38e575b884d011ee9ed1eeeeac1e0642442d0cb7.jpeg
Comunicado de Imprensa

O élder Clark G. Gilbert é chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos

O élder Clark G. Gilbert é o mais novo membro do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele foi chamado na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, e ordenado na quinta-feira, 12 de fevereiro, pelo presidente Dallin H. Oaks e pelos outros membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.

O élder Gilbert, de 55 anos de idade, nasceu em Oakland, Califórnia, e passou a maior parte de sua infância em Phoenix, Arizona. Ele servia como setenta autoridade geral desde abril de 2021 e como comissário do Sistema Educacional da Igreja desde agosto daquele ano.

“Esta é uma época maravilhosa para direcionar as pessoas para o Salvador Jesus Cristo”, disse o élder Gilbert na quinta-feira. “Quando fazemos isso, podemos encontrar alegria, consolo e paz Nele. Como o presidente [Russell M.] Nelson disse certa vez, é muito mais difícil encontrar a felicidade onde ela não existe. E somos muito gratos por eu ter esse chamado agora para testificar que Jesus é o Cristo. Se as pessoas em todo o mundo olharem para Ele, Ele tornará a vida delas melhor, mais significativa e mais alegre. E isso acontece por meio do nosso Salvador Jesus Cristo e ao nos concentrarmos Nele.”

Desde sua infância, o élder Gilbert disse que seus pais nutriam a ideia de que o evangelho de Jesus Cristo e a educação estão naturalmente interligados.

“Eles nunca me fizeram pensar que a educação e o evangelho eram separados de alguma forma — quanto mais fé você tem, mais você quer aprender e crescer, e quanto mais você aprende e cresce, mais profunda sua fé pode se tornar”, disse ele em 2021.

52a086f6256411ec8887eeeeac1e5b9abc0ecb23.jpeg
52a086f6256411ec8887eeeeac1e5b9abc0ecb23.jpeg
O élder Clark G. Gilbert fala durante a sessão da manhã de sábado da conferência geral no Centro de Conferências na Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, em 2 de outubro de 2021.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Sua fé e sua educação receberam um forte impulso durante seu tempo na Universidade de Brigham Young, onde ele obteve um diploma de bacharel em Relações Internacionais em 1994.

Seu tempo na BYU foi especial porque, ele acrescentou, “pela primeira vez, [ele sentiu] a expansão da força da Igreja, e isso estava diretamente ligado ao [seu] crescimento acadêmico”.

O élder Gilbert continuou seus estudos em Stanford (mestrado em estudos do Leste Asiático em 1995) e Harvard (doutorado em administração de empresas em 2001). Embora tenha ingressado no corpo docente de Harvard, seu sonho sempre foi lecionar na BYU.

Essa oportunidade veio, embora em uma BYU diferente.

Kim B. Clark, colega e mentor em Harvard, que havia se tornado reitor da BYU–Idaho, convidou o élder Gilbert e sua esposa, Christine, a pensar em levar seus dons para Rexburg, Idaho. O convite do irmão Clark incluía um desafio para “[ajudar a Igreja] a repensar [sua] educação em escala global”.

pnlmo0ys6924jzf7yhbbzj5yr4lhqjde7berpio1.jpeg
pnlmo0ys6924jzf7yhbbzj5yr4lhqjde7berpio1.jpeg
Ex-reitores da BYU–Idaho, junto com suas esposas, reúnem-se para uma foto de grupo. Linha superior (da esquerda para a direita): David A. Bednar (1997–2004) e sua esposa, Susan; Henry J. Eyring (2017–2023) e sua esposa, Kelly; Clark Gilbert (2015-2017) e sua esposa, Christine; e o atual reitor, Alvin F. Meredith, com sua esposa, Jennifer. Linha inferior (da esquerda para a direita): Kim B. Clark (2005–2015) e sua esposa, Sue; Henry B. Eyring (1971–1977); e Bruce C. Hafen (1978–1985) e sua esposa, Marie.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A família Gilbert deixou a Harvard Business School em 2006 e foi para a BYU–Idaho.

