
SI-2025-broadcast
Un maestro de Seminario demuestra cómo enseñar una lección de seminario de Preparación para la vida durante la transmisión anual de capacitación de 2025.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.
Para professores dos Seminários e Institutos em todo o mundo, Élder Clark G. Gilbert, Setenta Autoridade Geral e comissário de educação da Igreja, os encorajou: “por favor, confiem em seus alunos. Esta é a única maneira deles se tornarem quem o Senhor precisa que se tornem.”
Professores de jovens e jovens adultos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não estão apenas disseminando informações, ou simplesmente inspirando os alunos com personalidade dinâmica e aulas envolventes, disse ele.
“Estamos preparando os alunos para sobreviverem espiritualmente em uma época cada vez mais desafiadora. A sobrevivência espiritual dependerá da capacidade de reconhecerem a orientação do Espírito Santo”, declarou Élder Gilbert durante a Transmissão do Treinamento Anual dos Seminários e Institutos de 2025, na quinta-feira, 23 de janeiro.
Élder Gilbert foi um dos vários discursantes durante o treinamento anual deste ano, transmitido para mais de 53.000 professores de Seminários e Institutos da Igreja ao redor do mundo. O líder da Igreja foi acompanhado pelo irmão Chad H. Webb, administrador dos Seminários e Institutos de Religião e primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical, bem como outros administradores dos Seminários e Institutos de Religião, que forneceram treinamento sobre as novas lições do Seminário de preparação para a vida.

SI-annual-training-2025
El élder Clark Gilbert, Comisionado de Educación de la Iglesia, y administradores de SeI durante la transmisión anual de capacitación de 2025. 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Élder Gilbert concentrou seus comentários na confiança necessária para que os professores permitam que seus alunos usem o arbítrio para aprofundarem o aprendizado e a conversão pessoal.
Baseando-se em Doutrina e Convênios 58:27–28, “Em verdade [E]u digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão; Pois neles está o poder e nisso são seus próprios árbitros”, Élder Gilbert intitulou seu discurso de “Neles está o poder”.
Ele falou sobre três maneiras pelas quais os professores podem convidar seus alunos ao aprendizado diligente, descritas em “Ensinar à maneira do Salvador”
- “Convide os alunos a se prepararem para aprender
- “Incentive os alunos a compartilharem as verdades que estão aprendendo
- “Convide os alunos a viverem o que estão aprendendo.”

SI-Annual-Training-2025
El élder Clark Gilbert, Comisionado de Educación de la Iglesia, habla durante la transmisión anual de capacitación de SeI 2025. 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Ao discutir estes tópicos, Élder Gilbert disse que esperava duas coisas: “Primeiro, espero que possamos ver nossos alunos da maneira como Deus os vê, reconhecendo que o poder está neles e que, do ponto de vista de Deus, todos somos capazes de aprender quando nos são dadas oportunidades iguais de agir e usar nosso arbítrio.
“Em segundo lugar, espero que vocês reflitam sobre maneiras de incentivar o aprendizado diligente, como se houvesse áreas que vocês possam melhorar.”
Há muitas maneiras de ajudar os alunos a se prepararem para aprender, disse Élder Gilbert. Uma maneira é terminar cada lição com um lembrete da leitura para a próxima aula, ou convidar o estudo das escrituras antes da aula por e-mail ou mensagem de texto.
Os professores também podem pedir que os alunos compartilhem algo que aprenderam na leitura das escrituras, ou uma pergunta que esperam ser respondida ao chegarem à aula.
Élder Gilbert disse que também viu professores eficazes enviarem perguntas de reflexão aos alunos antes de uma discussão em sala de aula, ou convidarem seletivamente os alunos a se prepararem antes da aula para ensinarem um dos conceitos da lição, ou compartilharem uma experiência que pode aprofundar o aprendizado para os demais.
O aprendizado profundo também requer que os alunos sejam aprendizes engajados, não apenas ouvintes passivos, continuou ele. Uma das maneiras pelas quais isto acontece é permitindo que os alunos compartilhem o que estão aprendendo com os outros.
O profeta Néfi, do Livro de Mórmon, ensina que o poder do arbítrio é que ele permite que os indivíduos ajam por si mesmos, e que não sejam influenciados. “Será que as nossas salas de aula permitem que os alunos ajam ou assumam a responsabilidade por seu aprendizado, ou são ambientes passivos em que os alunos são simplesmente manipulados enquanto ouvem em silêncio?”, perguntou Élder Gilbert.
“Se alguém visitasse sua sala de aula esta semana, veriam os alunos tendo a oportunidade de se envolverem no processo de aprendizagem? É difícil incentivar o aprendizado diligente se não permitimos que os alunos compartilhem suas próprias percepções, inspirações e observem as verdades. Por favor, incentivem os alunos a compartilharem as verdades que estão aprendendo, e faça disto parte de sua experiência em sala de aula.”
O propósito da educação religiosa no Sistema Educacional da Igreja é “ensinar o evangelho restaurado de Jesus Cristo … de [maneira] que [ajude] cada aluno … a se tornar um discípulo de Jesus Cristo por toda a vida, que faz e cumpre convênios, que ama Deus e o próximo, e que é capaz, disposto e comprometido a coligar Israel em ambos os lados do véu”, explicou Élder Gilbert.
Este tipo de discipulado não acontecerá, a menos que o ensino inclua convites para que as pessoas se tornem algo mais e vivam o que estão aprendendo.
Concluindo, Élder Gilbert disse aos ouvintes: “Quando ensinamos nossos alunos a aprenderem diligentemente se tornando participantes ativos, também os ensinamos a buscarem e receberem orientação do Espírito Santo. É este conjunto de habilidades que os abençoará, muito depois de terem deixado nossas salas de aula. Ao se esforçarem para convidar este aprendizado diligente, prometo que verão milagres acontecerem na vida de seus alunos. O poder está neles.”
Qualificar-se para as bênçãos do templo
Um dos convites que Presidente Russell M. Nelson tem repetido frequentemente é o de aprender a acessar o poder do Senhor por meio de convênios e dos templos, observou o irmão Webb.
Por exemplo, em sua primeira entrevista coletiva como Presidente da Igreja [em inglês], Presidente Nelson disse: “O fim que cada um de nós almeja é ser investido com poder em uma casa do Senhor.”
Em 2021, ele disse: “O lugar mais seguro para se estar espiritualmente é dentro dos limites dos convênios do templo” (“O templo e o nosso alicerce espiritual”).
Durante seu discurso mais recente, na conferência geral de outubro de 2024, Presidente Nelson disse: “Eis minha promessa a vocês: cada pessoa que busca sinceramente a Jesus Cristo O encontrará no templo” (“O Senhor Jesus Cristo voltará”).
Mais de 15 anos atrás, enquanto os administradores discutiam a linguagem para uma nova declaração de objetivo do SEI, Élder Russell M. Nelson, então presidente do Comitê Executivo do Conselho de Educação, os encorajou a incluírem a segunda frase do objetivo, disse o irmão Webb: “Devemos ajudar os jovens e os jovens adultos a se qualificarem para as bênçãos do templo.”

