“O presidente Jeffrey R. Holland deixou uma marca imensa, lembranças pessoais amorosas de sua influência e de seu testemunho inesquecível de Deus em todos que o conheceram”, disse o presidente Dallin H. Oaks durante o funeral do homem lembrado com carinho como professor, pai e apóstolo do amor, aprendizado e esperança.
O presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias presidiu o funeral na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, no Tabernáculo da Praça do Templo, em Salt Lake City, em memória do presidente Holland, que era o presidente do Quórum dos Doze Apóstolos quando faleceu no sábado, dia 27 de dezembro.
“Meu pai era uma força incontestável para a retidão. Seus dons únicos para amizade, intelecto, comunicação e alegria desarmavam e atraíam praticamente qualquer pessoa que entrasse em sua órbita.” — Élder Matthew S. Holland
O presidente Henry B. Eyring e o presidente D. Todd Christofferson, da Primeira Presidência, ofereceram as orações e o élder Quentin L. Cook, apóstolo e ex-companheiro de missão do presidente Holland, conduziu a reunião.
“Ele foi um defensor dedicado da fé e da educação”, disse o élder Cook. “Tinha a extraordinária capacidade de se conectar com as pessoas”, acrescentou. “Sempre que você estava com Jeff Holland, sentia-se especial, amado e valorizado. Sentiremos falta de sua terna bondade, seu sorriso contagiante e seu poderoso testemunho de Jesus Cristo.”
‘Um apóstolo do amor e aprendizado’
“Lamento o falecimento do presidente Jeffrey R. Holland. (…) [Ele] era meu querido amigo e um apóstolo do amor e aprendizado. (…) Tivemos uma longa e amorosa parceria na obra do Senhor”, disse o presidente Oaks.

funeral-20251231_115133_LNilsson_LES_18283.jpg
O presidente da Igreja Dallin H. Oaks fala no funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Durante os 50 anos de parceria profissional e religiosa, ele e o presidente Holland, que serviram como reitores da Universidade Brigham Young, muitas vezes alternaram os papéis e títulos de reitor e professor. “Em nossos chamados mais recentes, tornei-me seu presidente. Mas, durante todo o tempo, ele continuou sendo meu professor”, disse ele.
O presidente Oaks compartilhou vários comentários compartilhados nas redes sociais sobre a influência da vida e dos ensinamentos do presidente Holland. Ele citou um missionário que contou que uma mulher menos ativa que ele conheceu se lembrava de que seu professor do instituto há muitos anos “era um homem chamado Jeffrey Holland, e sempre que ele falava, ela se sentia amada, sentia o Espírito e sabia que tudo o que ele dizia era verdade. Ela disse: ‘Não sei o que aconteceu com ele, mas ele era o melhor’.”
“Sim, irmã, ele ainda é”, disse o presidente Oaks. “Esse fato se destaca entre os inúmeros comentários que li na internet em resposta à notícia de seu falecimento.”
Ele concluiu com seu testemunho de Jesus Cristo, “que é nosso Salvador e Redentor, o Filho Unigênito de Deus, nosso eterno Pai Celestial e o cabeça desta Igreja”.
Os três filhos do presidente Holland compartilharam exemplos de um pai amoroso e comprometido que mostrou por palavras e ações um testemunho inabalável de Jesus Cristo, de Seu evangelho e de Sua Igreja.
‘Uma força irresistível para a retidão’

funeral-20251231_124147_NilssonLES18204C1.jpg
O élder Matthew S. Holland, filho e setenta autoridade geral, fala no funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
“Meu pai era uma força incontestável para a retidão”, disse o élder Matthew S. Holland, setenta autoridade geral. “Seus dons únicos para amizade, intelecto, comunicação e alegria desarmavam e atraíam praticamente qualquer pessoa que entrasse em sua órbita.”
O presidente Holland canalizou com determinação todos os seus dons, seu tempo e sua ética de trabalho para trazer as pessoas a Jesus Cristo e à Sua Igreja, disse seu filho. Ele contou como seu pai, em um de seus momentos mais dolorosos e de maior fragilidade, aconselhou de forma espiritual uma de suas enfermeiras.
“Repetidas vezes, nos últimos dois anos e meio, vi o presidente Holland superar todos os seus intensos desafios pessoais e físicos para levar amor, risadas e a luz de Jesus Cristo as outras pessoas de modo a transformar vidas. Este capítulo final, e talvez o mais admirável, de sua vida foi uma verdadeira aula sobre como ser um discípulo de Jesus Cristo ‘em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares’” (Mosias 18:9).
Os problemas de saúde de seu pai também mostraram que “nem mesmo profetas e apóstolos são poupados de dificuldades e decepções nesta vida.
“Em 30 meses seguidos de insuficiência renal e diálise noturna, neuropatia incapacitante nas pernas, dores lancinantes no ombro causadas por artrite e dificuldade para respirar, nunca o ouvi exclamar que se sentia tratado injustamente por Deus”, disse o élder Holland. “Em vez disso, eu o ouvi agradecer a Deus e ser exortado a confiar em Deus com mais frequência e fervor do que nunca.”
O élder Holland disse que a maior fonte da influência justa de seu pai era sua fé em Jesus Cristo. “Essa fé é o que todos nós precisamos e o que ele queria compartilhar”, disse ele.

