O presidente Russell M. Nelson de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou 15 novos templos durante a última sessão da Conferência Geral de Abril de 2025.
Os novos templos serão construídos nos seguintes locais:
- Reynosa, México
- Chorrillos, Peru
- Rivera, Uruguai
- Campo Grande, Brasil
- Porto, Portugal
- Uyo, Nigéria
- San Jose del Monte, Filipinas
- Numeá, Nova Caledônia
- Liverpool, Austrália
- Caldwell, Idaho
- Flagstaff, Arizona
- Rapid City, Dakota do Sul
- Greenville, Carolina do Sul
- Norfolk, Virgínia
- Spanish Fork, Utah
“Somos gratos ao Senhor por acelerar a construção de templos nos últimos anos”, disse o profeta, que anunciou 200 templos desde que se tornou presidente em 2018. “Testifico que Jesus Cristo, o Redentor de Israel, lidera esta Igreja, que é Sua. Ele está se preparando para voltar. Que possamos também nos preparar para recebê-Lo”.
Além de anunciar 200 templos, no ano passado, o profeta de cem anos de idade dedicou a 200ª Casa do Senhor em funcionamento na Igreja.
O anúncio de hoje eleva o número total de templos — em funcionamento, em construção ou anunciados — para 382.
Cada templo é uma Casa do Senhor e são os lugares de adoração mais sagrados da Terra. O principal propósito dos templos é que os membros fiéis da Igreja recebam paz, inspiração e poder espiritual ao fazerem acordos sagrados com Deus em Sua casa santa.
Veja abaixo mais informações sobre a Igreja de Jesus Cristo em cada local.
Reynosa, México
O Templo de Reynosa México será a 27ª Casa do Senhor no país. Reynosa está localizada na margem sul do Rio Grande, próximo à fronteira entre o México e os Estados Unidos, do lado oposto a Hidalgo, Texas.
Os templos dedicados no México encontram-se em Ciudad Juárez, Colonia Juárez, Guadalajara, Hermosillo, Mérida, Cidade do México, Monterrey, Oaxaca, Puebla, Tampico, Tijuana, Tuxtla Gutiérrez, Veracruz e Villahermosa. Há também templos em construção ou anunciados em Cancún, Chihuahua, Cuernavaca, Culiacán, Benemérito Cidade do México, Juchitán de Zaragoza, Pachuca, Querétaro, San Luis Potosí, Toluca, Torreón e Tula.
O México tem mais de 1,5 milhão de membros da Igreja em quase 1.900 congregações, o segundo maior número de membros fora dos Estados Unidos. O trabalho missionário começou no México em 1875.
Chorrillos, Peru
O Templo de Chorrillos Peru será a décima Casa do Senhor no país. Chorrillos está localizado no litoral próximo ao Oceano Pacífico e possui muitas praias famosas.
Outros templos anunciados, em construção ou em funcionamento no Peru são os templos de Arequipa, Chiclayo, Cusco, Huancayo, Iquitos, Lima Peru Los Olivos, Lima, Piura e Trujillo. No Peru, há cerca 650 mil membros da Igreja em quase 800 congregações no país. Os primeiros missionários chegaram ao país em 1956.
Rivera, Uruguai
O Templo de Rivera Uruguai será a segunda Casa do Senhor no país, vindo após o Templo de Montevidéu Uruguai. O Templo de Montevidéu foi dedicado em março de 2001 pelo presidente Gordon B. Hinckley.
Rivera é a capital do Departamento de Rivera do Uruguai. Ela faz divisa com a cidade brasileira de Santana do Livramento. Juntas, elas formam uma área urbana com cerca de 200 mil moradores.
Existem cerca 110 mil membros da Igreja em quase 130 congregações no Uruguai.
Campo Grande, Brasil
O Templo de Campo Grande Brasil é o 24º templo anunciado no país. Campo Grande é um município do Centro-Oeste do Brasil.
Nove outros templos foram anunciados recentemente no país. São os templos deFlorianópolis Goiânia, João Pessoa, Maceió, Natal, Santos, São Paulo Leste, Teresina e Vitória. Onze outros templos estão em funcionamento no país: os templos de Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O Templo de Belo Horizonte Brasil e o Templo de Londrina Brasil Templo de Ribeirão Preto Brasilestão em construção.
