Comunicado de Imprensa

Sociedade de Socorro aos 179 anos: mensagem da presidente Bingham às mulheres

Church MagazinesDownload Photo

Esta história aparece aqui como cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Por Sydney Walker, Church News

Os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão “profundamente cientes” dos desafios que as mulheres enfrentam no mundo, disse a presidente Geral da Sociedade de Socorro, Jean B. Bingham.

Relief-Society-General-PresidencyDownload Photo

“Tive a oportunidade de estar em muitas, muitas reuniões, e observar e aconselhar o Quórum dos Doze Apóstolos e a Primeira Presidência — e o Presidente [Russell M.] Nelson individualmente — e posso dizer a vocês, como pessoa, que eles estão empenhados em ajudar as mulheres a alcançarem seu potencial”, disse ela.

Presidente Nelson implorou às mulheres da Igreja que estudassem o poder do sacerdócio e aprendessem sobre os “tesouros espirituais” que possuem. “Os céus estão abertos tanto para as mulheres que são investidas com o poder de Deus que emana de seus convênios do sacerdócio quanto para os homens que portam o sacerdócio”, ele ensinou na Conferência Geral de outubro de 2019.

Dias antes do 179º aniversário da organização da Sociedade de Socorro, a presidente Bingham falou em um podcast do Church News sobre a influência das mulheres santos dos últimos dias e seu papel vital em levar outras pessoas ao Salvador. O episódio do podcast foi lançado em inglês no dia 16 de março.

“Sei que, se pudermos aproveitar o poder das mulheres da Sociedade de Socorro, nenhum poder na Terra poderá impedir esse bom trabalho”, declarou a presidente Bingham.

“Minha mensagem, a todas as minhas irmãs que podem estar se perguntando qual é seu lugar na Igreja, é para afirmar de forma absoluta que seu lugar é na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dando seus talentos, tempo e habilidades para elevar e abençoar aqueles ao seu redor.”

Alívio físico e espiritual

Na primeira reunião da Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo, em 17 de março de 1842, a presidente Emma Smith declarou: “Vamos fazer algo extraordinário”.

Hoje, a Sociedade de Socorro é uma das maiores, mais antigas e diversificadas organizações de mulheres do mundo. O que começou como uma pequena reunião na loja de tijolos vermelhos em Nauvoo, Illinois, agora inclui 7,5 milhões de mulheres em 220 países.

Emma Smith
Emma Smith
Emma Smith, esposa del profeta José Smith, se convirtió en la primera presidenta de la Sociedad de Socorro Femenina de Nauvoo, el 17 de marzo de 1842. © 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Refletindo sobre o nome da organização, “um dos principais objetivos é aliviar o sofrimento, seja físico ou espiritual”, disse a presidente Bingham. “E esse é um poder para o bem, pelo qual todas as irmãs da Sociedade de Socorro têm a responsabilidade”.

No início de sua história, a Sociedade de Socorro escreveu e publicou o Woman’s Exponent, um jornal feito por e para mulheres, que promoveu a unidade, expôs os princípios do evangelho e influenciou o movimento sufragista nos Estados Unidos.

Com muitas mães e bebês morrendo nos partos em suas comunidades, a Sociedade de Socorro enviou mulheres para escolas de Medicina no leste dos Estados Unidos, para se tornarem médicas, enfermeiras e parteiras. Mais tarde, elas começaram a primeira maternidade em Utah.

A presidente Bingham também descreveu os primeiros esforços da Sociedade de Socorro para cultivar, colher e armazenar trigo — que forneceu alimentos para os sobreviventes do terremoto de San Francisco de 1906 e foi vendido ao governo dos Estados Unidos para aliviar a escassez de alimentos após a Primeira Guerra Mundial

Mais recentemente, em maio e junho de 2020, mais de 57.500 voluntárias de todo o estado de Utah costuraram quase 6 milhões de máscaras para ajudar profissionais de saúde na linha de frente da COVID-19. Esforços semelhantes de costura de máscaras foram realizados em todo o mundo.

E atualmente, a Sociedade de Socorro está patrocinando programas para aliviar a desnutrição infantil em vários locais, e para aumentar a alfabetização das mulheres, sendo este último destacado durante um discurso no Dia Internacional da Mulher.

