Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.
Por Mary Richards, Church News
Recentes doações, treinamentos e outros esforços humanitários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão ajudando a aumentar a autossuficiência e a qualidade de vida de pessoas em todo o Brasil.
Isto inclui novos equipamentos médicos, playgrounds, cursos de idiomas e treinamento médico. Abaixo estão alguns dos esforços mais recentes.
Treinamento de reanimação neonatal
Este mês, a Igreja e a Sociedade Brasileira de Pediatria se uniram para promover a segurança e os cuidados neonatais. Os treinamentos foram realizados em Boa Vista, Roraima; Manaus, Amazonas; e Macapá, Amapá.
O primeiro dia de capacitação, 4 de abril, reuniu parteiras de diversas comunidades indígenas. As aulas proporcionam competências essenciais para lidarem com situações críticas de parto, desde desafios respiratórios a emergências neonatais, garantindo um início de vida seguro e saudável para os bebês.
A Igreja fornece recursos e financiamento para o treinamento, incluindo um kit completo para cada parteira, contendo todo o equipamento necessário para a RCP neonatal.
Um treinamento semelhante chamado “Helping Babies to Breathe” [Ajudando bebês a respirar], tem sido ministrado pela Igreja em vários outros países ao redor do mundo há muitos anos. As doações para o Hospital São Paulo, em março, incluíram os equipamentos necessários para poder cuidar dos recém-nascidos e das mães durante a gravidez e após o nascimento.
Atualização de playgrounds
O irmão Milton Camargo, primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical, representou a Igreja em um evento que marcou a inauguração de um novo pátio e playground para as crianças da Escola Tia Maria Lúcia, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul.
Em 27 de março. a página Autossuficiência Brasil da Igreja no Facebook, explicou que a Igreja apoiou um projeto da Secretaria de Educação e a Urban 95 para atualizar o espaço único: um pátio naturalizado, projetado para ajudar as crianças a interagirem com a natureza.
O irmão Camargo falou do compromisso da Igreja com a educação e da importância de se proporcionar às crianças, oportunidades que promovam o seu crescimento físico, mental e espiritual.
A Igreja também fez doações para a criação de espaços semelhantes em outras escolas de Canoas. Os playgrounds estão equipados com brinquedos confeccionados com materiais naturais como madeira, troncos de árvores e cordas, proporcionando às crianças a oportunidade de brincarem enquanto exploram e aprendem sobre o ambiente que as rodeia.
Doações para mulheres necessitadas
A Igreja doou itens e equipamentos para ajudar um centro de tratamento de mulheres na cidade de Patos de Minas, estado de Minas Gerais, em março.
A Comunidade Terapêutica Nosso Lar atende mulheres em recuperação de dependência química e idosas com necessidades especiais.
Colchões, uma geladeira, armários de cozinha, prateleiras de aço e outros móveis e equipamentos foram doados para melhorar as condições de vida e serviços do estabelecimento.
O presidente da Missão Brasil Goiânia, Brian D. Hancock, e sua esposa, síster Kimberly R. Hancock, bem como o presidente do Distrito Pato de Minas Brasil, André Lopes da Silva, estiveram presentes à cerimônia de doação.
A coordenadora do Nosso Lar, Marli Isabel, agradeceu o apoio. “A doação não apenas melhora as condições de vida dos internos, mas também fortalece a capacidade da instituição de alcançar e ajudar um número ainda maior de pessoas necessitadas na comunidade.”
Enquanto isso, em fevereiro, a Casa de Acolhida Luciety, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, realizou uma cerimônia para homenagear os itens doados pela Igreja à instituição.
Esses itens, incluindo camas, colchões, armários, fogão, máquina de lavar e um balanço, foram doados para atender mães e mulheres em situação de extremo risco de violência doméstica.
Membros da presidência da estaca e do sumo conselho da Estaca Pelotas Brasil Norte participaram da cerimônia.
Curso de idiomas
Um curso de Língua Portuguesa realizou a formatura de 163 alunos, no dia 31 de janeiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A classe na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ensinou Português a migrantes de 18 países que se mudaram para o Brasil.
O programa da UEMS tem parceria com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, a Igreja Metodista e diversas outras instituições.
Entre os formandos estava Sandra Mirabal, membro da Ala Coopharádio, Estaca Campo Grande Brasil Monte Líbano. Mirabal deixou a Venezuela e chegou ao Brasil no final de 2019 com a família, para começar uma nova vida. Mas ela enfrentou o desafio de falar português. Depois de ter feito o curso de idiomas, ela foi promovida em seu trabalho.
Equipamentos médicos e hospitalares
O Hospital Estadual Clementino Fraga, localizado em João Pessoa, Paraíba, enfrentava desafios devido a equipamentos desatualizados e capacidade limitada.
Para ajudar o hospital a melhorar e expandir seus serviços, a Igreja doou vários equipamentos de diagnóstico médico. Líderes de quatro estacas em João Pessoa participaram da cerimônia de doação em janeiro.
Uma postagem na página Autossuficiência Brasil, no Facebook, explica que os novos equipamentos não apenas substituirão aparelhos obsoletos, mas também ampliarão a capacidade do hospital de diagnosticar e tratar diversas doenças.
Em dezembro de 2023, a Igreja doou 200 cadeiras de banho ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE-RN), em Natal, Rio Grande do Norte.
Líderes de quatro estacas em Natal participaram da cerimônia de doação, além dos líderes da Missão Brasil Natal e do gerente regional de Bem-Estar e Autossuficiência da Igreja.
Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.