Em 20 de outubro de 2024, o Templo de Salvador Brasil foi dedicado pelo élder Neil L. Andersen, do quórum dos Doze Apóstolos.
Há mais de 1,5 milhão de membros da Igreja noBrasil, o terceiro país com mais membros da Igreja fora dos Estados Unidos.
Porto, Portugal
Porto, com uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, é a segunda maior cidade de Portugal, uma nação que abriga quase 48 mil membros da Igreja em mais de 60 congregações.
O Templo do Porto será o segundo do país, vindo após o Templo de Lisboa Portugal.
O primeiro ramo foi organizado em Lisboa, em 1975. Naquele mesmo ano, o então élder Thomas S. Monson dedicou o país para a pregação do evangelho de Jesus Cristo.
Uyo, Nigéria
O Templo de Uyo Nigéria será o sétimo templo construído no país. O Templo de Aba Nigéria foi dedicado em 2005. Cinco outros templos estão programados para serem construídos em Abuja, Benin City, Calabar Ekete Lagos.
Há mais de 250 mil santos dos últimos dias em quase 850 congregações na Nigéria. A África Ocidental é uma das áreas da Igreja que cresce mais rapidamente no mundo.
San Jose del Monte, Filipinas
O Templo de San Jose del Monte Filipinas será o 14º templo no país. Há mais de 880 mil santos dos últimos dias em quase 1.325 congregações nas Filipinas.
Os outros 13 templos que foram anunciados, que estão em construção ou em funcionamento no país, são os de Alabang, Bacolod, Cagayan de Oro, Cebu City, Davao, Iloilo, Laoag, Manila, Naga, Santiago, Tacloban City, Tuguegarao City e Urdaneta. Desde que o país foi oficialmente aberto para o trabalho missionário em 1961, a taxa de crescimento da Igreja nas Filipinas continua a ser uma das mais rápidas do mundo.
Numeá, Nova Caledônia
Este será o primeiro templo da Nova Caledônia, um grupo de ilhas no sudoeste das Ilhas do Pacífico que abrigam mais de 2,5 mil membros da Igreja. Numeá, a capital do país, tem uma população de cerca de 100 mil habitantes.
Os primeiros membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se mudaram do Taiti para a Nova Caledônia. A primeira estaca (um grupo de congregações) foi organizada em 2012.
Liverpool, Austrália
Esse será o sétimo templo na Austrália. Outros templos em funcionamento são o Templo de Adelaide Austrália, o Templo de Brisbane Austrália, o Templo de Melbourne Austrália, o Templo de Perth Austrália e o Templo de Sydney Austrália. O Templo de Brisbane Austrália Sul está na fase de planejamento.
O Templo de Liverpool Austrália será o segundo templo na região da grande Sydney.
A Igreja foi introduzida na Austrália em 1840, quando um converso britânico imigrou para o país. O primeiro ramo foi organizado em 1844 e uma missão foi estabelecida em 1851. As estacas em Sydney, Brisbane e Melbourne, todas organizadas em 1960, estavam entre as primeiras estacas criadas fora da América do Norte.
Hoje, a Austrália possui em torno de 160 mil membros da Igreja em quase 300 congregações.
Caldwell, Idaho
O templo a ser construído em Caldwell será o terceiro na região metropolitana de Boise, Idaho. O Templo de Boise Idaho foi dedicado em 1984 e o Templo de Meridian Idaho foi dedicado em 2017.
Idaho tem mais de 475 mil membros da Igreja em mais de 1.225 congregações. Os primeiros pioneiros da Igreja se estabeleceram em Idaho em 1855. Vários presidentes da Igreja são de Idaho, inclusive os presidentes Harold B. Lee, Ezra Taft Benson e Howard W. Hunter.
O Templo de Caldwell Idaho será o 11º templo no estado. Outros templos no estado incluem o Templo de Boise Idaho, o Templo de Burley Idaho, o Templo de Coeur d’Alene Idaho, o Templo de Idaho Falls Idaho, o Templo de Meridian Idaho, o Templo de Montpelier Idaho, o Templo de Pocatello Idaho, o Templo de Rexburg Idaho, o Templo de Teton River Idaho e o Templo de Twin Falls Idaho.
