A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou um esforço global contínuo para lidar com a pandemia do COVID-19. Entre os muitos projetos em andamento, os recursos e voluntários da Igreja estão sendo usados para ajudar a fazer máscaras faciais e outros equipamentos de proteção necessários para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente.
“Sabemos que Deus ouvirá e responderá às nossas orações. Fomos ensinados a estar 'zelosamente empenhados' em aliviar o sofrimento e cuidar dos necessitados (ver Doutrina e Convênios 58:27) ”, disse a Primeira Presidência em uma carta divulgada nesta terça-feira, 14 de abril de 2020 .
“Até o momento, aprovamos mais de 110 projetos de assistência para mitigar os efeitos da pandemia do COVID-19 em 57 países. A maioria delas é feita com parceiros confiáveis de agências humanitárias, ministérios da saúde e hospitais, o que nos permite usar nossos recursos - incluindo alimentos, produtos de higiene, equipamentos de proteção individual, equipamentos médicos, dinheiro e outras mercadorias - em locais onde eles podem realizar as melhores ações ”, acrescentou.
Por exemplo, as Indústrias Beehive da Igreja no Brasil, México, Paraguai, Filipinas e Utah mudarão temporariamente suas operações de fabricação de roupas religiosas para confeccionar máscaras (em todos os locais) e aventais hospitalares (somente Utah) necessários para os profissionais da saúde.
“Procuramos trabalhar com governos [e] líderes comunitários para descobrir o que eles precisam e então atender”, disse a irmã Sharon Eubank, presidente da Latter-day Saint Charities (braço de ajuda humanitário da Igreja) e membro da presidência geral da Sociedade de Socorro. "Mobilizamos a Sociedade de Socorro e suas famílias para ajudar em alguns desses projetos."
“A Latter-day Saint Charities tem muita sorte porque temos parceiros, seja durante a pandemia ou não”, acrescentou a irmã Eubank. “Mantivemos relacionamentos confiáveis ao longo do tempo. Portanto, quando há uma pandemia, não precisamos começar do zero. Nós sabemos exatamente como ajudar um ao outro.”
Em Utah, as mulheres da Sociedade de Socorro estão organizando membros para participar de uma parceria entre a Latter-day Saint Charities, a Intermountain Healthcare e a Universidade de Saúde de Utah para ajudar a costurar 5 milhões de máscaras clínicas para serem doadas aos profissionais de saúde.
“Convidamos nossos membros a participar desses e de outros projetos de assistência em suas áreas e comunidades à medida que surgem oportunidades e conforme as diretrizes do governo local e as circunstâncias pessoais”, cita a carta da Primeira Presidência.