SI-annual-training-2025
Chad Webb, administrador de Seminarios e Institutos, habla durante la transmisión anual de capacitación de SeI 2025.O irmão Webb continuou: “Embora o progresso que estamos tendo seja maravilhoso e esta ênfase deva continuar, acredito que há mais coisas que podemos fazer para também enfatizar a segunda parte do nosso objetivo e ajudar mais jovens e jovens adultos a se qualificarem para as bênçãos do templo. Não estou sugerindo que todos vocês escrevam uma nova lição ou criem novos programas, mas estou pedindo que pensem, e até mesmo orem, sobre o que mais vocês podem fazer pessoalmente, considerando o contexto do que já têm feito.”
À medida que o irmão Webb fez esta pergunta a muitos nos Seminários e Institutos, ele recebeu muitas sugestões, incluindo, “estarmos atualizados com as ênfases e ensinamentos proféticos sobre convênios e a casa do Senhor”. Também, “sermos intencionais em relacionar o amor e a fé em Jesus Cristo à qualificação para as bênçãos do templo”. Outros sugeriram se referirem às perguntas da recomendação para o templo, quando for adequado, e os convênios específicos, e compartilhar o amor e a apreciação pelo templo.
“Sou muito grato que o Senhor nos ama o suficiente para nos abençoar com convênios. Que sejamos cumpridores dos convênios e que possamos ajudar cada vez mais os jovens e jovens adultos, a se qualificarem para as bênçãos da casa do Senhor, onde cada pessoa que busca sinceramente a Jesus Cristo O encontrará”, testificou o irmão Webb.
O ‘como’ das novas lições de preparação para a vida do Seminário
Agora é um momento emocionante para os Seminários e Institutos de Religião, observou Élder Gilbert.
Nos últimos anos, os Seminários e Institutos lançaram um novo currículo de preparação para a vida no Seminário, e prosseguiram com a iniciativa “Inovar o Instituto”. As matrículas estão crescendo, tanto no Seminário quanto no Instituto.
“Acredito que todas estas coisas que estamos fazendo estão ajudando a construirmos e tornarmos nossas aulas e experiências dos alunos notáveis”, disse ele.
Em seus comentários, o irmão Webb disse que se sente grato pelo treinamento extra nas lições de preparação para a vida. “Fui lembrado de quão centralizadas em Cristo estas lições podem ser. Usar o exemplo perfeito do Salvador vivendo estes princípios do evangelho, e discutir como Ele é capaz de ajudar nossos alunos em suas circunstâncias, foi realmente poderoso.”
Ao apresentar as novas lições de preparação para a vida durante a transmissão do treinamento do ano passado, o irmão Webb explicou muito do “porquê” por trás do novo currículo.
Para começar a transmissão do treinamento de quinta-feira, Jason Willard, administrador associado dos Seminários e Institutos de Religião, disse que o treinamento deste ano falaria sobre “como” preparar e ensinar estas lições temáticas. Ele então apresentou uma série de vídeos, incluindo uma lição sobre serviço, uma sobre a preparação pessoal de um professor para uma lição, e uma demonstração prática seguida de uma discussão.

SI-annual-training-2025
Un maestro de Seminario demuestra cómo preparar una lección de Seminario de Preparación para la vida durante la transmisión anual de capacitación de 2025. 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Willard expressou seu amor e apreço por cada professor do Seminário e Instituto em toda a Igreja. “Obrigado por amarem os filhos de Deus o suficiente para desejarem abençoar suas vidas. Vocês estão fazendo a diferença. Na verdade, quero agradecer aos nossos professores em todo o mundo, cada um deles, por todo o bem que estão fazendo. Vocês estão trabalhando tão diligentemente para abençoar a nova geração. Isto não é fácil. Nós os amamos. Queremos que saibam que nenhum esforço é desperdiçado. Não há nada que vocês façam em qualquer sala de aula para abençoar os filhos de Deus que seja jamais desperdiçado.”
A transmissão completa, incluindo os vídeos de treinamento, pode ser assistida na Biblioteca do Evangelho. A transmissão está disponível em 40 idiomas.
Copyright 2025 Deseret News Publishing Company.