20250918_054710_BNicholson_Newsroom_Ministry_Mongolia_NeilLAndersen_4496.jpeg
Comunicado de Imprensa

O élder Andersen relata alegremente as notícias do futuro Templo de Ulaanbaatar Mongólia

O apóstolo também visitou monges budistas, um jardim de infância e uma família em uma casa tradicional mongol

O élder Neil L. Andersen, apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visitou a Mongólia com sua esposa, Kathy, nos dias 18 e 19 de setembro de 2025. Eles foram acompanhados pelo élder J. Kimo Esplin, presidente da Área Ásia Norte, e sua esposa, Kaye. Durante esses dois dias, o élder Andersen deixou uma mensagem consistente em todos os lugares por onde passou: a casa do Senhor está chegando à Mongólia.

“Receber um templo aqui na Mongólia é um passo monumental para a Igreja”, disse o élder Andersen. “Levaremos de quatro a cinco anos para realmente o construirmos e o vermos aberto, mas é  verdade dizermos que ‘nunca vamos deixar a Mongólia. Estaremos aqui quando o Salvador voltar.”’

Na segunda-feira, 15 de setembro de 2025, o escritório da Primeira Presidência da Igreja de Jesus Cristo divulgou uma representação gráfica do Templo de Ulaanbaatar Mongólia e anunciou o local onde será construído.

O élder Andersen incentivou os membros da Igreja a não “perder a majestade do momento”.

“Vimos a alegria em seu rosto quando dissemos: ‘Agora vocês terão a Casa do Senhor aqui mesmo em Ulaanbaatar’. Eles ficaram muito felizes. Nós ficamos muito felizes”, afirmou o élder Andersen.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo na Mongólia viajam atualmente de 3 mil a 5 mil quilômetros para frequentar a casa do Senhor em Hong Kong, na China, ou em Bangcoc, na Tailândia.

O élder Esplin diz que o anúncio feito pela Primeira Presidência da localização e da representação gráfica do templo é uma resposta às orações específicas e fervorosas dos santos da Mongólia.

“Houve emoção, grandes sorrisos e lágrimas de alegria quando os membros da Igreja viram pela primeira vez as imagens do templo, as salas internas e os jardins ao redor”, comentou o élder Esplin.

O apóstolo se reuniu com o governo local, líderes comunitários e religiosos e explicou por que as casas do Senhor são tão significativas para os santos dos últimos dias.

Em uma reunião separada, o élder Andersen mostrou as imagens do templo ao prefeito de Ulaanbaatar, Khishgeegiin Nyambaatar, que ajudou a Igreja a encontrar propriedades para o templo.

“Fiquei animado em mostrar o templo porque sei que é realmente a Casa do Senhor. Não é apenas um belo edifício, mas contém ordenanças sagradas que trarão poder espiritual e bênçãos aos membros da Igreja e à comunidade”, explicou o élder Andersen.

O templo será construído ao pé de uma montanha sagrada na Mongólia, cujo nome (Khan-Uul) pode ser interpretado como “montanha do Senhor” ou “montanha do rei”.

Andersen-Mongolia
Andersen-Mongolia
Local onde será construído o Templo de Ulaanbaatar Mongólia. O novo templo será localizado em mais de 4 hectares na capital Ulaanbaatar, na estrada Naadamchid, Khan Uul, 8 Khoroo.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

O élder Andersen relatou uma parte do processo de compra da terra. Quando o apóstolo pediu a aprovação da Primeira Presidência, o presidente da Igreja Russell M. Nelson lhe disse: “Como poderíamos negar a bênção de termos uma casa do Senhor ao pé da ‘Montanha do Senhor?”

A propriedade está localizada ao longo da rota do aeroporto para o centro de Ulaanbaatar, o que significa que o templo será visível para todos os que entrarem na cidade. “O Senhor, através de eventos milagrosos, nos conduziu a esta propriedade. E somos muito gratos por tê-lo”, comentou o élder Andersen.

Enquanto esteve em Ulaanbaatar, o élder Andersen também se reuniu com voluntários de tempo integral da Igreja dos Estados Unidos e da Mongólia que dão aulas de inglês em todo o país.

Visita aos monges budistas no Mosteiro Gandan

O élder Andersen continuou sua amizade com o Venerável Battsengel, que conheceu em outubro do ano anterior ao visitar o Mosteiro de Gandantegchenling (Gandan).

O Venerável Battsengel levou o élder Andersen para um passeio pelo mosteiro e compartilhou ensinamentos budistas com ele.

“Nós nos alegramos com as coisas que compartilhamos. Sua doutrina budista ensina as pessoas a ser melhores, a ser disciplinadas, a ser compassivas e a ser o melhor de si mesmas”, disse o élder Andersen.

O élder Andersen compartilhou as representações gráficas do templo com seu amigo.

“Ele expressou sua felicidade com nosso progresso”, comentou o élder Andersen. “Apoiamos juntos a importância da liberdade religiosa na Mongólia. Aproveitamos muito o tempo que passamos juntos.”

O élder Esplin destacou a importância de trabalharmos em conjunto com outras religiões na Mongólia.