A experiência profissional do novo apóstolo tinha como foco a orientação de alunos, a navegação pelo mundo em constante mudança devido à tecnologia de comunicação e a construção e liderança de grandes organizações. Depois de três anos ajudando os alunos na BYU–Idaho, ele cumpriu designações como CEO da Deseret Digital Media (2009), presidente da Deseret News (2010), reitor da BYU–Idaho (2015) e reitor inaugural da BYU–Pathway Worldwide (2017) — designação que ocupou até ser chamado para servir em tempo integral na Igreja.

Seu serviço como comissário do Sistema Educacional da Igreja envolveu a supervisão da BYU, da BYU–Idaho, da BYU–Havaí, da Ensign College, da BYU–Pathway Worldwide e dos Seminários e Institutos de Religião.

Uma experiência com jovens santos dos últimos dias do centro da cidade durante seu tempo em Boston foi fundamental, pois ele ajudou a levar oportunidades educacionais a públicos mais amplos como o primeiro reitor da BYU – Pathway Worldwide — uma iniciativa educacional inovadora e com fundamentos espirituais patrocinada pela Igreja.

Embora aqueles jovens de Boston fossem novos na Igreja e em seus ensinamentos e expectativas, ele disse que aprendeu que a chave para ajudá-los a crescer era se concentrar no potencial deles.

“O crescimento deles no evangelho foi gradual, mas constante”, explicou o élder Gilbert na conferência geral. “Atualmente, eles já serviram missão, estão formados na faculdade, casaram-se no templo e estão levando uma vida pessoal e profissional extraordinária.”

BYU-Pathways1409-2017
BYU-Pathways1409-2017
Centenas de pessoas se reuniram no teatro do Centro de Conferências na Praça do Templo, em Salt Lake City, em 16 de novembro de 2017, quando Clark G. Gilbert foi formalmente empossado como o primeiro reitor da BYU–Pathway Worldwide pelo presidente Russell M. Nelson do Quórum dos Doze Apóstolos.2017 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Há vários anos, ao falar com um educador de destaque nacional sobre o sucesso da BYU–Pathway, o élder Gilbert explicou que os frutos do programa são seu foco no potencial divino de cada aluno. Desde seu início em 2009, a BYU–Pathway já atendeu mais de 288 mil alunos em mais de 180 países.

Ao longo de sua liderança educacional, o élder Gilbert tem dado ênfase a ajudar cada aluno a crescer em Cristo. Ele ensinou: “Nesta Igreja, acreditamos no potencial divino de todos os filhos de Deus e em nossa capacidade de nos tornarmos melhores em Cristo.” Ele disse que, embora as pessoas comecem a vida em circunstâncias diferentes, “no tempo do Senhor, não é onde começamos, mas para onde estamos indo que mais importa”, um princípio que moldou seu trabalho com os alunos em todo o mundo.

“Um dos milagres disto, a Igreja do Senhor, é que cada um de nós pode se tornar melhor em Cristo”, disse o élder Gilbert. “Não conheço nenhuma outra organização que dê a seus membros mais oportunidades de servir, de retribuir, de se arrepender e de se tornar pessoas melhores. A despeito de nos encontrarmos em circunstâncias iniciais difíceis ou favoráveis, que mantenhamos nossa visão e nosso coeficiente angular direcionados para o céu. Ao fazermos isso, Cristo nos conduzirá a um lugar mais elevado.”

Além de sua liderança profissional e educacional, o élder Gilbert serviu em vários chamados na Igreja, incluindo missionário de tempo integral na Missão Japão Kobe, presidente do quórum de élderes, conselheiro na presidência da estaca, bispo e setenta de área.

Ele e Christine se casaram no Templo de Salt Lake em 1994. O casal tem oito filhos.