falam, nós obedecemos”, ela afirmou.

Elder-Soares-in-Brazil
Elder-Soares-in-Brazil
Élder Soares fala a missionários de todo o Brasil por meio da internet, diretamente de São Paulo, em outubro de 2021.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Encontro governamental - Fazendo amigos e abrindo novas portas de relacionamentos institucionais

Na sexta-feira, 29 de outubro, o Élder Ulisses Soares, acompanhado de sua esposa e dos três membros da Presidência da Área Brasil, recebeu nos escritórios da Igreja Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo. O encontro teve como objetivo principal criar possibilidades futuras de ações humanitárias em parceria com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O prefeito estava acompanhado do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, do secretário executivo do gabinete do prefeito e do subprefeito de Capela do Socorro, Diogo Soares. “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem uma organização linda”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “O que vocês fazem pelas pessoas é digno de muito respeito”, afirmou também.

Ulisses-Saores-in-Brazil
Ulisses-Saores-in-Brazil
Élder Ulisses Soares recebe o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nos escritórios da Igreja no Brasil, durante viagem de ministração em outubro de 2021.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Devocional especial para jovens adultos solteiros, membros adultos solteiros e jovens casados  

A visita do Élder Soares e da esposa ao Brasil foi encerrada com um momento muito aguardado pelos jovens adultos solteiros, pelos membros adultos solteiros e pelos jovens casados de até 40 anos de idade. Em um devocional especial transmitido ao vivo pelo Facebook da Área Brasil para todo o país, cerca de 70 mil conexões assistiram à mensagem do apóstolo. Vale lembrar que cada conexão pode ter mais do que uma pessoa assistindo e que grupos de jovens se reuniram para acompanhar o devocional de capelas e de sedes de instituto. Foram mais de 14 mil comentários em tempo real, no Facebook, de pessoas de todo o Brasil e cerca de 50 mil reações.

O devocional teve início de dentro do Centro de Visitantes do Templo de São Paulo, ao lado da estátua do Christus, onde o Élder Soares falou sobre a importância do Salvador. Ele estava acompanhado da irmã Rosana Soares; do Élder Adilson de Paula Parrella, presidente da Área Brasil, que estava com sua esposa, Elaine Parrella; do Élder Joni L. Koch, primeiro conselheiro da Área, que estava com sua esposa, Michelle; e do Élder Juan. A. Uceda, segundo conselheiro da área. Os setentas de área e suas esposas também estavam presentes.

Saindo do Centro de Visitantes, o casal Soares continuou o devocional da capela que fica bem ao lado, onde uma congregação presencial de cerca de 600 jovens os aguardava ansiosamente.

Bianca Mazzini Giacomini Rocha, de 31 anos, seu marido Geovane Ancieto Rocha, de 38, e seus filhos Heitor, de 6 anos e Catarina, de 3, ouviram atentamente cada palavra dita pelo Élder Soares e pela irmã Soares. “Reforçar a importância de colocarmos o Senhor como foco central em nossa vida nos ajudou a entender a importância de estabelecermos prioridades, buscando sempre o Senhor em todas as coisas. Para nossa família, foi uma injeção de ânimo e de fé”, comentou Bianca.

Saulo Freire, de 27 anos, da Ala Novo Osasco, Estaca Raposo Tavares, encontrou nessa oportunidade forças para cumprir as metas que ele tem: “Ouvir o Élder e irmã Soares me trouxe paz e maior confiança. O véu que nos separa de Deus ficou mais fino para eu entender o que Ele espera de mim. Saio daqui mais seguro de que, se eu for obediente a esses conselhos, o Senhor estará no centro de minha vida e me ajudará nas escolhas que eu fizer”.

Artur Trigo, de 23 anos, da Ala Vila Nacional, mudou há pouco tempo para São Paulo para estar mais próximo do templo. Ele chegou na capela horas antes do início do devocional na esperança de conseguir um lugar mais próximo do apóstolo: “Essa foi uma oportunidade única de receber mais força e de aprender com uma testemunha especial de Jesus Cristo sobre como minha intimidade com o Senhor pode aumentar. É um privilégio poder ser ministrado pelo Élder Soares. Isso cultivou em mim o desejo de ser melhor”.

Depois do devocional, muitos jovens ficaram esperando para ver o Élder Soares mais uma vez antes que ele fosse embora. O apóstolo saiu da capela com seu sorriso amoroso, conversou com eles, tirou fotos e depois entrou no carro com a irmã Soares. E enquanto o carro deles se distanciava, olhos marejados acenavam, cheios de um sentimento doce o qual os brasileiros tentam definir usando a palavra “saudade”. “Até logo, Élder Soares”, disse um dos jovens emocionado ao lado de seus amigos.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.