As irmãs da Sociedade de Socorro abençoam famílias e comunidades, bem como pessoas, disse a presidente Bingham. “Um dos pontos fortes da organização é cuidar uma da outra, garantindo que cada mulher tenha um lugar seguro para encontrar apoio e incentivo, à medida que aprende e progride.”

“As mulheres que pertencem à Sociedade de Socorro servem ao próximo de maneiras diversas e surpreendentes”, disse ela. “Por causa de sua fé em Jesus Cristo, elas seguem Seu exemplo em amar e elevar as pessoas ao seu redor. E por causa de sua compreensão do plano de salvação do Pai Celestial, elas estendem a mão para ajudar outras pessoas a compreenderem seu valor divino — que somos todos filhos de Deus.”

“Onde quer que eu vá ao redor do globo, da Escócia à África do Sul, ou do Chile à República Tcheca, ou nas Filipinas ou Farmington, Utah, sei que posso contar com as mulheres da Sociedade de Socorro para me dar as boas-vindas como irmã. Tenho sentido isso em todo o mundo.”

‘Você é necessária’

Reconhecendo que há muitas moças que se sentem apreensivas ou hesitantes em participar da Sociedade de Socorro, a presidente Bingham disse que tem uma mensagem com três palavras para elas: “Você é necessária”.

“Precisamos de sua energia e talentos, sua fé, sua criatividade, sua motivação, seu conhecimento”, disse ela.

Evite a distração de pensar que a Sociedade de Socorro é para “velhinhas”, aconselhou a presidente Bingham. “É realmente para todas as mulheres, de 18 a 108 anos e além. Pode ser tão relevante, divertida e revigorante, quanto animadora e reconfortante para o valor individual.”

“Acho que um dos maravilhosos benefícios de se participar da Sociedade de Socorro é a oportunidade de se ter amigas de todas as idades, de todas as classes sociais”, disse ela, acrescentando que, “aprendemos umas com as outras e fortalecemos umas às outras ao compartilharmos testemunhos e talentos.”

Sister-Bingham-PhilippinesDownload Photo

Para as que estão lutando para encontrar seu lugar na Sociedade de Socorro, a presidente Bingham disse: “Muitas vezes, sentimos que precisamos ter alguém para nos orientar. Mas não. Use sua própria iniciativa, sua própria inspiração, sua própria revelação pessoal para encontrar maneiras de abençoar.”

Receber revelação pessoal é “fundamental”, acrescentou ela. É essencial para se tomar decisões e saber seguir em frente — mesmo em circunstâncias difíceis.

“Há tantas coisas neste mundo que podem nos distrair, desviar e enganar se não formos à fonte da verdade perfeita. Somos nossos próprios agentes, então, quando os profetas nos orientam, podemos pedir a Deus e saber a verdade por nós mesmas.”


Vozes das mulheres

Enquanto a presidente Bingham e outras mulheres líderes participam de vários conselhos com a liderança sênior da Igreja, “infalivelmente eles solicitam e consideram seriamente nossa opinião”, disse ela.

“Tenho visto muitas coisas mudarem porque as mulheres compartilham uma perspectiva nesses conselhos. É maravilhoso ser aberta e sincera, e compartilhar e sentir que minha perspectiva é valorizada, compreendida e posta em prática. Isso é algo que espero que todas as mulheres possam experimentar em suas oportunidades de liderança na Igreja.”

Bingham-179thDownload Photo

As mulheres santos dos últimos dias têm um “potencial inexplorado” para liderar, elevar, amar e fortalecer os outros, disse a presidente Bingham. “E quando nos esquecermos de nós mesmas e formos trabalhar, seremos capazes de realizar mais do que jamais teríamos imaginado.”

“Tenho visto mulheres e homens trabalharem juntos para fazerem uma diferença, mudarem vidas e fortalecerem o que há de bom no mundo. E eu sei que esse é o nosso mandato e precisamos escolher fazer isso. Nós podemos fazer isso. Eu sei que esta é a obra do Senhor, sem dúvida. Não é obra do homem. O Pai Celestial permite que ajudemos uns aos outros para que cresçamos e nos tornemos mais semelhantes a Ele.”

Copyright 2021 Deseret News Publishing Company

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.