Notícia

Seminários serão alinhados com o currículo e a programação do Vem, e Segue-Me em 2020

Cursos de Religião da Igreja serão alinhados com o esboço de estudo do novo programa

Anunciando uma mudança significativa no currículo seguido pelos seminários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo, a Primeira Presidência liberou uma carta no dia 22 de março de 2019 com detalhes das mudanças que vão alinhar o estudo do seminário com o currículo e a programação do Vem, e Segue-Me.

A carta declara: “Essa mudança vai ajudar a melhorar a abordagem do estudo do evangelho centralizado no lar com apoio da Igreja por meio de um estudo unificado no lar, na Escola Dominical e no seminário. Incentivamos todos os jovens a participarem plenamente do seminário ao buscarem aumentar seu amor pelo Pai Celestial e Jesus Cristo e a aprofundarem sua conversão ao evangelho restaurado”.

Em um vídeo publicado no mesmo dia no site do seminário, o élder Jeffrey R. Holland, do Quórum do Doze Apóstolos, o élder Kim B. Clark, comissário do Sistema Educacional da Igreja, a irmã Bonnie H. Cordon, presidente geral das Moças e Chad H. Webb, administrador dos Seminário e Instituto de Religião, debateram as mudanças e o que elas representam para os alunos e professores do seminário.

“Em janeiro de 2020, vamos alterar o calendário escolar para um calendário anual, o que nos permitirá alinhar o currículo do seminário com o Vem, e Segue-Me”, disse o élder Holland no vídeo. “Vamos dar meio-passo em direção à mudança no segundo semestre de 2019. Em junho deste ano, vamos mudar e começar a estudar o Novo Testamento.”

Embora o estudo do seminário continue a ter como base as escrituras, os líderes da Igreja explicaram que o currículo será mais centrado na doutrina e vai ajudar a fortalecer, proteger e preparar os jovens para a missão, o casamento e o serviço na Igreja.

“Acreditamos que esse seja um desenvolvimento incrível nesta época em que nossos jovens precisam ser fortalecidos cada vez mais”, disse o élder Holland. “Acreditamos que esse seja um alinhamento maravilhoso (…) com o que o restante da Igreja está fazendo. E acreditamos que haverá uma relação maravilhosa com o (…) evangelho centralizado no lar e apoiado pela Igreja, e agora também apoiado pelo seminário.

 
        

A Restauração contínua

Explicando o motivo das mudanças implementadas a partir deste ano e que continuarão no ano seguinte, o élder Clark disse: “Acho que é porque o profeta do Senhor se levantou na conferência geral e disse: ‘Precisamos de um ensino centralizado no lar e apoiado pela Igreja. Na verdade, precisamos de uma igreja centralizada no lar’. E porque ele disse isso, tudo mudou”.

O élder Clark explicou que, em vez de se preocupar antecipadamente com a logística das mudanças inspiradas, a orientação do presidente Nelson permitiu que dissessem: “Vamos fazer e depois descobrir como fazer isso acontecer”.

Como o élder Holland explicou, este também é um exemplo de como a Restauração da Igreja é contínua.

“Para mim, o elemento mais animador é o pano de fundo para tudo isso”, disse o élder Holland. “E é o fato de que a Restauração é contínua. (…) A Restauração, a revelação e a liderança profética estão muito vivas e bem, e que elas se sobrepõem a qualquer número desses progressos que tivemos, até mesmo os dos últimos meses.”

Refletindo sobre suas próprias experiências, o élder Holland disse: “Eu amo o seminário, eu o amo em minha própria vida”.

O seminário é uma ferramenta valiosa para os jovens da Igreja, ele explicou, porque os ajuda a se envolverem com as obras-padrão e os ajuda a conhecerem o Salvador e a se concentrarem nos Seus ensinamentos.

“Sabemos que nossos jovens precisam ter uma conversão mais profunda ao Senhor Jesus Cristo”, disse o élder Clark. “Eles precisam ter experiências espirituais e pessoais com as escrituras, e sentimos que indo um pouco mais a fundo podemos ajudá-los a fazer isso. Então acho que esse é outro benefício dessa mudança.”

A irmã Cordon enfatizou que permitir que os jovens tenham mais oportunidades para usarem o que aprenderam no seminário no lar deles para ensinar e testificar aos seus familiares vai “dilatar-lhes a alma” e fortalecer o Testemunho deles. “Há algo diferente quando um jovem ouve o que ele mesmo fala de Cristo”, disse.

Uma abordagem simplificada

O novo alinhamento vai trazer muitas mudanças, explicaram os líderes da Igreja, mas eles perceberam que, ao serem mais abertos a mudanças e terem o desejo de aprender, o novo currículo e programação serão eficazes para os seminários em todo o mundo.

Em vez de estudar um livro de escritura diferente na Escola Dominical, no seminário e no estudo pessoal, as mudanças vão permitir que os jovens passem mais tempo entendendo e aplicando os ensinamentos de Cristo em um único livro de escritura, explicaram os líderes da Igreja.

“Uma das bênçãos que acho ser muito óbvia é a simplificação”, disse a irmã Cordon, observando que sempre ouvia jovens perguntando quais áreas de estudo deveriam priorizar. O estudo simplificado do evangelho pode levar a uma compreensão e conversão mais profundas ao Salvador, explicaram os líderes.

Além disso, embora o antigo currículo do seminário tenha sido abordado tanto por tópico quanto por estudo sequencial das escrituras, a nova abordagem vai criar um misto de ensino e estudo por tópico e sequencial, disse o irmão Webb, explicando que a nova abordagem vai aumentar o domínio doutrinário e permitir um aprendizado mais profundo na sala de aula e em casa.

O misto por tópico e sequencial vai ajudá-los “a continuarem amando as escrituras e a se apegarem ao que elas ensinam, mas de uma maneira que seja relevante para eles e que (…) os ensinem as coisas que mais valem a pena nessa época de sua vida”, disse o irmão Webb.

O élder Clark acrescentou: “Queremos (…) dar aos alunos a oportunidade de realmente estudar a fundo e entender as doutrinas do evangelho. (…) Mas também queremos que sejam capazes de ver o poder que surge ao relacionar diferentes escrituras. Assim, enquanto estamos estudando o Livro de Mórmon, podemos ser inspirados pelo Novo Testamento”.

Há poder em compreender como as escrituras se relacionam e apoiam uma à outra por meio da doutrina de Cristo e, quando os alunos entendem os princípios do evangelho, eles são capazes de vivê-los, explicou o élder Clark. E quando aprendem de fato a vivê-los, eles se tornam quem o Senhor deseja que sejam, disse.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.