_E2_5461.jpg
Comunicado de Imprensa

O presidente Dallin H. Oaks compartilha quatro maneiras de nos aproximarmos de Jesus Cristo

Em um devocional da BYU, o profeta incentiva a fé, a humildade, a busca de ajuda confiável e a paciência em meio a desafios espirituais

Em um discurso na Universidade Brigham Young (BYU) — seu primeiro discurso público como presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — Dallin H. Oaks compartilhou quatro maneiras de nos aproximarmos de Jesus Cristo.

No discurso semanal do devocional no campus, na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, o presidente Oaks enfatizou pela primeira vez uma admoestação bem conhecida que seu antecessor, o presidente Russell M. Nelson, compartilhou em abril de 2018.

_E2_5776.jpgDownload Photo

“Nos dias que estão por vir”, disse o presidente Nelson, “não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”.

“Sinto que devo enfatizar [essa] admoestação”, disse o presidente Oaks. “Vocês vivem em uma época em que o adversário se tornou tão eficaz em disfarçar a verdade que, se vocês não tiverem o Espírito Santo, serão enganados. Há muitos obstáculos pela frente. As distrações serão muitas. Mesmo os membros ativos às vezes podem ter preocupações sobre algumas questões históricas, doutrinárias ou sociais ligadas à Igreja.”

Para ajudar todos os santos dos últimos dias a “superar dúvidas presentes ou futuras”, o presidente Oaks, o profeta e ex-reitor da BYU (1971–1980), citou quatro ações simples que podem ajudá-los a se aproximar do Salvador.

  1. Fortalecer nossa fé Nele.
  2. Aumentar nossa humildade.
  3. Buscar ajuda de outras pessoas.
  4. Ser paciente.

“Quaisquer que sejam essas dúvidas, a maneira de vencê-las é nos aproximando de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele nos ensinou repetidas vezes que Ele é o caminho”, disse o presidente Oaks.

Fortalecer nossa fé

O presidente Oaks incentivou os membros da Igreja a desenvolver fé em Deus e na missão de Seu Filho Jesus Cristo.

“Aumentar nossa fé exige mais do que um forte desejo”, disse ele. “Significa se esforçar diariamente, um passo de cada vez, com oração e estudo das escrituras. Podemos aumentar nosso compromisso com os princípios da primeira regra de fé.”

O profeta acrescentou que “esses princípios alicerçam nossa fé em Deus e nos manterão ancorados nas verdades do evangelho, incluindo no exemplo de serviço de nosso Salvador ao próximo”.

_36A2843.jpgDownload Photo

Aumentar nossa humildade

A humildade é fundamental, ensinou o presidente Oaks, porque “quando somos humildes, podemos ouvir mais claramente a voz do Senhor”. Ele também disse: “Olhem para as necessidades de outras pessoas, e a humildade virá como consequência”.

Citando ensinamentos anteriores dos presidentes Ezra Taft Benson e Spencer W. Kimball, o presidente Oaks falou sobre a importância de sermos ensináveis e de nos submetermos à vontade de Deus.

“A humildade é um dos mandamentos poderosos que recebemos para nos guiar em nossa jornada mortal, preparando-nos para nosso encontro marcado com nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo”, disse o presidente Oaks.

“Tomem cuidado para não se distrair”, acrescentou.

Para aqueles que vacilam na fé ou que se afastaram da Igreja por causa de algo que aprenderam, o presidente Oaks pediu “humildade, fé e confiança no Senhor”.

“As pessoas com fé e atividade cada vez menores na Igreja restaurada são uma grande fonte de preocupação para seus líderes proféticos”, disse ele. “Amamos vocês, jovens e idosos, homens e mulheres. O Senhor também! Deus é incansável em Sua busca amorosa por cada um de vocês. Guardem os mandamentos e sejam fiéis aos convênios que muitos de vocês fizeram para guiá-los no caminho do convênio. Nunca deixem que seu aprendizado secular limite seus horizontes.”

W2__9049.jpgDownload Photo

Buscar ajuda de outros fiéis bem-informados

Para ajudar a filtrar a “grande quantidade de especulações e informações falsas em podcasts e nas redes sociais”, o presidente Oaks exortou os santos a “[debater] suas preocupações com amigos fiéis e bem-informados e sempre [levar] essas preocupações ao Senhor”.

Em seguida, ele contou a experiência de um presidente de estaca no campus da BYU. Um rapaz disse a esse líder local que estava deixando a Igreja.

“O presidente da estaca, surpreso, imediatamente começou a compartilhar seu profundo testemunho do evangelho que lhe havia trazido tanta alegria, paz e inspiração”, disse o presidente Oaks. “O jovem ficou atônito e olhou para ele com lágrimas nos olhos e disse: ‘Não ouço ninguém falar assim há meses. Tenho saído com amigos que não acreditam’.”

O resultado, disse o profeta, é “[cercar-se] de pessoas que creem”. Ele também incentivou os santos dos últimos dias a frequentar as reuniões semanais de adoração e a fazer da frequência regular a uma Casa do Senhor uma prioridade.

Ser paciente

Por fim, o presidente Oaks incentivou as pessoas a terem paciência com seu desenvolvimento espiritual.

“Superar a dúvida — resolver conflitos entre o entendimento progressivo da ciência e os ensinamentos às vezes incompletos da religião pode ser um processo demorado, como edificar a fé ou adquirir humildade”, disse ele.

Enquanto isso, o profeta ensinou, devemos nos concentrar nas outras pessoas.

“Devemos nos ocupar com o serviço”, disse ele. “Repetidas vezes, Jesus ensinou e demonstrou o poder do serviço ao próximo.”