Liberdade-religiosa-Fortaleza-08.jpg

Líderes da Igreja de Jesus Cristo participam do I Fórum Cearense de Liberdade Religiosa

O I Fórum Cearense de Liberdade Religiosa foi realizado na Câmara Municipal de Fortaleza no dia 25 de setembro, com organização da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará e apoio de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com a presença de mais de 300 pessoas entre advogados, estudantes de direito e líderes religiosos.

O evento reuniu palestrantes do âmbito jurídico bem como da temática religiosa, dentre os quais estão o presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro; o coordenador estadual de estudos sobre liberdade religiosa da Ordem, Robson Sabino; o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho; o coordenador do Comitê de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Alexandre Brasil; o diretor da J. Reuben Clark Law Society América do Sul, Aroldo Cavalcante; o padre Brendan Coleman, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o pastor Munguba Júnior, presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso do Ceará (CONOER-CE), o Élder David. G. Fernandes, Setenta (líder nacional) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, entre outros.

"Estamos aqui para defender o direito de todos à liberdade de crença", disse o Dr. Aroldo Cavalcante, que é também presidente da Estaca Recife Boa Viagem. O Dr. Robson Sabino, idealizador do Fórum e também um membro da Igreja de Jesus Cristo, falou em sua palestra que "a religião traz esperança à pessoas, por isso devemos protegê-la."

O Presidente da OAB-CE, Dr. Valdetário Andrade Monteiro, prestigiou e elogiou o evento, especialmente pelo grande número de participantes, que lotaram o auditório da Câmara Municipal. Segundo ele, "a liberdade religiosa é liberdade de pensamento", ao explicar o motivo de ser um direito humano universal e merecer especial atenção da OAB-CE e dos advogados em geral.

No último painel do evento, alguns líderes religiosos falaram sobre formas de diminuir a intolerância religiosa. Fechando o Fórum, o Élder Fernandes citou a 11ª Regra de Fé de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ("Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde, ou o que desejarem") como um bom modelo a ser seguido,  e afirmou que "não usamos nossas reuniões para criticar outras religiões". Como exemplo de dano causado pela intolerância, o Élder Fernandes citou que "Jesus Cristo foi crucificado devido à intolerância religiosa".

Texto: Fábio Nascimento - Departamento de Assuntos Públicos da Área Brasil
Fotos:  Ivan L. S. De Almeida (Conselho de Assuntos Públicos Fortaleza Leste) e do site da OAB-CE