SALA DE IMPRENSA Blog

Gary Neeleman recebe título de cidadão paulistano

A vida de Gary Neeleman, jornalista, escritor e há 13 anos cônsul honorário do Brasil em Utah, Estados Unidos, é marcada por um legado de amor ao Brasil, serviços prestados aos brasileiros e muita dedicação e fidelidade à terra que aprendeu a amar e defender. Na noite de 21 de setembro, o veterano jornalista foi homenageado no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, ao receber o título de Cidadão Paulistano. Sua história de vida remete a 61 anos de relacionamento com o Brasil. “Tenho netos e filhos brasileiros. E tenho orgulho disso. Tudo começou quando servi aqui como missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”, comentou ele.

Natural de Salt Lake City, Utah, Neeleman veio pela primeira vez ao Brasil aos 20 anos, em 1954, como missionário da Igreja, percorrendo os rincões do país. Depois de formado jornalista, retornou ao Brasil como correspondente internacional da United Press International, tornando-se amigos de várias autoridades, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e viajando o Brasil inteiro, tendo escrito vários livros, principalmente sobre a Amazônia e o ciclo da borracha.

Gary e seus familiares foram recebidos com alegria no salão nobre da Câmara. Líderes pioneiros da Igreja de Jesus Cristo estavam presentes: como irmão Hélio da Rocha Camargo, primera Autoridade Geral brasileira, Élder Antonio Camargo, irmão Demar Stanícia, casal Claudio e Mariza Cuellar, entre outros.

Élder Claudio Costa, Presidente da Área Brasil e Élder Jairo Mazzagardi, 1º Conselheiro, estavam presentes. A noite também contou com um coral de missionários da Missão Brasil São Paulo Oeste, que emocionou a todos por meio da música. Os missionários foram coordenados por Presidente e Sister Del Guerso que também participaram da cerimônia.

A sessão foi presidida pelo vereador José Police Neto, que no decorrer dos trabalhos visivelmente ficou emocionado. “Conhecer mais sobre Gary e sua família me fez realemente sentir e ver o real amor que eles possuem pelo Brasil. É digno de louvor. São Paulo se orgulha de tê-lo como cidadão paulistano”.  Segundo Police Neto tanto o norte-americano quanto sua mulher Rose têm sido “verdadeiros pais dos brasileiros em Utah”, “visitando brasileiros encarcerados, com problemas de imigração, deportação, trabalho, permanência legal”, entre outros.Élder Claudio Costa ao falar sobre o amigo e tão fiel membro da Igreja de Jesus Cristo mencionou. “Gary faz muito pelos brasileiros que estão em Utah. Ele ajuda a todos. É um dedicado servo”.

Gary comentou emocionado e com vigor: “Todas as vezes que estamos, eu e Rose (sua mulher) num aeroporto e vejo alguém falando português, faço questão de conversar com eles. Quando vejo alguém criticar o Brasil no exterior, dizendo que o país não vale nada, logo falo “o povo vale e o país é fantástico”.

David Neeleman e fundador da Azul Linhas Aéreas, filho do Gary, estava presente e mencionou: “Meu pai tem um coração enorme. Ele ama todo mundo, principalmente os brasileiros. Não é um homem rico, mas tudo o que ele tem ele compartilha com as pessoas. Pai eu te amo”, finalizou.
Na entrega da honraria, amigos e familiares ressaltaram a importância do norte-americano para a cidade de São Paulo e para o país. A proposta da honraria foi trabalhada e articulada junto aos vereadores pelos irmãos Murad Karabachian e Clovis Lemes – ambos amigos da família, empresários e consultores.

A TV Câmara e outros veículos como o Jornal O Globo realizaram cobertura evento.

Fonte e Fotos – Nei Garcia – Departamento de Assuntos Públicos Brasil

Pesquisar o Blog

A respeito de: Este blogue é gerido e escrito pela equipa do Departamento de Relações Públicas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As informações aqui apresentadas são fiáveis e precisas mas não devem ser necessariamente vistas como declarações oficiais da Igreja. O objetivo deste blogue é de fornecer aos jornalistas, bloggers e ao público contexto e informações adicionais referentes a temas públicos que envolvam a Igreja, em Portugal e no mundo. Para aceder a comunicados de imprensa ou a declarações da Igreja, visite www.saladeimprensamormon.pt.

Observação de Guia de Estilo: Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.