Pres-Holland-Funeral-25
Multidões se reúnem na North Temple Street para ver o carro funerário que transportava o caixão do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, partir do Tabernáculo na Praça do Templo na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Pres-Holland-Funeral-26
Multidões se reúnem na North Temple Street para ver o carro funerário que transportava o caixão do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, partir do Tabernáculo na Praça do Templo na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
‘Um pai ainda melhor’
As pessoas costumam contar a ele como os discursos de seu pai influenciaram a vida delas, disse o irmão David F. Holland, e ele disse que não se cansa de ouvi-las. “Assim como para tantas outras pessoas, suas mensagens públicas também resgataram poderosamente minha fé, curaram minhas feridas, renovaram minha esperança e me presentearam com uma visão redentora do amor de Cristo.”

funeral-20251231_111711_CBell_CMB_02674.jpg
David F. Holland, filho, fala no funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo, em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
O irmão Holland disse que muitos dos discursos de seu pai tinham como base a imagem de um pai correndo para abraçar seu filho, que simbolizava tanto a abordagem de seu pai à paternidade quanto seu testemunho do caráter de Deus.
“Muitos dos que estão ouvindo minha voz hoje o conhecem como um orador talentoso, um escritor elegante, um líder habilidoso e um ministro dedicado. E Ele era todas essas coisas, em um grau notável, até mesmo surpreendente. E ele era um pai ainda melhor, cuja imagem recorrente do pai que corre para seus filhos não era apenas uma bela ilustração para um sermão: era o próprio espírito e a essência do pai que eu conhecia.”
Ele disse que sempre que seus pais corriam incansavelmente para atender às necessidades de seus filhos, eles também os apontavam para uma fonte de força ainda maior, “um Pai Celestial cuja qualidade mais marcante é Seu amor por Seus filhos”.
“Meu pai queria desesperadamente que confiássemos no Deus que ele conhecia tão bem, servia tão fielmente e amava tanto. Ele nos ensinou a encontrar esse Deus que socorre na vida e no amor de Jesus Cristo”, disse ele.
‘Um apóstolo da esperança’
A irmã Mary Alice H. McCann, filha do presidente Holland, disse que seu pai deixou para ela algo ainda maior do que sua amorosa e consoladora presença física: um testemunho de Jesus Cristo e um relacionamento com Ele.
Pres-Holland-Funeral-2
Mary Alice H. McCann, filha, fala no funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.“Meu pai amava o evangelho de Jesus Cristo e a Igreja que administra esse evangelho nesta Terra com todo o fogo ardente de seu ser”, disse ela.
“Se minha mãe amava o testemunho do evangelho em nosso coração, ele o gravou em nossa alma. Sua paixão pela Igreja de Jesus Cristo estava profundamente enraizada em seus ossos.
Quando ele segurava meu rosto em suas mãos, fixava seu olhar azul irlandês no meu e testificava do amor do Salvador, eu simplesmente não tinha escolha a não ser acreditar. Sua convicção era contagiante.
Jeffrey R. Holland era um apóstolo da esperança”, disse a irmã McCann. “Ele acreditava na redenção de Jesus Cristo e que, por meio Dele e por causa Dele, todas as coisas seriam corrigidas — se não hoje, amanhã; se não amanhã, no próximo mês ou no próximo ano; e se não nesta vida, então na próxima”.
Ela acrescentou: “Meu pai foi capaz de ‘socorrer os fracos, erguer as mãos que pendem e [fortalecer] os joelhos enfraquecidos’, mas não porque ele mesmo pudesse erguer e fortalecer. Foi porque ele conhecia os poderes capacitadores do Redentor do Mundo, e sua paixão era transmitir esse conhecimento a todos os que são fracos de coração” (Doutrina e Convênios 81:5).
A congregação cantou “Assombro me causa”, e outras músicas foram apresentadas pelo Coro do Tabernáculo da Praça do Templo, que cantou “Consider the Lilies of the Field”, “Come Unto Him” e “More Holiness Give Me” [Mais vontade dá-me].

funeral-20251231_120834_CBell_CMB_04240.jpg
Élder Matthew S. Holland, Mary Alice H. McCann e David F. Holland no funeral de seu pai, o presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Um velório privado foi realizado na terça-feira, 30 de dezembro, na Sala da Sociedade de Socorro do Edifício Memorial Joseph Smith, na Praça do Templo.
O sepultamento será na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, no cemitério da cidade natal do presidente Holland, St. George, Utah. Ele será sepultado ao lado da esposa, Patricia, que faleceu em 2023.
A gravação do funeral está disponível sob demanda em 35 idiomas em ChurchofJesusChrist.org e no YouTube em 10 idiomas.
Aqueles que desejarem expressar suas condolências podem fazê-lo por e-mail, pelo endereçosendcondolences@churchofjesuschrist.org.
Pres-Holland-Funeral-23
O caixão do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é retirado do Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Pres-Holland-Funeral-22
Familiares carregam o caixão do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, após o funeral realizado no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025. 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Pres-Holland-Funeral-3
Milhares de pessoas comparecem ao funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025. 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Pres-Holland-Funeral-5
Élder Dieter F. Uchtdorf do Quórum dos Doze Apóstolos e outros membros da Guarda de Honra no funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Pres-Holland-Funeral-6
O Coro do Tabernáculo, na Praça do Templo, canta durante o funeral do presidente Jeffrey R. Holland, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Tabernáculo da Praça do Templo, em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 31 de dezembro de 2025. 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Conteúdo relacionado