Estaca Hortolândia transforma capela em Centro de Recursos para a Comunidade

Projeto oferece para a comunidade cursos gratuitos para promoção da autossuficiência

Desde 01 de junho de 2021, a capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias localizada na Avenida Santana, 360, Jardim Amanda em Hortolândia (SP), passa a ser utilizada não apenas como um local de adoração para os membros da Igreja, mas também como um centro comunitário oferecendo cursos e atividades para os moradores da região, especilmente não membros.

O Centro de Recursos da Comunidade da Estaca Hortolândia oferece gratuitamente cursos de autossuficiência, idioma, história da família e ajuda para a vida. Interessados em adquirir instrução espiritual também poderão encontrar conteúdo na grade de serviços oferecidos (veja abaixo).

Segundo o presidente Marcos Molina, líder eclesiástico responsável pela unidade, “o Centro é um lugar para membros e não membros trocarem experiências. Envolve um lugar para todos, onde se aprende varias formações com foco no serviço e na promoção da autossuficiência”.

Os cursos oferecidos gratuitamente para a comunidade são: BAE (Busca Acelerada de Emprego), Educação para um Emprego Melhor, Encontrar um Emprego Melhor, Finanças Pessoais, Iniciar e Melhorar Meu Negócio, Resiliência Emocional, Fortalecer a Família, Fortalecer o Casamento e PRD (Programa de Recuperação de Dependências). Além destes, o curso de idioma English Connect e o serviço de pesquisa genealógica também estarão disponíveis sem custo. Em parceria com o Sebrae, o espaço também oferecerá um curso extra de empreendedorismo.

Centro Comunitário de Hortolândia
O presidente Molina apresenta os materiais que serão utilizados nos cursos ao prefeito e à primeira-dama de Hortolândia, Zezé e Maria Barros.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Uma sessão do programa da Universidade de Brigham Young, o BYU-Pathway, funcionará no Centro, porém com cobrança dos valores exigidos pela universidade americana.

Moradores de Hortolândia e região que desejarem participar de qualquer um dos cursos devem preencher um formulário online neste link (https://forms.gle/fya98FXaM6ct23vh6). Os interessados podem ainda esclarecer dúvidas e obter mais orientações por WhatsApp (19 99677-8111) ou e-mail recursosdacomunidade@gmail.com.

O lançamento oficial do programa ocorreu na sexta-feira, dia 29, e contou com a participação de autoridades municipais, como os prefeitos Zezé Gomes (Hortolândia) e Edivaldo Brischi (Monte Mor) acompanhados de suas respectivas esposas. Vereadores e representantes de organizações como a OAB, Rotary Club, Lions, Maçonaria e Sebrae também estiveram presentes, além de líderes da Igreja de Jesus Cristo de toda a região.

Centro Comunitário de Hortolândia
D esquerda para a direita: Elaine Brischi (primeira-dama), Edivaldo Brischi (prefeito de Monte Mor), Presidente Molina (Estaca Horlotânadia), Zezé Barros (prefeito de Hortolândia) e Maria Barros (primeira-dama) durante lançamento do Centro de Recursos para a Comunidade.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Os cursos serão oferecidos semanalmente de terça à sábado. Confira a atual grade de horários dos cursos disponíveis no momento:

Terça-feira

• 19h – Minha Busca por um Emprego
  • 19h30 – Sebrae Descomplique
  • 20h – English Connect 3 (avançado)
  • 20h – PRD

Quarta-feira

• 20h – English Connect 1 (iniciante) para alunos de 12 à 17 anos

Quinta-feira

• 18h30 – Estudo das Escrituras (conteúdo religioso)
  • 20h – Iniciar e Melhorar Meu Negócio
  • 20h – Finanças Pessoais
  • 20h – Educação para um Emprego Melhor
  • 20h – Relisiência Emocional

Sexta-feira

• 19h – English Connect 2 (intermediário)

• 9h – English Connect 1 (iniciante) para alunos de 18 à 30 anos
  • 9h – English Connect 1 (iniciante) para alunos com mais de 31 anos

Outras opções de cursos serão disponibilizadas conforme quantidade de interessados. Os cursos de autossuficiência tem duração de 12 semanas.

Sobre os Centros Comunitários da Igreja de Jesus Cristo

O objetivo do programa é fornecer à comunidade os mesmos cursos gratuitos que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já tem acesso e promover instruções que ajudem indivíduos e famílias a atingirem sua autossuficiência. Em um aspecto religioso, a Igreja de Jesus Cristo visa reconhecer e atender as necessidades de cada filho de Deus onde quer que estejam.

Além de Hortolândia, outros centros semelhantes estão localizados em Ceilândia (DF) e Guarulhos (SP). No Rio de Janeiro (RJ) e em Fortaleza (CE) as operações devem iniciar em breve.

Centros semelhates, porém voltados a um público específico de 18 a 30 anos funcionam em outros prédios da Igreja, as sedes de Instituto de Religião. Nessas localidades os mesmos serviços para membros e não membros são destinados para a faixa-etária citada: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP – unidades do Brooklin e Caxingui). Algumas dessas unidades ainda iniciarão as operações.

Até o final de 2021, todas os 13 centros estarão em funcionamento.

Segundo o presidente Russel M. Nelson, a aquisição de instrução e conhecimento é uma responsabilidade religiosa: “Educamos nossa mente para que um dia possamos prestar serviço de valor ao próximo. A instrução é a diferença entre querer fazer o bem e poder fazer o bem.”