“Como a liberdade religiosa constitucionalmente garantida e praticada é algo relativamente novo na Mongólia, a Igreja se uniu às principais religiões da região, incluindo as religiões budista e muçulmana, em um diálogo inter-religioso para ajudar e apoiar os esforços uns dos outros e aumentar a compreensão de nossas respectivas crenças.”

Visita às crianças no Jardim de Infância 71

Durante a primeira semana de setembro de 2025, os membros da Igreja, por meio dos Serviços Humanitários Deseret International, doaram 70 peças de vários equipamentos de cozinha para 12 jardins de infância no distrito de Khan-Ul, o que beneficiará quase 3500 crianças.

A Deseret International Charities faz parte do trabalho humanitário mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Um desses jardins de infância, o Jardim de Infância 71, recebeu o élder e a irmã Andersen e o élder e a irmã Esplin com músicas tradicionais e danças para mostrar sua gratidão por poderem substituir equipamentos de cozinha antigos e quebrados.

“As crianças foram tão talentosas e bonitas. Eles nos ajudam a lembrar de tudo o que é bom, inocente e puro. Foi uma de nossas experiências favoritas aqui em Ulaanbaatar”, disse o élder Andersen.

“É vital fornecer refeições saudáveis e nutritivas, e isso está alinhado com nosso objetivo de criar crianças mongóis boas e saudáveis”, explicou Erdenechimeg Sangidorj, diretora do Jardim de Infância 71. “Ter [esse novo] equipamento ajudará a aumentar a produção, economizar o consumo de energia e aliviar a carga de trabalho dos funcionários da cozinha.”

Sangidorj também expressou sua gratidão em nome dos pais das crianças.

Visita à família em uma casa tradicional da Mongólia

O élder e a irmã Andersen, juntamente com o élder e a irmã Esplin, passaram um tempo na noite de sexta-feira, 19 de setembro, com a família Amarbayasgalan.

A família viajou para o Templo de Hong Kong em julho para receber as ordenanças sagradas lá, incluindo a promessa de que, por meio de seu amor e fidelidade a Jesus Cristo, poderão permanecer unidos como família na eternidade.

Os pais e as crianças ficaram animados para conversar com o élder e a irmã Andersen sobre suas experiências lá. O élder e a irmã Andersen mostraram as representações gráficas do Templo de Ulaanbaatar Mongólia e a família se alegrou com eles.

“Foi uma experiência muito agradável. Eles tiveram um sentimento muito bonito em sua família. Você vê quem o Senhor chama de filhos do convênio. Seja em uma tenda na Mongólia ou em um arranha-céu na cidade de Nova York, todos eles são especiais, e sentimos isso esta noite”, disse o élder Andersen.

“Espero que eles se lembrem do momento em que se sentaram frente a frente com um apóstolo do Senhor, da oração que ele fez e da bênção apostólica que deixou em sua casa e em sua família”, disse o élder Esplin.

O élder Andersen disse que aprecia as oportunidades de se conectar com as pessoas em ambientes mais privados.

“É quando estamos com pessoas e famílias individualmente que sentimos muitas das impressões e inspirações do Senhor”, comentou o élder Andersen. “Queremos conhecê-las. Queremos amá-las.”

A família disse que seria um dia que eles jamais esqueceriam.

“Ainda não consigo acreditar que um apóstolo de Jesus Cristo nos visitou em nossa casa”, disse o pai, Amarbayasgalan.

Visita a Zaisan Hill

Trinta e dois anos atrás, no dia 15 de abril de 1993, o élder Neal A. Maxwell, do Quórum dos Doze Apóstolos, proferiu uma bênção sobre a Mongólia no Monte Zaisan.

O élder Andersen subiu os 300 degraus até o topo para lembrar onde a Igreja começou na Mongólia e refletir sobre onde ela está agora após o anúncio de um templo.

“Sou muito grato por estar aqui e ver as bênçãos do Senhor daquela oração dedicatória”, explicou o élder Andersen. “Subi a colina porque queria pensar nos 32 anos desde que [o élder Maxwell] subiu até lá e onde estamos agora, e [considerar] a declaração do presidente Nelson: ‘Oro para que não percamos a majestade deste momento’.”

Considerações finais do élder Andersen sobre a Mongólia

“Precisamos dar os braços às pessoas boas e sempre promover o bem em detrimento do mal, ajudando os pobres, os desolados e os necessitados”, comentou o élder Andersen. “Somos muito gratos pelas pessoas muito especiais que se destacaram nos países da Área Ásia Norte, onde foi necessário ter muita fé e coragem para acreditar em Jesus Cristo, filiar-se à Igreja e permanecer fiéis e leais. Nossos membros aqui são incríveis. Eles são os pioneiros e os discípulos destas terras especiais.”

Antes de passar pela Mongólia, o élder Andersen realizou treinamentos para líderes locais da Igreja na Coreia do Sul e no Japão, onde também participaram líderes de Guam e da Mongólia.

“É extraordinário ver a força dos líderes que temos aqui e as bênçãos que o Senhor lhes concedeu. Saio edificado, fortalecido, mais feliz e com o desejo de ser uma pessoa melhor. E sou muito grato por ter vindo e aguardado ansiosamente minha oportunidade de voltar”, confessou o élder Andersen.