Mãos que Ajudam e Ajuda Humanitária atraem grande público na Ong Brasil 2013

Pelo segundo ano consecutivo,  A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio dos Programas Mãos que Ajudam e Ajuda Humanitária teve seu espaço garantido na ONG Brasil 2013. Desta vez o Mãos que Ajudam também foi um dos apoiadores institucionais da feira, que está em sua quinta edição e é o maior e mais completo evento intersetorial de responsabilidade social da América Latina, realizado numa área de mais de 15 mil metros quadrados. Durante três dias, aproximadamente 15 mil visitantes passaram pelo Expo Center Norte (Centro de Exposições e Convenções), em São Paulo, para conhecer os trabalhos desenvolvidos por mais de 500 expositores ligados aos setores público e privado: fundações, associações, empresas e governo.

O estande da Igreja de Jesus Cristo – representado sob o título Mãos que Ajudam - foi montado num local de bastante visibilidade. Muitos contatos foram feitos pelos voluntários do programa e missionários da Missão São Paulo Norte. O público ficou conhecendo mais a respeito dos projetos da Igreja de Jesus Cristo, que beneficiam milhares de pessoas e comunidades no Brasil e ao redor do mundo a cada ano. Além de receber a visita de centenas de entidades, representantes do Terceiro Setor e voluntários em geral, passaram pelo estande da Igreja os atores globais Diego e Thiago Homci e Mariana Xavier e também Luiza Mel, modelo e apresentadora de TV.

Oficinas de Armazenamento – As tardes foram produtivas para o ensino da técnica de armazenar alimentos em garrafas Pet e aumentar assim, a validade dos produtos. As voluntárias Ieda Packham, Ivone Macedo e Quitéria Patelli fizeram demonstrações de como o armazenamento doméstico pode ser útil em várias situações, incluindo desempregos e calamidades. Atenta a todos os detalhes, a coordenadora geral da Associação Sonho Nosso, de Nova Guataporanga (SP), estava entre as cerca de 100 pessoas que assistiram as palestras. Ela anotou em sua agenda cada passo do processo. “Ontem ouvi rapidamente falar dessa oficina e hoje estou aqui disposta em aprender para fazer em casa, ensinar meus familiares e pessoas cadastradas na entidade. Parabéns por esse trabalho, que é excepcional”, destacou.

Solidariedade – As entidades participantes da ONG Brasil 2013 e envolvidas na causa dos portadores de necessidade especial, preencheram cadastro do Programa de Ajuda Humanitária para participar do sorteio de nove cadeiras de rodas. No sábado, último dia do evento, líderes da Igreja fizeram a seleção de oito instituições. Representantes da Associação Pestalozzi de Sumaré se emocionaram ao receberem a notícia que tinham sido uma das contempladas. Regiane Araújo Silva, coordenadora de Captação de Recursos ressaltou: “Esta cadeira vai auxiliar significativamente no tratamento dos pacientes. Vocês fizeram a diferença”.

Mídia – Uma equipe da Rede Internacional de Televisão (RIT), entrevistou Nei Garcia, diretor de Assuntos Públicos da Igreja sobre ações realizadas e participação no evento. A emissora pode ser assistida pelos canais 12 da Net, 6 na Sky e 40, pelo canal aberto. O diretor participou de outra entrevista na bancada do estúdio do Programa Sociedade Solidária, canal 20 pela Sky da Legião da Boa Vontade (LBV), com o apresentador Daniel Guimarães. Na oportunidade entrevistado e entrevistador trocaram coletes Mãos que Ajudam e LBV. Outros diversos veículos destacaram às ações.

Como parte de encerramento das atrações culturais, crianças da Primária da Estaca Perdizes de São Paulo, alegraram os visitantes apresentando peças teatrais. Durante esse período, a Igreja de Jesus Cristo teve novamente sua imagem pública fortalecida e ficou mais conhecida por representantes de outras organizações sociais, poder público, sociedade civil e iniciativa privada.

As áreas de atuação representadas na Ong Brasil 2013 foram: Saúde, Geração de trabalho e Renda, Gestão Pública, Apoio à Gestão do Terceiro Setor, Esportes, Cultura e Arte, Defesa de Direitos, Meio Ambiente, Educação, Prestadores de Serviço, Inclusão e diversidade.

A ONG Brasil 2014 já tem data marcada. A feira será realizada entre os dias 27 e 29 de novembro.

Mais informações: http://www.ongbrasil.com.br/

Texto – Janete Monteiro Garcia – Jornalista Voluntária no Dep. de Assuntos Públicos
Fotos: Nei Garcia, Janete Garcia e Robson Lampert