Mudança: Mundialmente conhecido, Coro do Tabernáculo Mórmon muda de nome

Anúncio segue instrução quanto a correção de uso do nome da Igreja

O mundialmente renomado Coro do Tabernáculo Mórmon passa a ser denominado como “The Tabernacle Choir at Temple Square” (O Coro do Tabernáculo da Praça do Templo em tradução livre, embora ouso do nome original em inglês é recomendado)”. A modificação do nome segue uma declaração de agosto de 2018 do Presidente Russell M. Nelson, solicitando o uso do nome completo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, organização patrocinadora do coro.

"Um novo nome para o Coro do Tabernáculo representará uma mudança depois de tantos anos", disse Ron Jarrett, presidente do coro. "O nome pode mudar, mas tudo que as pessoas conhecem e amam no coral não será apenas o mesmo, mas ficará cada vez melhor”.

Para coincidir com o novo nome do coral, o endereço do site será alterado para thetabernaclechoir.org e suas páginas do Facebook e do YouTube agora podem ser encontradas em facebook.com/thetabernaclechoir e youtube.com/thetabernaclechoir. O coral também pode ser encontrado no Twitter em twitter.com/@thetabchoir.

Jarrett disse: “Nós sempre fomos um povo voltado para o futuro e estamos focados no que não está mudando: a musicalidade clássica, os arranjos programados inspiradores e nossa transmissão semanal de ‘Música e Palavras de Inspiração’, continuando a tradição iniciada há 90 anos”.

O novo nome do The Tabernacle Choir preserva a herança de sua residência histórica no Tabernáculo da Praça do Templo, em Salt Lake City. Desde 1867, membros do coro cantam no Tabernáculo, um edifício conhecido por seu sistema acústico exclusivo.

O prédio histórico foi construído durante época em que não existiam amplificadores ou sistemas eletrônicos, e foi projetado para que todos os participantes pudessem ouvir a voz do locutor de qualquer lugar no salão. Na realidade, o edifício do Tabernáculo ainda é usado como estúdio de gravação para o coral nos dias atuais.

Lançado em 1929, o programa consagrado ‘Música e Palavras de Inspiração’ atualmente está em seu 90º ano de transmissão semanal, tornando-se a apresentação em rede contínua mais longeva da história. O programa apresenta seleções musicais do coro e da Orquestra da Praça do Templo, acompanhadas pelo órgão do Tabernáculo, com uma breve mensagem inspiradora.

O diretor musical, Mack Wilberg, disse que o público do programa continua a crescer: “Entre as muitas razões pelas quais ‘Música e Palavras de Inspiração’ continua a ser relevante em todo o mundo é a transmissão de esperança, alegria e conforto que comunica através da música e mensagens inspiradoras. [Em] cada transmissão, o coral e a orquestra dão continuidade aos que vieram antes deles para trazer ao público a mais alta qualidade de música e inspiração”.

A primeira exibição de “Música e Palavras de Inspiração”, realizada em 15 de julho de 1929, foi basicamente improvisada. Naquele dia de verão, uma equipe da rádio local passou um fio da sala de controle para um amplificador no Tabernáculo, a quase um quarteirão de distância. Os técnicos colocaram o microfone exclusivo da estação em uma escada, não apenas para capturar a música do coral, mas também para que um locutor pudesse introduzir cada apresentação. Ted Kimball, de 19 anos - filho do organista do Tabernáculo e locutor designado - pendurou-se na escada durante todo o programa para que os ouvintes pudessem escutar suas palavras.

Hoje, a transmissão semanal do coral é realizada por redes de rádio, televisão e cabo nos Estados Unidos e em todo o mundo. A música do coral também está disponível ao vivo no seu canal do YouTube.

“Música e Palavras de Inspiração” foi adicionada ao Hall da Fama da Associação Nacional de Emissoras e no Hall da Fama da Rádio Nacional.