Flagstaff, Arizona
Flagstaff está localizada a cerca de 240 quilômetros ao norte de Phoenix, Arizona, entre uma das maiores florestas do mundo de pinheiros amarelos e ao lado da montanha mais alta do estado, Humphreys Peak (altitude de quase 4 mil metros).
O Templo de Flagstaff Arizona será o nono templo no Arizona, situado no sudoeste dos Estados Unidos. Há cerca de 450 mil santos dos últimos dias no estado em quase 925 congregações. Os primeiros membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias chegaram ao Arizona no inverno de 1846. Outros templos no estado estão nas cidades de Gilbert, Mesa, Phoenix, Snowflake, Gila Valley, Tucson, Queen Creek e Yuma.
Rapid City, Dakota do Sul
Localizada no oeste de Dakota do Sul, Rapid City é a segunda cidade mais populosa do estado, com uma população de mais de 80 mil habitantes. Nas proximidades de Black Hills fica o icônico Memorial Nacional do Monte Rushmore.
O Templo de Rapid City Dakota do Sul será o primeiro do estado.
Dakota do Sul, localizada no centro-norte dos Estados Unidos, tem mais de 11,5 mil membros em aproximadamente 30 congregações.
Greenville, Carolina do Sul
O Templo de Greenville Carolina do Sul será a segunda Casa do Senhor no estado. O Templo de Colúmbia Carolina do Sul está em funcionamento desde outubro de 1999.
Greenville, localizada na parte noroeste da Carolina do Sul, abriga quase 75 mil moradores.
A Carolina do Sul, que fica no sudeste dos Estados Unidos, abriga quase 46 mil santos dos últimos dias em aproximadamente 85 congregações.
Norfolk, Virgínia
Norfolk, uma cidade litorânea localizada ao longo da Baía de Chesapeake, é a quinta maior cidade da Virgínia.
O Templo de Norfolk será o quarto no estado, vindo após o Templo de Richmond Virgínia, dedicado em maio de 2023. O Templo de Roanoke Virgínia e o Templo de Winchester Virgínia foram anunciados em 2023.
A Virgínia abriga 100 mil santos dos últimos dias em quase 210 congregações.
Spanish Fork, Utah
O Templo de Spanish Fork Utah será o nono templo no Condado de Utah. O Condado de Utah também é a sede da Universidade de Brigham Young.
Spanish Fork fica no sul de Utah Valley, com o Lago de Utah a noroeste e a Cordilheira Wasatch a leste. Os santos dos últimos dias se estabeleceram em Spanish Fork em 1851, onde vivem cerca de 50 mil habitantes hoje.
Utah, a sede mundial da Igreja, tem quase 2,2 milhões de santos dos últimos dias, aproximadamente dois terços da população do estado de 3,5 milhões de habitantes. O templo na cidade de Spanish Fork será o 32º templo em Utah, contando os que estão em funcionamento, em reforma, em construção ou que foram anunciados.
Os templos atualmente em funcionamento no estado estão em American Fork (Mount Timpanogos), Bountiful, Brigham City, Cedar City, Draper, Layton, Logan, Manti, Monticello, Ogden, Orem, Payson, Provo (Provo City Center), Saratoga Springs, South Jordan (Jordan River e Oquirrh Mountain), St. George (Red Cliffs e St. George), Taylorsville, Tooele (Deseret Peak) e Vernal. Os novos templos em construção em Utah são os de Ephraim, Heber Valley, Lindon, Smithfield e Syracuse. O Templo de Provo Utah Rock Canyon e o Templo de Salt Lake estão atualmente em reforma. Os templos em Lehi, Price e West Jordan foram anunciados em 2024.
Em 10 de novembro de 2024, o presidente Russell M. Nelson dedicou o 200º templo em funcionamento da Igreja — o Templo Deseret Peak Utah, em Tooele.
Para mais informações sobre os templos, acesse o site temples.ChurchofJesusChrist.org.