A época do Natal nos lembra de servir a todos, promover a compreensão e o amor e ajudar as pessoas de fora a se sentir em casa.
Essa foi a mensagem do presidente Dallin H. Oaks no Devocional anual de Natal da Primeira Presidência no domingo, dia 8 de dezembro de 2024, no Centro de Conferências em Salt Lake City.
O primeiro conselheiro na Primeira Presidência ensinou que a mensagem de paz e boa vontade não é apenas “para aqueles por quem já temos sentimentos de amor e afeto, como concidadãos de nossa Igreja ou nação, residentes de nossa cidade natal ou vizinhança ou pessoas de cultura comum. As hostes celestiais proclamaram boa vontade a todos os homens – a amigos casuais, a estranhos e até mesmo a inimigos”.
O sentimento cálido dessa época festiva — que o presidente Oaks definiu como a luz de Jesus Cristo — é uma oportunidade de “ultrapassar barreiras e promover a compreensão e o amor às pessoas de todas as raças, credos e nacionalidades”, afirmou ele.
- 2024-Christmas-Devotional
- 2024-Christmas-Devotional
- 2024-Christmas-Devotional
- 2024-Christmas-Devotional
- 2024-Christmas-Devotional
- 2024-Christmas-Devotional
- 2024-First-Presidency-Christmas-Devotional
- 2024-Christmas-Devotional
1 / 2 |
Os santos dos últimos dias devem se lembrar de que Moisés ensinou os filhos de Israel a abraçar “o estrangeiro que peregrina convosco” (Levítico 19:33–34).
“Devemos ensinar nossos filhos a ser gentis e atenciosos com todos”, aconselhou o presidente Oaks. “Fico triste sempre que ouço falar de pais não membros, nesta comunidade, entristecidos porque acreditam que seus filhos e filhas foram excluídos ou ostracizados por crianças ou jovens da Igreja. Espero que tais casos sejam raros e diminuam. Devemos ser as pessoas mais amistosas e atenciosas de todas, em todos os lugares”.
Com esse espírito cristão guiando nossos pensamentos e nossas ações, o presidente Oaks disse: “Cada um de nós fará sua própria contribuição para alcançar a meta eterna de ‘paz na Terra, boa vontade para com os homens’. É hora de todos nós fazermos isso, pois cada dia que passa estamos um dia mais perto da vinda do Senhor”.
O presidente Oaks observou que mais de um bilhão de pessoas celebrarão o nascimento de Cristo neste Natal. Ele convidou todos a participarem da celebração.
“O mundo inteiro deveria fazer o mesmo. Até em termos seculares, Jesus de Nazaré é a pessoa mais importante que já viveu”, disse o presidente Oaks. “Ele é o tema principal dos profetas e poetas há mais de 6 mil anos. Ele é o tema das músicas e das artes mais importantes do mundo. Ele é o maior professor que já existiu. E, acima de tudo, Ele é o Filho Unigênito de Deus, o Pai Eterno. Ele é o Deus perante o qual todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é nosso Criador e Redentor, o Salvador e Deus deste mundo”.
Os outros oradores do devocional foram a irmã Tamara W. Runia, da presidência geral das Moças, o élder S. Mark Palmer, da presidência dos setenta, e o élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos.
Irmã Runia: O menino Jesus nasceu por você
Com base nas escrituras e em outras histórias, a irmã Runia destacou o papel do Salvador como o Bom Pastor que conhece Suas ovelhas pelo nome e as ama individualmente. Ela incentivou os ouvintes a se lembrar de que Cristo nasceu para nos elevar e curar, especialmente quando nos sentimos fracassados ou inadequados.
“Hoje, convido você a experimentar algo novo. Nos minutos mais sagrados de toda a sua semana [durante as reuniões dominicais de adoração], se estiverem se sentindo devastados, imaginem-No chamando-os pelo nome e dirijam-se até Ele”, disse ela. “Vejam seu Salvador com os olhos da mente, com Seu semblante brilhante e Seus braços abertos estendidos para vocês, dizendo: ‘Eu sabia que você se sentiria assim! É por isso que vim à Terra e sofri o que sofri’. Sua ajuda, Sua graça está disponível para vocês agora mesmo, não no fim do caminho, quando sentirem que tudo está perfeitamente resolvido. Porque quem é que se sente assim? Que eu saiba, ninguém.”
Élder Palmer: Três presentes que trazem alegria verdadeira e duradoura
O élder Palmer falou de três presentes que “não trarão felicidade temporária, mas, em vez disso, trarão alegria verdadeira e duradoura”. São eles o testemunho (compartilhar as convicções espirituais), o perdão e o amor cristão.
O élder Palmer disse: “Ao pensarem no que darão neste Natal, convido-os a (1) compartilhar seu testemunho com sua família e com aqueles a quem amam. Ao compartilhar esse presente precioso, seu próprio testemunho será fortalecido. (2) Perdoar alguém que você sente que o prejudicou ou magoou. Ao dar esse presente, você também sentirá paz e cura. (3) Ajudar as pessoas a sentir o amor de Deus por meio de você. Se for adequado, diga a elas que você as ama. Ao ver as pessoas como Deus as vê, seu amor por elas aumentará, e você também sentirá o amor de Deus em sua vida”.
Élder Cook: Pense em Jesus Cristo e em Seus dons
O élder Cook convidou as pessoas a contemplarem o nascimento milagroso de Cristo, Sua vida e Seu exemplo perfeitos, Sua morte, Ressurreição e Expiação e Sua Segunda Vinda.
“A expiação de Jesus Cristo é o maior acontecimento e a maior dádiva em toda a história da humanidade”, disse o élder Cook. “Todos nós pecamos, e é somente por meio da Expiação de Jesus Cristo que podemos alcançar misericórdia e viver com Deus.”
O apóstolo incentivou os espectadores a seguirem o mandamento das escrituras de amar e servir a Deus e ao próximo.
“Nosso amor a Deus e ao próximo é o teste fundamental da condição de nosso espírito,” disse o élder Cook. “Se amarmos a Deus, guardaremos Seus mandamentos. E se amarmos ao nosso próximo, serviremos a essas pessoas e essencialmente seremos as mãos do Salvador. (…) Ele é nosso exemplo, nosso Advogado junto ao Pai, e cumpriu tudo o que se faz necessário para voltarmos à presença do Pai e do Filho. Seria sensato seguir Jesus Cristo e receber as dádivas que Ele nos concedeu.”