Programa da TV Globo Paraná produz reportagem sobre a Igreja de Jesus Cristo

A produção do Programa Plug, da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, com sede em Curitiba, procurou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, para produzir uma reportagem relacionada a jovens e religiosidade. O apresentador e produtor Jairo Nascimento inicialmente fez um contato com o presidente Camargo, Presidente do Templo de Curitiba, que imediatamente encaminhou o contato para o Departamento de Assuntos Públicos da Igreja – que sob a liderança e aprovações da Presidência da Área - conduziu os preparativos para a produção.

Assim, no dia 21, as gravações foram realizadas em Curitiba. O Programa Plug na TV tem como público alvo a juventude. Vai ao ar aos sábados na TV Globo para todo o Estado do Paraná. A reportagem contou com a participação dos missionários e do presidente Leonel Fernandes, da Missão Curitiba Sul. Além destes, contou com o apoio do Presidente Marcelo de Lucca, e jovens da Estaca Curitiba Brasil.

A intenção da reportagem é ajudar o público jovem a entender melhor as religiões. Segundo Jairo Nascimento, o apresentador, cada programa deverá abordar a respeito de duas religiões: “A intenção é esclarecer ao público jovem sobre as religiões – por exemplo, no programa que falarmos sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – provavelmente abordaremos sobre os espíritas. Nossa intenção não é comparar religiões, mas sim, esclarecer sobre as crenças e modo de trabalhar com os jovens”.

Com os missionários, o repórter sentiu-se muito à vontade. “Sempre admirei o trabalho de vocês – os mórmons – E estar aqui hoje é muito legal”, comentou. Na produção da reportagem, Jairo acompanhou uma tarde de trabalho dos missionários, nas ruas do Bairro Água Verde. Os Élderes Alves e Ameigeiras – de São Paulo e do Uruguai, respectivamente – foram muito atenciosos e refletiram de forma precisa o dia a dia no campo. Em uma das casas, a equipe de TV entrou e conversou com a família, que está sendo visitada pela dupla. “Vocês gostam de receber os Élderes aqui? O que mudou na sua vida”, questionou Jairo à moradora Gisele e seu marido Wilson. Ela, com sorriso no rosto comentou. “Mudou muito. Nossa vida melhorou. O casamento esta melhor”. A mãe dela, em seguida, emendou: “Creio que se todo o jovem de 20 anos estivesse numa missão também, em pouco tempo, o mundo seria melhor”.

Um momento divertido foi quando Élder Alves falou sobre os sapatos dos missionários – que normalmente, pelo fato de andarem muito, gastam rapidamente. Em seguida comentou. “Tenho um sapato com furos na sola.” Jairo gostou e pediu para ver os sapatos, e, prontamente foi atendido.

Na entrevista com o presidente Leonel Fernandes, Presidente da Missão Curitiba Sul, o repórter quis saber sobre o funcionamento da Igreja, o papel dos líderes. Também perguntou sobre o uso da Bíblia e do Livro de Mórmon. Presidente Fernandes convidou todos a conheceram mais sobre a Igreja, por meios dos missionários: “São jovens de valor, prontos para compartilhar mensagem com vossas famílias”.

Na parte da noite, Jairo e a equipe participaram de uma simulação de aula dominical – com jovens da Organização dos Rapazes e Moças da estaca Curitiba Brasil. As moças, todas vestidas dentro dos padrões, enfatizaram sobre a importância do Programa Meu Progresso Pessoal. E os rapazes, comentaram sobre missão e o Programa Meu Dever para com Deus. No final, gravaram imagens de uma mutual dos jovens. Ainda na capela, entrevistaram o presidente Marcelo Villela de Lucca, num “ping-pong” de perguntas e respostas. No final presidente de Lucca comentou: “É um prazer recebê-los aqui. Bom saber que há programas de TV que querem mostrar coisas boas e produtivas”.

Assista ao programa nos links abaixo:

1ª Parte - http://redeglobo.globo.com/pr/rpctv/plug/videos/t/edicoes/v/espiritismo-e-mormonismo/3214840/

2ª Parte - http://redeglobo.globo.com/pr/rpctv/plug/videos/t/edicoes/v/mormons/3218019/

Texto e Fotos – Nei Garcia – Assuntos Públicos Brasil