Famine-Relief-Afriva-2017.jpg

Os Santos dos Últimos Dias Fornecem Alívio às Famílias na África e Oriente Médio

LDS Charities tem parceria com organizações de ajuda global

Os mórmons estão fornecendo mais US$ 11 milhões em assistência às vítimas de fome em oito países da África e Oriente Médio. O esforço humanitário foi recentemente aprovado pela Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para prestar assistência às regiões problemáticas do mundo que sofrem de seca, conflitos civis, doenças e outros desafios.
LDS Charities, o braço humanitário da Igreja, está em parceria com 11 organizações de ajuda global para apoiar 25 projetos na Nigéria, Somália, Sudão do Sul, Iêmen, Níger, Quênia, Uganda e República Democrática do Congo.

"Durante nossas recentes visitas à África, vimos em primeira mão a importância de ajudar a atender às necessidades de nossos irmãos e irmãs que enfrentam grandes desafios e circunstâncias difíceis", disse o bispo Gérald Caussé, bispo presidente da igreja. "Contribuições de nossos membros fiéis fornecem o financiamento para alimentos, abrigo, água limpa, cuidados médicos e outros suprimentos vitais para quase três quartos de milhão de pessoas - incluindo crianças gravemente desnutridas ".

A doação de dinheiro e commodities pela Igreja beneficiará mais de 1,1 milhão de pessoas por até um ano.

Parceiros globais

LDS Charities está em parceria com importantes organizações não-governamentais e religiosas, incluindo CARE International, Catholic Relief Services, Convoy of Hope, International Rescue Committee, Islamic Relief EUA, Rahma Relief, Real Medicine Foundation, Save the Children, UNICEF EUA, EUA para o ACNUR e o Programa Mundial de Alimentos.

"Com 20 milhões de pessoas à beira da fome e 5,7 milhões de crianças perigosamente desnutridas na Somália, no Sudão do Sul, no Iêmen e no nordeste da Nigéria, é mais importante do que nunca para a comunidade internacional tomar medidas para impedir que as pessoas morram", disse David Beasley, diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos. "Nossos irmãos e irmãs nesses países precisam da nossa ajuda para vencer a fome e parar o sofrimento de pessoas inocentes".

"Que oportunidade maravilhosa temos de dar de nossa substância àqueles que estão sofrendo, para aliviar seus fardos e deixá-los saber que nos preocupamos. E quão gratos somos por parceiros de mentalidade similar que nos ajudem a servir aqueles em locais que não podemos alcançar por nossa conta ", disse a Irmã Jean B. Bingham, presidente da Sociedade de Socorro da Igreja.

"A LDS Charities tem aumentado consistentemente a ajuda àqueles que mais precisam em tempos de emergência", disse Prerana Issar, diretora de parcerias do setor privado do Programa Mundial de Alimentos (PAM). "Sua confiança no PMA e sua compaixão e impulso para ajudar aqueles que não podem se ajudar a si mesmos fizeram a diferença na vida de dezenas de milhares de pessoas que sofrem de fome e desnutrição ao redor do mundo".

Situação da fome

Estima-se que 20 milhões de pessoas no Sudão do Sul, na Somália, no Nordeste da Nigéria e no Iêmen estão enfrentando condições de fome devido a uma seca prolongada e conflitos civis. Outros 10 milhões de pessoas estão em crise e se esforçam para alimentar suas famílias.

A LDS Charities é parceira da Real Medicine Foundation em projetos de socorro em oito países, incluindo Sudão do Sul, Somália e Uganda, onde milhares chegam diariamente no assentamento de refugiados de Bidi Bidi.

"Foi uma honra e um prazer trabalhar com a LDS Charities", disse a Dra. Martina Fuchs, pediatra e fundadora da Real Medicine Foundation, que elogiou a organização e a Igreja por seu "alto nível [de] integridade".

Esforços são feitos em Bidi Bidi para colocar as crianças de volta à escola e fornecer aos refugiados cuidados médicos. "Vamos implementar todos os cuidados de saúde em Bidi Bidi no decorrer deste ano, e já estamos planejando 30 centros de saúde e hospitais", disse Fuchs.

A Real Medicine Foundation contrata e capacita os nacionais nos países onde eles servem porque estão familiarizados com as necessidades da comunidade. "Isto é absolutamente suportado pela LDS Charities, e é por isso que é tão fantástico", explicou Fuchs.

Em junho de 2016, a Primeira Presidência da Igreja e outros líderes e estudiosos religiosos mundiais se juntaram ao Programa Mundial de Alimentos na divulgação de declarações de apoio ao fim da fome em todo o mundo.

"Nossos corações estão cheios de compaixão ... para muitos dos filhos de Deus que sofrem com a falta de sustento diário e que, portanto, lidam com os efeitos devastadores da fome e da desnutrição. ... Convidamos as pessoas em todos os lugares a abrir seus corações e mentes a essa crescente necessidade e disponibilizar recursos para o esforço de eliminar a fome onde vivem ", afirmou a Primeira Presidência.

A LDS Charities forneceu quase US$ 2 bilhões em assistência a milhões de pessoas em 189 países desde 1985. A Igreja está empenhada em continuar a prestar assistência na África e, sempre que for necessário, no mundo. O esforço humanitário da Igreja começou quando os membros responderam a uma fome na Etiópia na década de 1980. Para obter mais informações, visite o site da LDS Charities ou a página do Facebook.