Emoção e amor marcam o II Festival de Corais de músicas natalinas

Já fazendo parte da programação oficial dos festejos comemorativos do aniversário de Araçatuba, o II Festival de Corais de Música de Natal, reuniu centenas de pessoas no salão social d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, (os mórmons), nesta quinta feira, ocasião em que sete corais da cidade se apresentaram para louvarem o nascimento de Jesus Cristo.

O público emocionou-se de forma contagiante especialmente no momento da apresentação do “Coral Vozes da Esperança”, integrado por funcionários e internos do Hospital Psiquiátrico "Benedita Fernandes". Eles cantaram a canção “Santa Benedita”, cuja letra homenageia a fundadora daquela entidade tão querida pelo povo de Araçatuba. O coral tem um caráter de inclusão social e um resgate da dignidade humana.

A emoção ficou marcada ainda quando crianças se juntaram ao coral tocando flautas. A regente é Eliana Tyioko Nakaguma. O público aplaudiu efusivamente.

O evento foi aberto pelo “Coral Madrigal Paralelus”, reconhecidamente respeitado pela população de Araçatuba, sob a regência da admirada Mizue Sawada Otsuka que completa 35 anos a frente do grupo. Em seguida o público admirou o “Coral Católico Canto Novo”, também regido pela profa. Mizue Sawada Otsuka. O “Coral da Apeoesp”, regido pela maestrina Marinete Capóssoli . Este grupo é composto em sua maioria por professoras aposentadas e é reconhecido por sua participação em diversos eventos na cidade e região.  O grupo seguinte a apresentar-se foi o “CantAta Coral”, composto por belas jovens e rapazes,  dirigido pela mezzo soprano Neila Fontão, acompanhados pela pianista Maria Cecília Raab e um grupo de violinistas que arrancaram aplausos dos presentes.

O encontro de corais foi encerrado de forma magnífica e entusiasmada pelo “Coral da UNESP” dirigido pelo maestro Alexandre Amaral Torres Sanches, seguido pelo “Coral da Estaca Araçatuba”, constituído por cerca de 40 vozes e dirigido por Márcio Saito. Ao final, todos os grupos se uniram para cantarem a canção tradicional natalina “Ergueis vos cantando”, fato que contagiou os presentes num momento tão especial de reverência e lembrança do nascimento de Jesus Cristo. Para encerrar, foram prestadas homenagens aos dirigentes de todos os grupos corais.

Márcio Saito, responsável pela organização do evento, manifestou sua satisfação pelo sucesso alcançado pelo evento tendo em vista que o salão social da igreja ficou totalmente lotado pelo grande público interessado e certamente envolvido neste clima de final de ano, ocasião em que a cristandade se reúne para louvar e reverenciar o nascimento de Cristo. Ressaltou que para o próximo ano, praticamente já existem na cidade mais dois grupos interessados em participar deste festival  que tem um caráter ecumênico. Saito destacou a participação de grupos corais católicos, fortalecendo a idéia de união entre as diversas crenças religiosas da cidade, unidas pela adoração através da música. Os mórmons, como são conhecidos os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos  Últimos Dias, tem destacada predileção pela música de canto coral. Exemplo disto é  o mundialmente conhecido Coral do Tabernáculo Mórmon, considerado o melhor do mundo.

Fonte: Iranilson - http://blogdoiranilson.blogspot.com/2011/12/especial-de-natal.html