“O cidadão e suas crenças no Estado Democrático de Direito” foi o tema do I Fórum Alagoano de Liberdade Religiosa e Cidadania realizado no dia 20 de agosto na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas, que contou com a presença de líderes e representantes de diversas religiões, procuradores, juízes, advogados e políticos.
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 10
- Liberdade Religiosa Fórum Alagoano 6
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 4
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 3
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 5
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 7
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 8
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 9
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 1
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 2
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 12
- Liberdade Religiosa Forum Alagoano 11
1 / 2 |
O Procurador Geral de Alagoas, Dr. Eduardo Tavares Mendes, abriu o evento com otimismo: “Que este fórum ajude a aprimorar nossa sociedade”.
Embora o Brasil tenha grande diversidade religiosa, ainda existe muita intolerância e abusos de diversas formas contra os religiosos. Samuel Gomes de Lima, Presidente da Assoc. Bras. de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) enfatizou em seu discurso que “o respeito deve ser promovido, apesar das diferenças”.
A ex-Senadora Heloísa Helena comentou que “nossa fé é testada nos momentos de discriminação – o amor deve conduzir nossas ações – as religiões ensinam isso”.
Já o idealizador do evento, Dr. Magno Alexandre Moura, Procurador do Estado e membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, afirmou que “o Ministério Público está de portas abertas para defender a liberdade religiosa”.
Encerrando o fórum, o Pastor Edson Rosa (Diretor da IRLA – Irternational Religious Liberty Association) e a Dra. Anna Cecília Americano Bonamico (Conselheira na ABLIRC) concluíram que a liberdade religiosa deve ser usada para construir uma nação de respeito.
O evento foi um grande passo para que todos em Alagoas tenham o direito de “(..) de acordo com os ditames de nossa própria consciência; (..) adorar como, onde ou o que desejarem” (11ª Regra de Fé de A Igreja de Jesus Cristo).
Ao término da solenidade, havia uma atmosfera de amizade, respeito e gratidão em todos os presentes, que se juntaram em um brado de LIBERDADE, gravado na bela foto tirada nesta noite histórica.
Texto: Departamento de Assuntos Públicos
Fotos gentilmente cedidas por Marcelo Todaro (www.todarophotowork.com)