Comunicado de Imprensa

Perguntas e respostas sobre a reforma do Templo de Salt Lake

“Prometemos que vocês vão amar os resultados. Eles vão enfatizar e destacar a vida, o ministério e a missão de Jesus Cristo em Seu desejo de abençoar toda nação, tribo, língua e povo.” — Presidente Russell M. Nelson

Ver também: Harmonizar o passado e futuro sagrado: Um olhar sobre a reforma do interior do Templo de Salt Lake

Como a Igreja aborda a preservação histórica?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias valoriza sua história e faz enormes esforços todos os anos para preservar templos, tabernáculos, capelas e outros edifícios históricos. Exemplos recentes incluem o projeto do Templo de Salt Lake e os extensos projetos de restauração do Templo de Manti e do Tabernáculo de Logan. A maioria dos templos, tabernáculos e capelas históricos da Igreja continuam a ser usados para a adoração a Jesus Cristo. Assim, a preservação desses edifícios deve estar em equilíbrio com as preocupações de segurança e a utilização atual e futura. Os líderes da Igreja consultam especialistas em preservação, engenheiros estruturais e outros profissionais — além de buscar orientação divina — para equilibrar esses fatores, que às vezes são conflitantes.

Por que o Templo de Salt Lake está sendo reformado em vez de restaurado?

O templo é um edifício projetado para facilitar a adoração a Deus pelos santos dos últimos dias ao longo de gerações. Um dos principais motivos para a reforma do templo é a proteção sísmica. O plano inicial era fortalecer o edifício contra fenômenos da natureza, preservando ao mesmo tempo o máximo possível do interior histórico. À medida que o projeto sísmico avançava, juntamente com o pedido para melhorar a funcionalidade e a capacidade do templo, foi decidido reorganizar a planta baixa para acomodar melhorias sísmicas e funcionais. Nem todos os cômodos puderam ser preservados com essa planta, mas a nova planta permitirá acomodar melhor mais santos dos últimos dias que adoram no templo.

Alguns cômodos foram preservados?

As equipes estão preservando a maior parte da sala terrestrial, da sala celestial, das duas salas de selamento, o grande salão de assembleia no quinto andar e as quatro escadas em espiral de pedra em cada torre de esquina.

Alguns elementos originais foram restaurados?

Artesãos talentosos trabalharam para restaurar os bois da pia batismal original, algumas maçanetas originais e as janelas de vidro Tiffany. A mobília original, a iluminação, as obras de arte e as escadas em espiral de pedra em cada torre de canto também estão sendo restauradas para garantir que o rico legado do templo seja preservado para as gerações futuras.

Os murais pintados à mão foram preservados?

Ao fazermos essas mudanças significativas para o futuro, muitos elementos históricos estão sendo afetados. Por exemplo, a adição de novas salas de instrução, o novo método de apresentação, o reforço sísmico e as mudanças para atender aos requisitos de acessibilidade fizeram com que os murais do templo precisassem ser movidos e/ou repintados. Era impossível saber se os murais poderiam ser preservados durante essa movimentação. Eles foram originalmente pintados diretamente nas paredes de ripa de madeira e reboco, que haviam sido reparadas e repintadas várias vezes devido a danos causados pela água e outras deteriorações. Além disso, a mudança para uma apresentação em filme significou que as salas seriam reconfiguradas. Por todos esses motivos, os murais foram cuidadosamente fotografados e documentados antes de serem removidos, e algumas partes originais estão sendo preservadas nos arquivos da Igreja. Muitas outras características históricas do edifício também foram fotografadas, documentadas e, em alguns casos, preservadas arquitetonicamente.

Como a história será preservada?

O templo já passou por várias reformas desde sua conclusão em 1893. A reforma mais extensa ocorreu de 1962 a 1966. Naquela época, uma extensão às salas de selamento foi feita ao lado norte do templo, e o anexo original do templo foi demolido e substituído por um novo anexo maior. Carpetes modernos foram instalados, e muitos detalhes históricos foram removidos ou repintados. Esta última reforma será mais consistente e mais parecida com o templo original da era vitoriana. Padrões e designs históricos serão encontrados em todos os carpetes, cortinas, tecidos, tapetes e enfeites decorativos do templo.

Além da proteção contra abalos sísmicos, de que outra forma o templo está sendo reformado?

Um princípio orientador da reforma é que o templo agora pode atender a mais santos dos últimos dias de todo o mundo. A planta interna foi fortemente modificada e terá mais espaço para acomodar mais pessoas de maneira segura e confortável, com 9.290 metros quadrados de espaço adicional. Haverá dois batistérios em vez de um. Haverá 22 salas de selamento em vez de 13. Haverá cinco salas de instrução, além de uma sala de véu.

Mais sistemas eficientes, como novos sistemas de aquecimento, ar-condicionado, elétricos e hidráulicos, que também estão sendo adicionados.

As instruções ao vivo serão retomadas?

Em vez de progredir de sala em sala para receber instrução ao vivo, o templo reformado agora terá apresentações de filme em uma única sala, disponíveis em mais de 90 idiomas para acomodar santos dos últimos dias de todo o mundo que virão adorar neste templo icônico.

Esses ajustes permitirão que mais sessões ocorram a cada dia.

Onde posso aprender mais sobre a reforma do Templo de Salt Lake?

Para obter informações sobre como visitar a Praça do Templo e atualizações sobre a construção, visite TempleSquare.org.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.